Sou obrigado a aceitar celular corporativo?
5º, inciso II de nossa Constituição Federal/1988, determina-se que “ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei”. Nessa acepção, até o momento, não existe lei específica no Brasil que regule o uso do celular particular à serviço da empresa.Sou obrigada a deixar meu celular no armário da empresa?
Ainda não existem leis que regulem a utilização do celular em horário de expediente, contudo, o direito de proibição está inserido no poder diretivo do empregador.Sou obrigado a usar meu celular para registrar ponto?
Não há nada no texto da Portaria 671 que determine a obrigação de utilizar o dispositivo do colaborador ou não. Portanto, nesse caso o ideal é que empregado e empregador estejam de acordo sobre essa questão. Como já mencionamos, é muito comum que algumas empresas adotem o método BYOD.O que diz a lei sobre uso de celular no trabalho?
"Isso porque interferências durante a prestação dos serviços podem gerar, além da interrupção do serviço prestado e eventual desatenção do empregado, acidentes de trabalho. Logo, a proibição do uso do aparelho celular está inserida no poder diretivo do empregador, previsto no caput, do artigo 2º, da CLT."O empregado é obrigado a usar o telefone pessoal no trabalho ?
Pode tirar o celular do funcionário?
A empresa pode proibir o uso de celulares dentro do horário de trabalho, para isso ela deve adotar um regulamento interno. Agora recolher os celulares não, pois é crime, apropriação imprópria de bens.Quando a empresa pode proibir o uso do celular?
“Sob esta perspectiva, mencionar algumas atividades laborativas que podem ensejar a proibição total do uso de celular – a exemplo, o labor em hospitais, ou o labor que se tenha acesso a dados sensíveis de pessoas determinadas, entre outras.Sou obrigada a disponibilizar o meu WhatsApp no trabalho?
A utilização do telefone pessoal em prol do trabalho é uma questão que gera dúvidas quanto aos direitos do empregado. Porém, de acordo com a CLT, Convenção das Leis Trabalhistas, o empregador não pode obrigar o uso do celular ou da internet particular do trabalhador.Pode ficar com o celular no bolso no trabalho?
A empresa pode proibir o uso de celular no trabalho exercendo seus poderes diretivo e regulamentador, para fixar suas normas internas, e o mais importante, garantir a saúde e segurança do trabalhador no exercício de um trabalho ou atividade específica.Pode dar justa causa por uso de celular?
482 da CLT. A falta caracterizadora da despedida por justa causa pelo uso excessivo do telefone celular no ambiente de trabalho, enquadra-se nas alíneas “e” ou “h” do art. 482 da CLT, descrita como desídia no desempenho das respectivas funções ou ato de indisciplina ou de insubordinação.Qual a lei que proíbe o uso do celular?
LEI Nº 12.884, DE 03 DE JANEIRO DE 2008.Como aplicar advertência por uso de celular?
Descrição da Advertência: uso indevido de aparelho celular durante o expediente de trabalho, contrariando as normas internas da empresa. Local e data: ________, __ de ________ de ____. Para seu conhecimento, transcrevemos abaixo o Artigo 482 da CLT que diz respeito à advertência.Quanto tempo o funcionário pode esperar a empresa abrir?
Quantos minutos de atraso é permitido por lei? No entanto, as empresas em sua maioria estabelecem um tempo máximo de 10 minutos nas variações de horário entre hora extra ou atraso, feito com base no Art. 58 da CLT. Art.Como falar com funcionário sobre uso de celular?
Deixe claro para seus funcionários qual é o padrão que deve ser seguido pelos colaboradores. Depois disso, comece a observar quais são as ações adotadas. Caso algum deles ainda continue em insistir no uso exagerado do smartphone, é o momento de parar e conversar com o indivíduo.Qual o número da lei que dá o direito do funcionário se recusar de usar meios próprios no trabalho?
Em relação ao direito de recusa, uma das principais é a NR1. Essa norma traz disposições gerais e gerenciamento de riscos ocupacionais, o GRO. Ela determina que o trabalhador pode interromper o trabalho quando encontrar alguma situação que lhe traga risco grave e iminente.O que diz o artigo 2º da CLT?
CONSOLIDAÇÃO DAS LEIS DO TRABALHOArt. 2º - Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço.
Pode prender no local de trabalho?
A resposta é sim! Nos casos em que existir clara evidência de que está acontecendo um crime no interior da empresa, a polícia poderá ingressar, inclusive durante a noite. Essa é uma exceção, aplicando-se apenas às situações em que o crime está acontecendo no momento.Quantas advertência no trabalho da justa causa?
Se for motivo leve, essa advertência deve ocorrer três vezes e, logo em seguida à terceira advertência, a dispensa por justa causa imediata.É proibido conversar no ambiente de trabalho?
"Portanto, podemos concluir que, na nossa legislação, não há qualquer proibição legal para gravação de reuniões/conversas com o(s) chefe(s), ainda que sem o conhecimento do(s) mesmo(s), desde que o responsável pela gravação esteja presente na reunião e seja um dos interlocutores.O que o empregador não pode exigir do empregado?
❌ A empresa não pode:exigir que a roupa, sapatos ou acessórios sejam novos; exigir como deve estar a capinha, película ou qualquer outro aspecto do celular ou outro material de uso pessoal do colaborador; constranger o funcionário que não estiver de acordo com o código de vestimenta.