Em 21 edições, apenas em sete os clubes que venceram a principal competição do continente ficaram sem o título da Recopa: Boca Juniors, em 2004; Once Caldas, em 2005; São Paulo, em 2006; Estudiantes de La Plata, em 2010; San Lorenzo, em 2015; Palmeiras, em 2021; e Flamengo, em 2023, amargaram o vice-campeonato.
A Recopa Sul-Americana é disputada desde 1989. Na última edição, o Fluminense bateu a LDU dentro do Maracanã. Os brasileiros que mais vezes conquistaram o torneio são: Grêmio, São Paulo e Internacional, todos bicampeões.
Com a conquista, o Tricolor das Laranjeiras se junta a Atlético-MG, Corinthians, Santos, Flamengo, Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, Internacional e São Paulo, os brasileiros que ganharam o troféu antes.
Supercopa do Brasil: Agora com São Paulo, como ficou lista atualizada de campeões. O São Paulo faturou neste domingo (4) seu primeiro título da Supercopa do Brasil ao vencer o rival Palmeiras por 4 a 2 nos pênaltis, no Mineirão, em Belo Horizonte (MG).
Dentre os argentinos, o Boca Juniors é o maior vencedor da competição. Os xeneizes levantaram o troféu da CONMEBOL Recopa quatro vezes (1990, 2005, 2006 e 2008). Já no Brasil, o São Paulo é o soberano, com dois troféus (1993 e 1994).
A discussão de "campeão de tudo" voltou com a Supercopa do Brasil, em 2020, sendo disputada novamente depois de ficar ausente entre 1992 a 2019. Até então, o São Paulo não havia disputado o torneio e teve, desde setembro, alguns meses para se vangloriar do feito.
O troféu da copa nacional era o único que faltava ao Tricolor para ser considerado "campeão de tudo". Ao longo de sua história, o Tricolor venceu seis Brasileiros, três Libertadores, uma Copa Sul-Americana, Recopa, três mundiais, além de 23 títulos do Paulista.
Importante ressaltar que o São Paulo agora tem 44 títulos oficiais no futebol masculino em sua história. Por título oficial entende-se uma conquista de uma competição organizada por uma das federações às quais o Tricolor é submetido (FPF, CBF, Conmebol e Fifa).
Ela não aconteceu entre 1999 e 2002, principalmente pelo acúmulo de jogos em todos os países sul-americanos — que gerou a falta de datas para a disputa. O Vasco e Palmeiras foram os clubes brasileiros que perderam a oportunidade de disputar o torneio durante o período.
Com o título, ganho graças a dois gols de Jhon Arias, o Tricolor das Laranjeiras subiu um degrau rumo ao posto de "campeão de tudo" no Brasil. Agora, faltam três troféus para a galeria ficar completa: CONMEBOL Sul-Americana, Supercopa Rei e Mundial de Clubes.
Cruzeiro - não tem Mundial, Sul-Americana e Supercopa do Brasil. Flamengo - não tem Sul-Americana. Fluminense - não tem Mundial, Sul-Americana, Recopa e Supercopa do Brasil. Grêmio - não tem Sul-Americana.
Internacional: Supercopa do Brasil. Palmeiras: Mundial de Clubes e Copa Sul-Americana. Santos: Copa Sul-Americana e Supercopa do Brasil. Sport: Mundial de Clubes, Libertadores, Copa Sul-Americana, Recopa Sul-Americana e Supercopa do Brasil.
Desde 2022, a principal entidade do futebol sul-americano distribui prêmios em dinheiro para campeões de torneios locais. Ou seja, além dos R$5,5 milhões pagos pela CBF, o São Paulo também embolsou 1 milhão de dólares, R$4,9 milhões pela cotação atual, pagos pela Conmebol.
Tricolor paulista leva vantagem em relação aos títulos internacionais, mas o alvinegro tem mais títulos nacionais e regionais. Corinthians e São Paulo se enfrentam pelas semifinais da Copa do Brasil 2023 nos dias 25 de julho e 16 de agosto.
O São Paulo conquistou, neste domingo (4), o título que faltava em 94 anos de história. O Tricolor, campeão da Copa do Brasil de 2023, levantou a taça da Supercopa do Brasil ao derrotar o rival Palmeiras, vencedor do último Campeonato Brasileiro, por 4 a 2, nos pênaltis, após empate sem gols no tempo normal.
Em 21 edições, apenas em sete os clubes que venceram a principal competição do continente ficaram sem o título da Recopa: Boca Juniors, em 2004; Once Caldas, em 2005; São Paulo, em 2006; Estudiantes de La Plata, em 2010; San Lorenzo, em 2015; Palmeiras, em 2021; e Flamengo, em 2023, amargaram o vice-campeonato.
Os paulistas somam três taças, enquanto os clubes do Rio têm duas, ambas do Flamengo. Grêmio, em 1990, e Atlético Mineiro, em 2022, também estão na galeria dos campeões.
Flamengo e São Paulo são os únicos dois remanescentes entre os 12 grandes times do Brasil que nunca jogaram a Série B. Antes do Santos, o Cruzeiro tinha sido o último clube deste seleto grupo a ter o rebaixamento inédito. Foi em 2019. E demorou para subir, apenas em 2022.
O São Paulo abriu mão de disputar a edição de 1979, por questões de calendário e datas. Mesmo assim, não foi rebaixado para a segunda divisão. Na época, o Santos fez o mesmo, mas, em 2024, estará ausente da Série A.
No que diz respeito ao somatório de títulos oficiais de abrangência nacional e internacional de clubes brasileiros, em fevereiro de 2024, o São Paulo figurava como o terceiro maior campeão do Brasil, com 20 conquistas, atrás apenas do Palmeiras (com 24 conquistas) e do Flamengo (com 21); o São Paulo se tornou em 2024 o ...