Oxum: A cor da vela associada a Oxum é o amarelo ou o dourado, representando a prosperidade, o amor, a fertilidade e a sensualidade. Oxum é a orixá das águas doces e é reverenciada por sua energia feminina e poder de sedução.
Esta cor de vela tem ligação com a entidade Zé Pelintra e a linha de malandros, reforçando o benefício da sorte para quem a utiliza. Velas Palito Bicolor Preta e Amarela, em maço com 8 unidades.
Velas Palito Preta e Amarela tem em suas cores o poder de atrair alegria e muita sorte, pois o amarelo é ligado a evocação da força criadora do Sol, ajuda a melhorar a comunicação e a atrair o êxito. É especialmente indicada para rituais que visam o sucesso.
O amarelo seria a cor de Oxum, orixá feminino que representa a riqueza, a beleza e a fertilidade, explica o sociólogo Reginaldo Prandi. Apesar da vaidade de Oxum, que carrega um espelho em sua mão, ela também é considerada uma guerreira e recorre à espada quando preciso.
COR DE VELA PARA CADA ENTIDADE E ORIXA E O SEU PROPOSITO
Qual é o orixá da vela amarela?
Oxum: A cor da vela associada a Oxum é o amarelo ou o dourado, representando a prosperidade, o amor, a fertilidade e a sensualidade. Oxum é a orixá das águas doces e é reverenciada por sua energia feminina e poder de sedução.
Na tabela abaixo, estão relacionadas as cores de cada Orixá, e os dias em que elas devem ser usadas. Exu: preto-vermelho e estampado. Dia: segunda-feira. Omolu e Obaluaiyê: vermelho, branco e preto.
Bará - Velas na cor Vermelha Ogum - Velas na cor Vermelha e Verde ou vice versa Oyá/Iansã - Velas na cor Vermelha e Branca (em algumas tradições pode ser usada Vermelha e Marrom) Xangô - Velas na cor Branca e Vermelha Odé - Velas na cor Azulão…
As velas para Pombagiras e Exús podem ser toda vermelha, toda preta, bicolor preta e vermelha ou toda branca. As Pombagiras preferem cigarros de filtro branco ou cigarrilhas, já os Exús gostam mais de cigarros de filtro amarelo, cigarrilhas fortes e charutos.
Curiosidade e Aprendizado: Por ser uma cor que estimula a mente, o amarelo também está associado ao aprendizado e ao conhecimento. Estudantes e profissionais que buscam aprimorar suas habilidades e adquirir novos conhecimentos podem usar a vela para ajudar nesse processo.
A cor amarela está relacionada com a atração de dinheiro e abundância. Além disso, no mundo das simpatias, as velas se destacam graças ao calor e força da sua chama, assim tornando as magias ainda mais poderosas. Por isso, aproveitando esse início de mês, reunimos os rituais com vela amarela para atrair dinheiro.
Seu trono é associado à evolução espiritual e ao ciclo de vida, incluindo a transição da vida para a morte e, consequentemente, a reencarnação. 1-Cores Roxa/Lilás: As cores roxa e lilás são tradicionalmente associadas a Nanã Buruquê na Umbanda.
Sua cor é amarela, como o ouro de Oxum. A vela amarela assim como a laranja, desperta novas esperanças, alegria, leveza, desprendimento, diminui a ansiedade e as preocupações.
A combinação de uma "Vela Preta com Amarela" pode ser utilizada em rituais e práticas espirituais com significados variados. A vela preta é simbólica de mistério, proteção, introspecção e poder, enquanto a vela amarela representa alegria, criatividade, otimismo e sucesso.
Quando a vela queima por inteiro: seu pedido foi plenamente aceito. Quando a vela forma uma espécie de escada ao lado: indica que seu pedido está se concretizando.
Consiga um pratinho de barro (alguidar), uma garrafa de cidra (mantenha a garrafa fechada), três velas vermelhas e rosas vermelhas em número ímpar (1, 3, 5 ou 7).
O Orixá que rege nossa passagem para o mundo espiritual deve ser agradado com velas brancas, vermelhas ou pretas, água pura, coco, vinho doce, mel, pipoca e sal grosso, em campo santo (cemitério) ou à beira-mar.
Conheça abaixo qual seu Orixá e a cor de vela correspondente. Bará - Velas na cor Vermelha Ogum - Velas na cor Vermelha e Verde ou vice versa Oyá/Iansã - Velas na cor Vermelha e Branca (em algumas tradições pode ser usada Vermelha e Marrom) Xangô - Velas na cor Branca e Vermelha Odé - Velas na cor Azulão Otim - Velas…
Então, cada orixá, devido a sua ligação com a natureza, leva sua cor que pode ser diferente em cada nação, seja Ketu, Angola ou Jeje, por exemplo. Por que Iansã é vermelho? Por conta do fogo! Oxum é amarelo pelo metal ouro.
Os orixás regentes de 2024 nos mostram que devemos buscar mudanças com respeito ao próximo e desenvolver a espiritualidade como alicerce. No ano de 2024, a regência espiritual será compartilhada entre o Exu e os representantes do Trono da Geração, Iemanjá e Omolu.