Albergados sob a proteção do inciso VIII do artigo 5º da Constituição Federal , os seguidores da Igreja Adventista do Sétimo Dia, não trabalham aos sábados.
A CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) considera a jornada de trabalho como de seis dias na semana com 44 horas no total. Isso dá oito horas de trabalho de segunda a sexta-feira e quatro horas aos sábados.
Fala sério, pastor: Como os adventistas guardam o sábado mas trabalham em serviços essenciais?
O que a Bíblia fala sobre trabalhar aos sábados?
Seis dias você trabalhará e fará toda a sua obra, mas o sétimo dia é o sábado dedicado ao SENHOR, seu Deus. Não faça nenhum trabalho nesse dia, nem você, nem o seu filho, nem a sua filha, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu animal, nem o estrangeiro das suas portas para dentro.
De acordo com a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), a jornada semanal é de seis dias, totalizando 44 horas de trabalho. Isso significa que são oito horas de trabalho de segunda a sexta-feira e quatro horas dedicadas ao sábado.
É uma norma da Igreja Adventista tradicional a proibição a carne de porco, por este animal ser considerado impuro. Também é proibido comer carne de animais sufocados, bem como seu sangue, norma baseada na tradição judaica e na Lei de Moisés do Antigo Testamento.
Algumas religiões, como a Igreja Adventista do Sétimo Dia e correntes do judaísmo ortodoxo, não permitem que seus fiéis trabalhem do pôr do sol da sexta-feira ao pôr do sol do sábado.
Qual a lei que ampara os adventistas do sétimo dia?
LEI Nº 13.796, DE 3 DE JANEIRO DE 2019
Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para fixar, em virtude de escusa de consciência, prestações alternativas à aplicação de provas e à frequência a aulas realizadas em dia de guarda religiosa.
Doutrinas. Algumas doutrinas adventistas são distintas e exclusivas da denominação, quando comparadas com outras igrejas cristãs. Elas são consideradas heterodoxas pelos críticos, o que faz com que segmentos pentecostais e alguns protestantes fundamentalistas rotulem os adventistas como uma seita.
O que a Bíblia aponta como impróprio para o dia de sábado não é aliviar o sofrimento humano, realizar obras de caridade ou atender certas emergências, mas sim o trabalho remunerado ou buscar os próprios interesses (Isaías 58:13).
Recomendamos a todos que não lavem sua louça no sábado se for possível evitá-lo. Deus é desonrado por todo trabalho desnecessário efetuado no Seu santo dia. Não é incoerente, e, sim, apropriado, que a louça fique por lavar até o fim do sábado, se isto puder ser feito assim.
Devemos salientar que o sábado para os Adventistas é importante, não só pelo fato de seguir a bíblia e guardar o dia como sagrado, uma vez que no sábado fazem seus cultos, estudam a bíblia e se dedicam por inteiro ate o por do sol as obras da Igreja.
Não se deve trabalhar no Sábado. A Bíblia diz em Êxodo 20:9-10: “Seis dias trabalharás, e farás todo o teu trabalho; mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus.
Para os Adventistas do Sétimo Dia, a observância do sábado é uma prova de fidelidade e lealdade do fiel para com o seu Deus. É uma questão de obediência ao tempo sagrado reservado pela lei eterna e imutável de Deus. É um dogma irrenunciável e um laço com Deus desde o seu início até o seu fim.
Em seis dias, qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia lhes será santo, um sábado de descanso consagrado ao SENHOR. Todo aquele que trabalhar nesse dia terá de ser morto.
O sábado é uma das características definidoras das denominações do sétimo dia, incluindo Batistas do Sétimo Dia, Adventistas Sabatistas (Adventistas do Sétimo Dia, Adventistas Davidianos do Sétimo Dia, conferências da Igreja de Deus (Sétimo Dia), etc.), Pentecostais Sabatistas (Verdadeira Igreja de Jesus, Igreja dos ...
O consumo de chás e café, por exemplo, devem ser eliminados da dieta adventista (IASD, 2020; WHITE, 2007). A ingestão de bebidas alcoólicas também é abolida da igreja, pois considera-se que o uso de tais substâncias retira o domínio próprio das pessoas (WHITE, 2007). O consumo de carne de porco também é proibido.
Abster-se do uso de joias e bijuterias, tais como: piercings, brincos, colares, pulseiras; além de trajes inadequados, maquiagem exagerada e esmaltes coloridos dentro da instituição, ou fora dela quando em atividade de saída oficial; Page 6 ad.
Seguem rigorosamente os ensinamentos bíblicos como guardar o sábado, não ter vícios, não comer algumas espécies de carne, utilizar o batismo como confissão de fé bem como a santa-ceia como símbolo de comunhão entre o homem e Deus e tantas outras.
Algumas religiões consideram o sábado sagrado e, por isso, orientam que seus fiéis não trabalhem neste dia da semana. Liberdade religiosa é direito fundamental no Brasil.
O que não se pode fazer no sábado segundo a Bíblia?
Durante o êxodo de Israel, o sétimo dia foi designado como o de descanso, no qual não era permitido assar, cozer, nem preparar alimento de qualquer outra forma.
O que acontece se eu me recusar a trabalhar no sábado?
Se o empregador desrespeitar estas normas, o empregado poderá se recusar a trabalhar aos domingos e feriados, podendo, caso sofra alguma penalização, reclamar junto à Justiça do Trabalho. Se for demitido por justa causa por ter faltado ao trabalho nestas datas, o empregado poderá ingressar com ação trabalhista.