A cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, registrou na terça-feira (28) a primeira neve do ano de 2024 no Brasil. Os flocos caíram de forma rápida e com intensidade fraca, como se fosse um “algodão voando”;, conforme descrito no vídeo.
O município de São Joaquim registrou a primeira neve de 2024 em Santa Catarina. O fenômeno mais aguardado pelos turistas e moradores da Serra ocorreu na noite dessa sexta-feira (9/8).
Considerada uma das cidades mais frias do país, a chance de ver neve no inverno em São Joaquim é alta. De junho a agosto é possível que as temperaturas fiquem abaixo de 0°C nos dias de frio mais intenso.
Diversas. A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
Santa Catarina registra primeira neve de 2024 no Brasil | LIVE CNN
É verdade que vai ter neve no Brasil?
A neve foi registrada pela primeira vez em 2024 em Santa Catarina nesta terça-feira (28), segundo a prefeitura de São Joaquim, na Serra, onde o fenômeno foi registrado por um morador. ❄️ A Defesa Civil confirmou neve em flocos de forma localizada, de fraca intensidade e de curta duração por volta das 12h45.
Conhecida como a cidade mais fria do Brasil, São José dos Ausentes oferece a possibilidade de neve durante o inverno. Além de contemplar a neve, os turistas podem visitar o Canyon Monte Negro, fazer passeios a cavalo e degustar a gastronomia típica da região.
Cidade de São Joaquim (SC) tem neve e temperatura de 0,3°C; veja imagens. A cidade de São Joaquim, no sudeste de Santa Catarina, teve neve e temperatura de 0,3°C na noite de sexta-feira (9), às 23h, de acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
O Município se acha situado na parte sul do estado de Santa Catarina, em uma região bem montanhosa e campestre coma abundancia em pedras basálticas. O clima predominante é frio e muito variável, sujeito a bruscas mudanças de temperatura. É todavia um clima seco e bastante saudável.
A chegada de uma massa de ar polar é responsável pela onda de frio que baixou as temperaturas na Região Sul. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há "risco à saúde" e as temperaturas podem ficar até 5ºC abaixo da média.
Em meio à Serra Catarinense, São Joaquim destaca-se por ser o ponto mais frio do Brasil. Com uma média anual de temperatura em torno de 14,8°C e chegando a -10°C ou menos nos meses de inverno, São Joaquim é o refúgio perfeito para quem busca a magia do frio.
Conheça Urupema, a cidade mais fria do Brasil, localizada na Serra Catarinense. Com temperaturas abaixo de zero e fenômenos climáticos únicos, é o destino perfeito para vivenciar o inverno brasileiro.
A neve foi registrada na tarde de sábado (24/08) em Bom Jardim da Serra e também ocorreu em Urubici e São Joaquim entre a tarde e noite. Na madrugada deste domingo (25/08) houve precipitação fraca e passageira em São Joaquim. O último registro ocorreu entre os dias 09 e 10/08/2024.
Publicado em 18/06/2024 15h09 . Última modificação 19/06/2024 14h46 . No Hemisfério Sul, o inverno começa no dia 20 de junho de 2024, às 17h51, e termina no dia 22 de setembro, às 9h44 (horário de Brasília).
NOTA METEOROLÓGICA N° 072/2024 – Registro de neve em São Joaquim. Entre a noite de sexta-feira (09) e o início da madrugada de sábado (10), o município de São Joaquim, na serra catarinense, contou com a presença de neve. Diversos relatos e vídeos nas redes sociais confirmaram a precipitação em flocos de neve na região.
O fenômeno aconteceu em Bom Jardim da Serra, na Serra, onde as temperaturas chegaram a 3,93ºC, por volta das 16h. A informação foi confirmada pela Defesa Civil. Conhecida internacionalmente pelo frio, a região serrana já registrou o fenômeno neste mês.
Urupema, na Serra de Santa Catarina, considerada a cidade mais fria do Brasil, registrou a sensação térmica de -22°C na manhã desta segunda-feira (26), segundo a Epagri/Ciram.
Qual a menor temperatura registrada em São Joaquim?
Segundo a análise feita pelo Inmet, entre 1° de janeiro de 1961 e 25 de junho de 2024, as temperaturas mais baixas registradas no país foram em Guarapuava, no Paraná, em 1975, e em São Joaquim, no dia 2 de agosto de 1991. Ambos os lugares marcaram nos termômetros -10°C.
Entre os dias 24 e 28 de julho de 1925, o meteorologista Belfort de Mattos, responsável pelo antigo observatório da avenida Paulista, registrou uma novidade nos seus livros: neve. Segundo o que foi escrito, havia, sim, nevado em pleno centro de São Paulo.