A produção de maçã no Estado de São Paulo, apesar do esforço tanto da pesquisa quanto da extensão e de produtores, ainda é incipiente. te para produzir frutas de qualidade e em volume suficiente para suprir o mercado.
Um mapeamento por satélite feito pela Epagri confirma Santa Catarina como o maior produtor de maçãs do Brasil. São mais de 15.600 hectares de pomares, o que reforça o levantamento do IBGE que aponta o estado com 48% da área plantada no país.
Os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul são os principais produtores do país, são mais de 16.300 mil hectares de área plantada com pomares de macieira.
A cidade de São Joaquim é conhecida como a capital nacional da maçã, cultura que movimenta mais de 50% da economia local. De acordo com a Cooperativa, o Brasil tornou-se um grande produtor de maçãs desde a metade dos anos 70. Os principais estados produtores são Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.
A China (responsável por cerca de 50% da produção mundial de maçãs) deve produzir em torno de 28,5 milhões de toneladas da fruta neste ano, aumento de 25% sobre a safra pas- sada. Nos Estados Unidos, em contrapartida, a produção será ligeiramente inferior, totalizando 4,102 milhões de toneladas nesta safra.
Na Região Nordeste o cultivo da macieira vem sendo praticado na Chapada Diamantina, no Estado da Bahia e recentemente em áreas experimentais no Submédio do São Francisco, onde se pretende desenvolver um sistema de manejo para viabilizar a produção de maçãs nos meses de outubro a janeiro, período de baixa oferta de ...
Desde 1887, São Joaquim floresce sob o signo da maçã, conquistando corações e mercados. Em 5 de janeiro de 2019, seu destino brilhou ainda mais com a Lei Federal nº 13.790, elevando-a a Capital Nacional da Maçã. ? Nessa jornada de 137 anos, a maçã não é apenas uma fruta; é o pulso econômico do município.
Os principais Estados produtores são todos do Sul do Brasil. Santa Catarina lidera com 52,6%, seguida de perto pelo Rio Grande do Sul com 44,8% e em terceiro o Paraná com 2,6%. Este quadro foi alterado na safra 2019, sendo que o Rio Grande do Sul passou a ser o primeiro produtor nacional da fruta.
O município de Paranapanema (EDR de Avaré) é o maior produtor paulista de maçã, nele está a Cooperativa Agrícola Holambra II, produtora de frutas de clima temperado (Tabelas 1 e 2).
Feita por enxerto, produz em aproximadamente 01 ano.
Nomes populares: Maçã, Maçã Eva. Nome científico: Malus domestica. Curiosidades: Criada para cultivo em climas quentes, mas também produz em regiões frias. Pode ser cultivada no solo ou em vasos.
No Brasil, as regiões mais adequadas para o cultivo da macieira estão localizadas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, que apresentam somatórios de horas de frio compativeis com as exigências da cultura (Figura 3).
Os três estados do Sul produzem maçã, sendo o destaque para Santa Catarina, responsável por cerca de 52% da produção nacional. O estado do Rio Grande do Sul é o segundo maior pólo de maçãs, com cerca de 45%. Já o Paraná concentra em torno de 3% do cultivo de maçãs no Brasil.
Os pomares brasileiros produzem a cada safra, em média, pouco mais de 1,1 milhão de toneladas. Este ano deverá fechar em 670 mil toneladas. Esse é um dos motivos que fizeram os preços baterem recordes nos supermercados, com produto chegando até a R$ 12 reais, o quilo mesmo em Palmas, maior produtor estadual.
A Fishcer, fundada em 1985 e localizada na cidade de Fraiburgo, no estado de Santa Catarina, no sul do Brasil, é um dos maiores produtores de maçã do Brasil.
Segundo o IBGE, Santa Catarina lidera este ranking com uma produção anual de 635 mil toneladas, seguido por Rio Grande do Sul com 628 mil toneladas, Paraná com 30 toneladas, São Paulo com quatro toneladas e Minas Gerais com três toneladas. Desta forma, Santa Catarina representa 49% de toda produção nacional de maçã.
Fraiburgo, também conhecida como “Terra da Maçã”, é uma cidade que foi fortemente influenciada pelos imigrantes europeus, especialmente alemães, italianos e austríacos, embora outras nacionalidades também tenham contribuído em outros aspectos como arquitetura, gastronomia, religião e economia.
Os frutos da maçã gala são colhidos nos meses de janeiro e fevereiro; e da fuji, nos meses de abril e maio, sendo uma fruta de sabor doce e muito suculenta.
A cidade de São Joaquim é conhecida como a capital nacional da maçã, cultura que movimenta mais de 50% da economia local. De acordo com a Cooperativa, o Brasil tornou-se um grande produtor de maçãs desde a metade dos anos 70. Os principais estados produtores são Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo e Paraná.
A Maçã Nacional Vermelha é uma fruta deliciosa e nutritiva, que traz inúmeros benefícios para a saúde. Com sua cor vibrante e sabor adocicado, essa maçã é uma excelente opção para incluir na sua alimentação diária.
Sua origem ainda é motivo de muita controvérsia e discussão, mas acredita-se que sua forma silvestre seja originária do sul da Ásia e do Cáucaso. Estima-se que seu cultivo tenha começado há mais de 2000 anos.
O arboricultor planta as suas macieiras durante o período de paragem da vegetação, no inverno. Depois deve esperar entre 3 a 4 anos para que os pomares comecem a produzir.
Maçã Eva é uma variedade de frutos médios muito produtiva e com baixa exigência de frio, vai produzir frutas desde o sul do Brasil até algumas regiões do Nordeste brasileiro. Vem tomando espaço no mercado das maçãs Gala e Fuji devido ao sabor e alta produtividade. Tamanho da muda com aproximadamente 30cm.