E justamente por ser uma função puramente biológica, não de identidade de gênero, a menstruação não é exclusiva das mulheres. Logo, sim, homens menstruam.
Apesar de algumas pessoas recorrerem ao uso de hormônios ou cirurgias de afirmação de gênero, inúmeras não o fazem. Por conta disso, é possível ficar fértil, ovular e menstruar. Ainda, pessoas transmasculinas, não binárias e intersexo também podem menstruar.
O que os homens precisam saber sobre a menstruação?
O conhecimento e a compreensão da TPM são fundamentais tanto para as mulheres quanto para os homens. Ao desmistificar esse fenômeno, permitimos que casais entendam melhor as nuances hormonais, promovendo uma convivência mais harmoniosa.
Processo natural do corpo da mulher, a menstruação marca o início da puberdade e é caracterizada pelo sangramento causado pela descamação do útero quando não há fecundação. É nesse processo de amadurecimento que ocorre o aumento gradual na secreção de determinados hormônios, que começa em torno dos 8 anos de idade.
O primeiro deles é a uretra, por onde sai o xixi, como nós já conversamos. O segundo buraquinho é a vagina, por onde sai a menstruação. Esses dois primeiros estão localizados na vulva, que é a região protegida por lábios e pelos. O terceiro orifício é o ânus, por onde saem as fezes, localizado logo abaixo da vulva.
O sangue na urina que não vem da menstruação é chamado de hematúria. A Sociedade Brasileira de Nefrologia explica que a condição acontece quando há uma eliminação anormal de células do sangue, chamada de hemácias, pelo xixi. Quando isso acontece, ele fica avermelhado ou mais escuro.
TPM masculina existe? Essa é uma pergunta muito frequente. Mas, apesar de ser impossível um homem cisgênero ter TPM (Tensão Pré-menstrual), no sentido literal da sigla – até porque eles não têm útero ou ciclo menstrual -, os homens possuem variações hormonais que causam sintomas semelhantes aos da TPM nas mulheres.
E de acordo com os especialistas, existe, sim, uma condição hormonal que faz com que os homens apresentem características parecidas com a da TPM, a chamada Síndrome do Homem Irritável. Como suas causas são bem específicas, esse termo se popularizou como a TPM masculina.
A TPM masculina é uma situação em que os níveis de testosterona no homem diminuem, influenciando diretamente no humor, podendo resultar em impaciência, melancolia, tensão, emotividade e estresse, por exemplo.
Este processo pode, também, desencadear alterações a nível comportamental e 73% dos homens reconhece notar uma diferença de humor da companheira quando está menstruada, mas a grande maioria refere que não faz comentários em relação a estas mesmas alterações.
É possível engravidar tendo relação durante a menstruação?
Em conclusão, sim, você pode engravidar menstruada. As chances são extremamente pequenas, considerando que a mulher teria que ter um ciclo menstrual curto, ter relações sexuais desprotegidas no final da menstruação e ovular logo após a menstruação, mas é possível.
TPM é a abreviação do termo “tensão pré-menstrual”. É uma combinação de sintomas que algumas mulheres apresentam aproximadamente uma semana antes de menstruar.
Tomar testosterona pode eventualmente causar mudanças no ciclo menstrual, e após algum tempo tomando o hormônio muitas pessoas podem notar que a menstruação cessa por completo. Nós pedimos para usuários do Clue compartilharem suas histórias sobre menstruação e testosterona, e cada relato foi diferente.
Sim, homens transgênero e transmasculinos podem engravidar (1). De fato, eles engravidam na mesma proporção que pessoas que se identificam como mulheres e têm gravidezes mais planejadas que mulheres cisgênero (2). Mesmo assim, os sistemas de saúde não estão organizados para cuidar da gestação e do parto desses homens.
O período fértil masculino começa na puberdade por volta dos 12 anos quando os órgãos sexuais já estão maduros e capazes de produzir espermatozoides. E irá terminar… somente com a chegada da andropausa, que corresponde a algo similar à menopausa feminina!! Isso ocorre, normalmente, por volta dos 60 anos.
A testosterona é um hormônio esteroide produzido principalmente nos testículos dos homens e, em quantidades menores, nos ovários das mulheres e nas glândulas adrenais de ambos os sexos. Ela é conhecida como o principal hormônio sexual masculino.
E justamente por ser uma função puramente biológica, não de identidade de gênero, a menstruação não é exclusiva das mulheres. Logo, sim, homens menstruam.
O "cio" refere-se especificamente ao período do ciclo reprodutivo da fêmea em que esta fica recetiva a acasalar com machos. De acordo com o American Kennel Club, os machos não ficam com o cio; em vez disso, são capazes de reproduzir todo o ano assim que se tornam férteis, a partir dos 6 meses de idade.
Essa condição, chamada de andropausa, também é conhecida como menopausa masculina. Portando, a SHI, popularmente conhecida como TPM masculina, costuma acontecer nos seguintes casos: Idade (como já foi mencionado,os níveis de testosterona do homem começam a diminuir a partir dos 30 anos)
A presença de muco na urina geralmente é normal. No entanto, quando há aumento na liberação de muco na urina pode ser indicativo de problemas mais graves, como infecções do trato urinário, colite ulcerativa ou até mesmo câncer de bexiga. A presença de muco geralmente deixa a urina com aspecto turvo.
Infecções no trato urinário, próstata (prostatite) ou epidídimo (epididimite) podem levar a este sintoma. Inflamações ou infecções podem causar o rompimento de pequenos vasos sanguíneos, resultando na presença de sangue. Outra possível causa é a traumatismo na região genital ou pélvica.
Isto é, pode não existir dor associada, ou qualquer outro sintoma. Porém, na maioria das vezes, o sangue na urina pode indicar a presença de tumores, infecções urinárias, cálculos ou outras patologias nos órgãos e canais por onde a urina passa.