Porque São Pedro tem a fama de “porteiro” do reino dos céus. Ele ganhou esse título graças a uma passagem do Evangelho de Mateus, na qual Jesus se volta para Pedro, o seu seguidor mais próximo, e diz: “Eu te darei as chaves do reino dos céus e o que ligares na Terra será ligado nos céus”.
Segundo a Arquidiocese da Paraíba, São Pedro, padroeiro dos pescadores, é um dos santos mais venerados do Nordeste e por isso, os eventos são voltados para honrar o santo e fortalecer a fé dos fiéis.
Comemorado neste sábado, 29, o dia de São Pedro marca o encerramento das comemorações juninas. O guardião das portas do céu é também considerado o protetor das viúvas e dos agricultores.
“A missão de São Pedro é o primeiro entre os iguais, aquele que vai, em primeiro lugar, ser o fiel depositário da fé. Aquele que vai ajudar a igreja para que ela seja fiel a nosso Senhor Jesus Cristo. Aquele que vai ajudar a igreja, na unidade, a manifestar Cristo ao mundo.
Pedimos que inspires nossas importantes decisões que precisamos tomar ao longo do caminho. Que tenhamos equilíbrio emocional e discernimento espiritual.
"Em dado momento do evangelho de Mateus, Pedro pergunta a Jesus se é lícito pagar impostos, e o mestre afirma que sim. E pede para que Pedro pagasse seu imposto e o de Jesus também, com uma moeda que encontraria na boca de um peixe que pescaria. É um milagre, mas, se observa a importância do apóstolo.
Para que serve a oração das 3 chaves de São Pedro?
Para abrir os caminhos
Ao acordar às segundas-feiras, faça três vezes a oração de São Pedro abaixo em voz alta: "Glorioso apóstolo São Pedro, com suas sete chaves de ferro, abra as portas dos meus caminhos, que se fecharam diante de mim, atrás de mim, a minha direita e a minha esquerda.
Venerado como o porteiro do céu, ele é invocado como padroeiro da longevidade, além do santo responsável pelas trovoadas com raios e trovões. Em relação ao sincretismo religioso, São Pedro corresponde, ao orixá Xangô 🔥🔑
Pedro se manteve sempre perto de Jesus. Dono de uma personalidade forte, ele mostra uma grande fidelidade, firmeza na fé e amor para com o Mestre, cheio de zelo e entusiasmo, embora muitas vezes se deixe influenciar por fatores externos e se mostre fraco diante das dificuldades.
O que podemos aprender com São Pedro e São Paulo, portanto, é a redenção e o quanto Deus é misericordioso, dois pontos centrais dos ensinamentos do próprio Senhor Jesus. Como nesta solenidade também se comemora o Dia do Papa iremos falar sobre São Pedro mais especialmente.
Obtenha para nós a graça de viver na fé, um sincero amor e lealdade à Igreja, aceitando a todos os seus ensinamentos e obedecendo a todos os seus preceitos. Deixe-nos alegrar e conseguir uma paz na terra e uma eterna felicidade no Paraíso.
As chaves na mão de São Pedro simbolizam a autoridade que ele recebeu do próprio Jesus Cristo, que lhe disse: 'Eu te darei as chaves do Reino dos Céus. Tudo o que ligares na terra será ligado no Céu; e tudo o que desligares na terra, será desligado no céu'.
Uma das representações mais conhecidas de São Pedro é vê-lo segurando uma chave nas mãos. Essa imagem simboliza o poder e a autoridade que foram concedidos a ele por Jesus Cristo.
São Pedro é, ao lado de Santo Antônio e São João, um dos três santos cultuados durantes as festas juninas do Brasil. Sobretudo no Nordeste, o santo é venerado pela crença de que cabe a ele o controle das chuvas, já que foram confiadas a Pedro “as chaves dos céus”.
São Pedro é o apóstolo que Jesus Cristo escolheu e investiu da dignidade de ser o primeiro Papa da Igreja. “E eu te digo: Tu és pedra e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Ele abençoou o homem em nome de Jesus Cristo e o homem ficou curado. Depois, ajudou-o a levantar-se. O homem andou pela primeira vez na vida. Muitas pessoas viram o homem andar e saltar.
São Pedro é considerado o primeiro papa da Igreja Católica e São Paulo é considerado um dos líderes espirituais da Igreja Católica. A celebração a eles se junta às celebrações juninas que acontecem ao longo de todo o mês de junho na tradição católica.
É sincretizado nas religiões afro-brasileiras com o orixá Xangô, sendo que na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, o sincretismo se dá com o orixá Exu.
Para os que praticam o sincretismo, na Bahia, Ogum é Santo Antô- nio. Na maioria dos Estados do Sul do Bra- sil, ele é São Jorge. Em Cuba, ele é São João ou São Pedro.
Pedro, O Apóstolo dedicado do Cristo, continua sua missão de divulgador do Evangelho de Jesus, através da cura em seu nome, do exercício da fraternidade em seu nome, por intermédio da nova “A Casa do Caminho”, como timoneiro desta embarcação segura e forte.
Assim que ele realizar seu desejo, queime a folha e, em agradecimento a São Pedro, acenda uma vela branca na casa nova ou na casa que acabou de vender.
São Jorge, cavaleiro corajoso, intrépido e vencedor; abre os meus caminhos, ajuda-me a conseguir um bom emprego; faz com que eu seja benquisto por todos; superiores, colegas e subordinados; que a paz, o amor e a harmonia estejam sempre presentes no meu coração, no meu lar e no meu serviço; vela por mim e pelos meus, ...
No dia de São Pedro, coloque uma chave nova debaixo do seu travesseiro. Mas, antes, embrulhe-a em um papel branco com três pedidos e descreva como você deseja que seja sua nova casa. Deite-se e mentalize que São Pedro e seus anjos estarão durante a noite procurando a casa dos seus sonhos.