Como a Shopee é uma plataforma em território nacional, é necessário cumprir com as Diretrizes estabelecidas, assim, torna-se necessário emitir notas fiscais para o envio dos seus produtos.
Para enviar seus pedidos pela Shopee conforme a regra do seu estado, você vai precisar emitir uma Nota Fiscal Avulsa. Caso contrário, não será possível imprimir suas etiquetas e suas vendas poderão ser canceladas. Além disso, sem emitir a Nota Fiscal Avulsa, sua conta poderá ser suspensa até regularizar a situação.
Para vendedores que não possuem CNPJ e enviam pelos Correios, não será necessária a emissão da Nota Fiscal. Nesses casos, o produto será enviado com a Declaração de Conteúdo, que é um documento que apresenta todas as informações sobre o item enviado.
Onde fica a nota fiscal dos produtos comprados na Shopee?
As informações fiscais de um produto podem ser adicionadas ou atualizadas na página de criação ou atualização do produto. Para isso, acesse Meus produtos > Editar ou Novo Produto > Informações Fiscais.
Para baixar seus relatórios de pedidos, acesse Meus Relatórios no menu da barra lateral da Central do Vendedor. Você encontrará vários tipos de relatórios, incluindo pedidos, receitas, saldo do vendedor e insights do seu negócio. ⚠️ Atenção!
Em alguns casos, acontece de o cliente resolver devolver a mercadoria comprada – e, quando isso ocorrer, a empresa precisa saber como proceder com a nota fiscal de devolução. É obrigatório, no processo de devolução da mercadoria, que a nota fiscal de devolução informe os tributos envolvidos e os valores listados.
Quando pedir reembolso na Shopee tem que devolver o produto?
Caso a Shopee sugira apenas o reembolso do pedido, sem devolução, o comprador não precisará retornar o produto a você. Esse processo ocorre quando o produto chega avariado ou quebrado e a devolução pode não ser viável. Para acompanhar um reembolso, clique na solicitação disponível em Devolução/Reembolso.
O que acontece se eu comprar mercadoria sem nota fiscal?
Perda de credibilidade diante dos consumidores
Com ela, é possível saber a origem da compra dos produtos, ter informações dos fabricantes e a garantia que se adquiriu um produto original. Fora que o documento é necessário para a realização de trocas, em caso de arrependimento ou de desistência.
Como o Mercado Livre aceita o cadastro de vendedores do tipo pessoa física, podemos afirmar que até é possível fazer algumas vendas na plataforma sem emitir nota fiscal. Neste caso, as suas mercadorias vão precisar ser entregues via Correios, mediante o preenchimento de uma declaração de conteúdo para cada encomenda.
Veja o que a Shopee já disse sobre o assunto: “A partir de julho/2022, os vendedores Shopee com cadastro CPF ou MEI que possuem faturamento superior a R$ 81 mil somados nos últimos 12 meses precisarão realizar a migração da conta para a modalidade CNPJ.
Em resumo, desde que a sua conta seja do tipo pessoa física, você pode vender na Shopee sem emitir nota fiscal, mas essa definitivamente não é a melhor opção.
Talvez você não saiba, mas ao vender produtos na Shopee através do seu CPF, você precisará preencher mensalmente uma obrigação acessória conhecida como carnê leão. Por sua vez, com base no seu volume de vendas, será necessário recolher até 27,50% de imposto de renda sobre o seu faturamento.
O que significa quando uma loja e congelada na Shopee?
Conta Shopee Cancelada, Banida ou Deletada: Se sua conta Shopee estiver cancelada, banida ou deletada por qualquer motivo, sua conta do SParcelado também será congelada.
O que acontece quando o cliente recusa a nota fiscal?
O que acontece quando o cliente recusa uma nota fiscal? Quando o cliente realiza a recusa da NFe, é necessário que o fornecedor das mercadorias, dê a entrada das mercadorias novamente em sua empresa. Esta entrada pode ser registrada fiscalmente através da emissão de uma NFe de devolução.
Sou MEI é preciso emitir nota fiscal de devolução?
Depende muito! Cada estado possui suas próprias regulamentações. Isto significa que o MEI pode precisar, ou não, emitir a nota fiscal de devolução. Por exemplo, no estado de São Paulo os microempreendedores individuais estão dispensados dessa obrigação fiscal.
O que fazer quando o cliente não emite nota de devolução?
Quando o fornecedor (destinatário da mercadoria) recusa a nota fiscal de devolução faz-se necessário retomar a operação de compra, oficializando a entrada da mercadoria – novamente na empresa – contabilmente e fisicamente no estoque.
Não emitir a nota fiscal é considerada uma prática de sonegação fiscal, o que é crime. Mesmo assim, muitas empresas, na esperança de cortar gastos ou por temer a burocracia, se arriscam a trabalhar sem emitir corretamente esses documentos.
Por exemplo, se uma mulher vende dindin diretamente para seus clientes, não precisa emitir notas fiscais. Entretanto, é obrigado por lei a declarar nota fiscal toda vez que vender para uma pessoa jurídica (outra empresa) ou para o governo.
Os únicos empreendedores liberados da emissão obrigatória são os MEIs quando realizam uma venda ou prestação de serviço para Pessoa Física. O estabelecimento que não faz a emissão, caso tenha o responsável considerado réu primário, deve pagar uma multa equivalente a até 10 vezes o valor da nota.
Por fim, para começar a emitir nota fiscal para vendas na Shopee, você poderá contratar o software emissor da sua preferência ou utilizar a ferramenta de emissão disponibilizada pela plataforma. Clique aqui para conferir instruções para ativar e começar a usar o emissor de notas fiscais da Shopee.
Independente do porte, as empresas que praticam uma das atividades econômicas obrigadas, devem emitir NF-e. Da mesma forma, as empresas que não estiverem obrigadas poderão, voluntariamente, aderir à emissão de NF-e.
Quem é obrigado a emitir nota fiscal? A nota fiscal é obrigatória para todas as empresas. Mas, se você atua como pessoa física, ou seja, sem CNPJ, é a prefeitura da sua cidade que determina se a emissão do documento fiscal é exigida ou não.