Sou obrigada a ter inscrição municipal?

Como você já sabe, todas as empresas precisam da Inscrição Municipal. Já a inscrição estadual, será exigida das empresas ligadas às atividades de comércio.
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Tem como ser isento de inscrição municipal?

Existe isenção da Inscrição Municipal? Todas as empresas, incluindo aquelas enquadradas como Microempreendedor Individual (MEI), estão sujeitas à necessidade de inscrição municipal. Assim, não há isenção de inscrição Municipal. A inscrição no município é um passo obrigatório e padrão durante a abertura de empresas.
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Qual a necessidade da Inscrição municipal?

Para que serve a Inscrição Municipal? A Inscrição Municipal serve para garantir a fiscalização do pagamento de tributos municipais, como o ISSQN (Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza). É ela que garante que um CNPJ está inscrito na Prefeitura, de forma que não possa sonegar os devidos impostos.
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É obrigatório ter inscrição estadual e municipal?

Além disso, elas diferem em questões de obrigatoriedade. O documento municipal é exigido para todas as empresas, independente de ramo de atividade ou porte, enquanto o estadual é obrigatório apenas para empresas que comercializam produtos físicos, ou seja, que estão sujeitas ao ICMS.
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O que substitui a inscrição municipal?

Para as empresas do Distrito Federal o CFDF é o registro que substitui a inscrição estadual e a inscrição municipal. O que é CAD ICMS? Esse é um banco de dados que a SEFAZ mantém trazendo informações sobre o contribuinte e auxiliando na fiscalização de suas atividades.
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INSCRIÇÃO MUNICIPAL: O QUE É E QUEM ESTÁ OBRIGADO A TER?

Quem é MEI precisa de inscrição municipal?

O MEI, assim como qualquer outra empresa que tem em suas atividades somente prestação de serviços ou transporte municipal não precisa do Cadastro Estadual, que é a Inscrição Estadual.
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Qual a diferença entre alvará e inscrição municipal?

O alvará de funcionamento é o passo que vem depois da Inscrição Municipal no processo de abertura de uma empresa. Ele é um documento que permite que as atividades sejam exercidas. Todas as empresas que têm sede fixa precisam de um alvará — é ele que autoriza que o negócio funcione naquele local.
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É possível uma empresa não ter Inscrição Municipal?

Toda empresa precisa de Inscrição Municipal? Sim, você até já sabe a resposta. Ela é necessária para todas as empresas, mesmo que o seu endereço seja apenas para correspondência é muito importante estar devidamente registrado no seu município e sempre em dia com a fiscalização.
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Quem não é obrigado a ter inscrição estadual?

Se venda for realizada de forma online sem nenhuma entrega de produto físico ao cliente final, a empresa não precisará ter Inscrição Estadual. Por exemplo, vendas de cursos online e congressos. Empresas que prestam serviços, tanto de forma online quanto offline, não precisam deste tipo de registro.
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Qual a diferença da inscrição municipal para estadual?

Qual a diferença para a Inscrição Estadual? Bom, a principal diferença entre a Inscrição Municipal e a Estadual está no próprio nome. É que uma está vinculada à prefeitura, governo municipal, enquanto a outra está relacionada ao governo do Estado. Além disso, toda empresa necessita ter a Inscrição Municipal.
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Qual documento comprova a inscrição municipal?

A Ficha de Dados Cadastrais (FDC) é o comprovante de inscrição no Cadastro de Contribuinte Mobiliários (CCM), sendo emitida após os procedimentos de inscrição, atualização e cancelamento de inscrição.
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O que preciso para abrir inscrição municipal?

  1. Documentos para Abertura de Inscrição Municipal Pessoa Física. • Cópias documento de identificação pessoal com foto; ...
  2. Requerimento para abertura de Inscrição Municipal (Pessoa Física) ...
  3. Declaração Comprovante de Endereço Abertura Inscrição Municipal.
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O que é Inscrição municipal Autônomo?

A inscrição de autônomo é o cadastro obrigatório por lei a ser efetuado na Prefeitura do domicílio fiscal do contribuinte para a prestação de serviços por pessoa física, e é válida em todo o território nacional.
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Como saber se o CNPJ e isento de inscrição municipal?

Nesse caso, é preciso consultar no site da Prefeitura do seu município se há alguma ferramenta para consulta de Inscrição Municipal, ou então, solicitar essa informação ao seu contador.
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Quem não tem inscrição estadual pode emitir nota fiscal?

Uma das circunstâncias em que é viável emitir nota fiscal sem inscrição estadual é quando a empresa ou profissional atua exclusivamente com prestação de serviços, excluindo comunicação ou transporte intermunicipal e interestadual.
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Sou MEI posso ter inscrição estadual?

O Microempreendedor Individual (MEI) deverá solicitar a abertura da Inscrição Estadual ou a alteração cadastral diretamente no Portal do Empreendedor.
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É possível ter CNPJ sem inscrição estadual?

A Inscrição Estadual é obrigatória apenas para os seguintes tipos de negócio, incluindo MEI: Empresas que vendem mercadorias – seja presencialmente ou online; Prestadoras de serviço de transporte interestadual ou intermunicipal; Prestadoras de serviço de comunicação.
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Que tipo de empresa não precisa de inscrição estadual?

Entre as modalidades de empresas que não precisam da Inscrição Estadual, estão aquelas que vendem cursos online e congressos, prestadoras de serviços, tanto de forma online quanto offline, e estabelecimentos com atividades que não precisam de transporte e armazenamento.
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Para que serve a inscrição municipal de uma empresa?

É a identificação do contribuinte no Cadastro Tributário Municipal. Ela tem relação direta com o ISS, que é o imposto sobre prestação de serviços. Portanto, é exigida para as empresas que prestam serviços.
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Qual é a diferença entre estadual e municipal?

Ambas as escolas são parte da rede pública de ensino, que é oferecida pelo governo, de maneira gratuita e universal. No entanto, a escola estadual geralmente engloba níveis de ensino superior ao Ensino Fundamental, enquanto a escola municipal é responsável pela educação desde o Ensino Infantil até o Ensino Médio.
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O que é CCM e inscrição municipal?

O que é o Cadastro de Contribuintes Mobiliários - CCM? É o cadastro da Secretaria da Fazenda do Município de São Paulo onde são registrados os dados cadastrais de todos os contribuintes de tributos mobiliários do Município.
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Quais os estabelecimentos que não precisam de alvará?

Afinal, quando a empresa é dispensada do alvará, você sabe? A lei 13.874/2019 traz essa dispensa para as empresas que atuam em atividades de baixo risco, tais como as costureiras formalizadas, salões de beleza e afins.
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Quem tem MEI precisa de alvará da Prefeitura?

Empresa, Indústria e Comércio

Este serviço permite a dispensa de alvarás e licenças de funcionamento para o microempreendedor individual – MEI. Desde 1º setembro de 2020, a dispensa de alvará e licenças de funcionamento ocorre diretamente no processo de inscrição e atualização de dados do MEI.
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Como saber se a empresa tem inscrição estadual ou municipal?

Como consultar a inscrição estadual pelo CNPJ?
  1. Acesse o site da Secretaria da Fazenda do estado de registro da sede da empresa, mesmo se houver filiais em outros estados.
  2. Procure pela opção de consulta de CNPJ ou inscrição estadual.
  3. Basta informar o número do CNPJ da empresa na barra de buscas e seguir as instruções.
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