Sou obrigada a ter o pai do meu filho no WhatsApp?
Portanto, em princípio, qualquer pessoa pode bloquear outra no WhatsApp inclusive porque não existe nenhuma lei obrigando que a comunicação entre os pais seja através do aplicativo.Pode bloquear genitor no WhatsApp?
Nesse contexto, o Whatsapp é uma das ferramentas utilizadas por muitos pais para decidirem em conjunto as questões sobre a vida dos filhos. No entanto, caso o pai esteja sendo controlador, agressivo ou promovendo ofensas e xingamentos, a mãe não só pode como DEVE bloquear o pai no Whatsapp.Sou obrigada a enviar fotos para o genitor?
Não, não é obrigado, tá? O que é obrigatório é respeitar. o regime de convivência. que ficou estabelecido no processo. Com relação a fotos e vídeos, a mãe pode até mandar, mas lógico que não é uma obrigação.Pode bloquear genitor?
É claro que há casos que pode sim limitar ou até impedir que a criança esteja com o pai/mae. Se o outro genitor apresentar algum risco para a criança, como situações de abuso ou negligência, pode haver uma decisão judicial de dar a guarda para apenas um dos pais. O principal aqui é sempre o bem-estar do pequeno.Posso bloquear o pai/mãe do meu filho no whatsapp? | Danielle Santos • Advogada
É crime impedir o pai de ver o filho?
"Quando um dos pais – pai ou mãe –, mesmo que detenha a guarda compartilhada, afasta deliberadamente o filho do convívio com o outro, seja genitor ou não, proibindo que haja visitação, contato telefônico ou mesmo a coabitação, isso tem que ser tipificado criminalmente", afirma o parlamentar.O que pode proibir o pai de ver o filho?
PROIBIR DE VER O FILHO É CONSIDERADO ALIENAÇÃO PARENTALÉ isso o que diz Lei 12318/10, que trata da alienação parental, ou seja, toda a ação que dificulte a visita, o contato ou a convivência da criança ou adolescente com o pai.
Sou obrigada a fazer chamada de vídeo com o pai do meu filho?
A resposta é SIM! Você já ouviu falar do direito de visita virtual? o tema é relativamente novo, contudo o direito de regulamentação de visita virtual ao genitor ou genitora já é uma realidade no…Pode obrigar o pai a ver o filho?
Direito fundamental da criança“Conclui-se que é dever do pai visitar e ter seu filho em sua companhia, assim como fiscalizar a sua manutenção e educação, permitindo que a criança tenha um desenvolvimento sadio, tanto na companhia materna quanto na paterna”.
Sou obrigada a deixar o pai da minha filha levar ela?
Infelizmente é comum que, chegado o dia da visita, a criança chore e se negue a ir embora com o pai. Neste caso não é possível obrigar a criança a se encaminhar ao pai. Não existe na lei nenhuma regra ou medida judicial para obrigar o menor a realizar a visita ao genitor.Sou obrigada a levar meu filho para visitar o pai?
De fato, de acordo com a lei, a mãe não tem o direito de negar a um pai o direito de visitar seu filho, desde que seu comportamento esteja dentro dos limites legais. Nesse caso, ambos os pais devem cumprir as obrigações estabelecidas na sentença judicial.Quem tem que buscar a criança no dia da visita?
Caso não haja definições judiciais sobre o assunto, é recomendável ao guardião exigir uma autorização por escrito do genitor visitante, caso ele precise enviar um terceiro para buscar a criança no dia da visitação.Como provar alienação parental?
2. Como se comprova a alienação parental? Diversos meios de prova são admitidos em processos judiciais que envolvem acusação de prática da alienação parental. Documentos preexistentes ao início do processo podem ser levados ao conhecimento do juiz, como trocas de mensagens e e-mails, fotos, entre outros.Sou obrigada a atender todas as ligações do pai do meu filho.?
Boa noite prezado. A genitora não é obrigada a atender todas as ligações.O que fazer quando a mãe não deixa o pai ter contato com o filho?
O que fazer quando meu direito de visitas é negado pela mãe? Se não há acordo entre o casal, a melhor opção é resolver a questão de maneira judicial, por meio de ação de regularização de guarda e visitas, além da definição de valor de pensão.É certo os pais olham o celular do filho?
Há quem acredite que essa iniciativa dos pais é, na verdade, uma medida de segurança devido aos inúmeros casos de crimes e assédios digitais. Porém, há pessoas que não concordam com essa atitude, pois acreditam que os pais que decidem olhar os celulares dos seus filhos não mantêm uma relação de confiança com os jovens.Qual o valor da pensão alimentícia para 1 filho em 2024?
Em 2024, a pensão alimentícia para um filho não tem um percentual fixo, mas costuma variar entre 15% e 30% da renda líquida do responsável. Esse valor depende de fatores como as necessidades da criança e as condições financeiras de quem paga e de quem recebe.Quando é considerado abandono afetivo?
Quando os pais ou responsáveis não cumprem seu dever de cuidado e criação dos filhos.É obrigatório o pai pegar o filho de 15 em 15 dias?
Não existe um número fixo de dias por mês estabelecido em lei que determine a quantidade exata de dias que um pai tem o direito de ver o filho no Brasil. O objetivo é sempre buscar um convívio adequado e saudável entre o genitor não guardião e a criança, considerando o melhor interesse do menor.Sou obrigada a responder mensagens do genitor?
Mãe não é obrigada a falar e/ou manter contato com o genitor do filho em caso de guarda compartilhada. 📍Considerando que muitos relacionamentos não terminam de forma harmoniosa, é importante delimitar certos limites para que os conflitos do casal não prejudiquem a convivência dos pais com os filhos.Sou obrigada a mandar fotos para o genitor?
Não, a mãe não é obrigada a ficar mandando fotos ao genitor. Para que o genitor tenha contato com a criança, o ideal é que ele exerça o seu direito de visitação. Claro que utilizando se do bom senso. Caso é o pedido, aconteça de forma esporádica e não te atrapalhe.Sou obrigado a ter contato com meu filho?
Segundo ele, geralmente ocorre o contrário: as mães obstaculizam o contato dos pais com seus filhos. Neste caso, porém, o pai tem o direito de visita assegurado, mas não o exerce. No entanto, segundo o relator, o relacionamento entre pai e filho deve se desenvolver de forma livre e espontânea.É obrigatório o pai pegar o filho todo final de semana?
Conclusão. Não há um número específico de vezes que o pai tem o direito de ver o filho estabelecido em lei. O tempo e a frequência das visitas devem ser definidos com base nas necessidades e nas possibilidades das partes envolvidas, sempre considerando o melhor interesse da criança.O que faz um pai perder o direito de visita?
Negligência ou Abuso:Casos de negligência ou abuso físico, emocional ou sexual são considerados graves e podem resultar na perda da guarda.