Quando o MEI precisa de inscrição municipal?
Esses dois cadastros são obrigatórios para todos os MEIs independentemente de setor ou ramo de atividade. Se exerce uma atividade de serviço ou transporte municipal, precisa se cadastrar no setor fiscal municipal para poder emitir as notas fiscais de serviço.Como emitir nota fiscal MEI sem inscrição municipal?
Como preencher e emitir Nota Fiscal Avulsa (NFA-E) sendo um MEI?
- Acessar o serviço;
- Identificar-se como contribuinte enquadrado no MEI;
- Informar os dados da nota;
- Validar a nota;
- Transmitir a nota;
- Imprimir o DANFE e baixar o arquivo XML.
Quando a empresa é isenta de inscrição municipal?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Sou obrigada a ter inscrição municipal?
É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. Ela tem relação direta com o ISS, que é o imposto sobre prestação de serviços. Portanto, é exigida para as empresas que prestam serviços.INSCRIÇÃO MUNICIPAL PARA MEI! É OBRIGATÓRIO? COMO FAZER?
Como saber o número da inscrição municipal do MEI?
Como encontrar o número da Inscrição Municipal? A Inscrição municipal aparece no alvará de funcionamento, emitido pela prefeitura da cidade onde sua empresa está localizada. Este documento deve ficar exposto, bem visível na sede da sua empresa.Onde o MEI emite nota fiscal?
A partir de 1º de setembro de 2023, o MEI deixará de emitir nota pelo sistema da NFS-e da Prefeitura do Munícipio de São Paulo e ficará obrigado a emitir a Nota Fiscal de Serviços eletrônica - NFS-e de padrão nacional pelo portal gov.br/nfse ou pelo aplicativo NFS-e-Mobile.Sou MEI posso emitir nota fiscal de produto?
Um dos grandes benefícios ao se formalizar como MEI é poder emitir nota fiscal (NF) e acessar novos mercados, vendendo para empresas e até mesmo órgãos públicos.Como emitir nota fiscal MEI pela primeira vez?
Acesse o Portal Nacional no GovBr com seu login e senha; Nova NFS-e: Ao entrar no sistema, você verá os dados cadastrais da sua empresa e várias opções. Para emitir a nota fiscal, clique em “Nova NFS-e” e selecione a “Emissão Completa”.Sou MEI preciso de alvará da Prefeitura?
Desde 1/9/2020, o microempreendedor individual - MEI está dispensado de alvarás e licenças de funcionamento. Mais uma importante conquista da Lei da Liberdade Econômica.Quais atividades do MEI não precisam de alvará de funcionamento?
Desde 2020, todas as atividades que solicitam abertura MEI estão dispensadas de alvará e licença de funcionamento.Precisa baixar MEI na Prefeitura?
Para encerramento de MEI, a partir da data (20/09/2019) os Meis que efetuarem a BAIXA do CNPJ no www.portaldoempreendedor.gov.br, não precisam formalizar a solicitação de encerramento junto a Prefeitura, sendo que seus cadastrados serão 'Encerrados' automaticamente.Sou MEI preciso me cadastrar na prefeitura?
Microempreendedor precisa de Inscrição Municipal? Sim, o Microempreendedor (MEI) também necessita, pois é necessário fazer o registro na Prefeitura e requisitar a Inscrição Municipal.Sou MEI e não tenho inscrição estadual?
O MEI que tem em suas atividades somente a prestação de serviços ou transporte municipal não precisa do Cadastro Estadual. Mas, se ele possuir atividade de comércio, indústria ou transporte intermunicipal ou interestadual estará obrigado a fazer a Inscrição Estadual na Secretaria da Fazenda do estado.Sou MEI preciso me cadastrar no det?
A partir de 1º de agosto de 2024, será obrigatório para todos os Microempreendedores Individuais (MEI) manter suas informações atualizadas no Domicílio Eletrônico Trabalhista (DET).Quem tem MEI é obrigado a dar nota fiscal?
A partir de 01 de setembro de 2023, segundo Resolução do Comitê Gestor do Simples Nacional (CGSN) nº 169, de 27 de julho de 2022, todos os MEI prestadores de serviço do país devem emitir a NFS-e padrão nacional para registrar suas operações.Qual o valor que o MEI pode comprar com nota fiscal?
O atual limite de faturamento MEI é de R$ 81 mil por ano — média de R$ 6.750 por mês. Excedido esse valor, é necessário solicitar o desenquadramento migrando de MEI para Microempresa (ME). A Contabilizei realiza esse serviço e pode ajudar você a encontrar a melhor solução. Fale com nossos especialistas.Qual prazo para emitir nota fiscal MEI?
O prazo para solicitar nota fiscal é de até 5 anos.Como ativar inscricao Municipal MEI?
Portanto, para exercer novamente a atividade no município será necessário solicitar um novo CNPJ através do portal do empreendedor (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/) e consequentemente será gerado automaticamente, em até 30 dias, um novo CCM.Para que serve a inscrição municipal?
Para que serve a Inscrição Municipal? A Inscrição Municipal serve para garantir a fiscalização do pagamento de tributos municipais, como o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). É ela que garante que um CNPJ está inscrito na Prefeitura, de forma que não possa sonegar os devidos impostos.O que levar na prefeitura para o MEI?
Documentos necessários
- Dados pessoais: RG, dados de contato e endereço residencial.
- Dados do seu negócio *: tipo de ocupação, forma de atuação e endereço comercial onde o negócio é realizado.
- Conta gov.br.