O corpo de São Vicente de Paulo, reconstituído em cera, está atualmente exposto à visitação pública na Capela de São Vicente de Paulo, na Rua de Sèvres, Métro Vaneau, em Paris. Seu coração encontra-se em um relicário na Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.
Esmoler da rainha Margarida e protegido da senhora De Gondi, até o dia em que opta por se dedicar à instrução e ao serviço dos camponeses, sendo-lhe designada a paróquia de Châtillon, uma das mais problemáticas e desleixadas da região. Num domingo, ele recebe as notícias de uma família miserável que está a morrer.
As três relíquias de São Vicente poderão ser veneradas no Santuário até as 17h. São elas: uma de primeiro grau (osso de sua costela) e outras duas consideradas de segundo grau (uma carta por São Vicente para Santa Luísa de Marillac e um pedaço de sua túnica).
Alguns exemplos de figuras religiosas com corpos incorruptos, além de Santa Rita de Cássia, incluem: São Francisco Xavier. São Vicente de Paulo. Santa Cecília.
CORPO INCORRUPTO DE SÃO VICENTE DE PAULO EM PARIS / TURISMO RELIGIOSO NA CAPITAL FRANCESA
Qual é a única parte do corpo que não se decompõe?
As bactérias não conseguem digerir essas partes do corpo
Já os ossos e os dentes são formados por compostos inorgânicos, em que predomina o fosfato de cálcio, substâncias que não apodrecem. Isso, porém, não significa que elas não sejam alteradas com o passar dos anos.
O corpo de São João XXIII (1881–1963). O corpo do Padre Pio de Pietrelcina (1887–1968). O corpo de Santa Joaquina de Vedruna (1783–1854). O corpo de Santa Virgínia Centurione (1587–1651).
O corpo de São Vicente de Paulo, reconstituído em cera, está atualmente exposto à visitação pública na Capela de São Vicente de Paulo, na Rua de Sèvres, Métro Vaneau, em Paris. Seu coração encontra-se em um relicário na Capela Nossa Senhora da Medalha Milagrosa.
Com o auxílio da senhora de Gondi, fundou a Congregação da Missão em 1625 e a Confraria da Caridade em 1617. A primeira cuida da evangelização dos camponeses e a segunda dá assistência espiritual e corporal aos pobres. Em Follevile, fundou uma Confraria de Caridade para homens, em 1620.
São Vicente dedicou extrema caridade para com os incapacitados de seu tempo, atendendo-os em todas as necessidades e dando-lhes todo amor de que precisavam. O manto sacerdotal sobre o bebê significa que o sacerdócio de São Vicente de Paulo foi todo dedicado aos pequenos e aos incapacitados.
“São Vicente foi um homem de muita oração, mas também de muita ação”, afirma a Irmã Terezinha Madureira Gonçalves, da Companhia das Filhas da Caridade. Nascido no ano de 1581 na França, Vicente de Paulo era de uma família humilde de camponeses católicos.
Vicente de Paulo defendia, como Francisco de Assis, uma igreja para os pobres. — Ele (Vicente de Paulo) funda a Congregação da Missão com sacerdotes voltados para a evangelização e acolhida aos pobres e necessitados.
A missão da Sociedade de São Vicente de Paulo é aliviar a miséria espiritual e material de crianças, idosos, moradores de rua e pessoas que estejam vivendo situações de risco social, colocando em prática os ensinamentos de Cristo e da Igreja Católica.
São Vicente de Paulo nasceu em 1581, em cidade da Gasconha, região da França, no seio de uma família de camponeses. Embora tenha passado a sua adolescência no campo, a sua perspicácia foi percebida por um benfeitor, que lhe ofereceu a oportunidade de estudar.
No dia 27 de setembro, toda a Família Vicentina celebra o Dia de São Vicente. Uma data para recordar sua vida, sua obra e o carisma que continua sendo relevante para os dias atuais.
A partir da leitura e vivência das máximas do Evangelho, São Vicente selecionou cinco virtudes que devem emoldurar o caráter daqueles que desejam trabalhar na evangelização dos pobres, através do Carisma Vicentino: Simplicidade, Humildade, Mortificação, Mansidão e Zelo Apostólico.
Vicente de Paulo faleceu em Paris, em 27 de setembro de 1660, com a idade de 79 anos, sem deixar nenhuma obra escrita. A sua única obra ou a sua obra-prima foi a Caridade: uma caridade, o verdadeiro amor, que não fazia distinção entre o de Deus e o ao próximo.
São Vicente de Paulo foi um padre muito amado e respeitado por todos; fracos e fortes; nobreza e pobreza. É o maior exemplo da caridade em sua época. Segundo São Francisco de Sales, Vicente de Paulo era o “padre mais santo do século”. Nascido em 24 de abril de 1.581 em Pouy, no sul da França.
Corpo incorrupto é o corpo humano que apresenta a propriedade, sem que tenham sido utilizados métodos de embalsamamento, de não se decompor após a morte. O fato é considerado por vários religiosos como miraculoso, e o termo figura em senso comum com tal acepção.
Nos documentos, constituições e livros, seu nome é grafado corretamente, ou seja, São Vicente de Paulo. A exceção fica por conta de algumas publicações religiosas que, por descuido, displicência ou desconhecimento insistem em mencionar Paula, confundindo São Francisco de Paula com nosso patrono.
São Vicente de Paulo foi declarado Patrono de todas as obras de caridade em 1855. Desde a nossa fundação, mantemos o Carisma Vicentino, dando continuidade à grande obra que esse santo começou.
Quando o coração deixa de bater, o organismo começa a decomposição até virar uma pilha de ossos; mas, em alguns casos, dependendo de certas condições, o corpo pode ficar dessecado em processo natural. A mumificação era comum entre os egípcios, persas, algumas culturas andinas e em outras sociedades ao redor do mundo.
O corpo de Santa Cecília foi o primeiro a ser encontrado incorrupto em toda a história da Igreja. Foi localizado preservado e estava coberto por uma túnica de ouro. Hoje, existe uma representação fiel da forma como ela foi encontrada, esculpida por Stefano Maderno.