Sou obrigado a devolver Pix por engano?

A resposta é NÃO! De acordo com o advogado Rodrigo Zambrano, quem não devolve o PIX que recebeu por engano pode responder por apropriação indébita, que tem pena de detenção de um mês a um ano ou multa. Além disso, a pessoa pode ter consequências cíveis.
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O que acontece se não devolver Pix errado?

No entanto, pensar dessa forma pode levar a cometer um crime. Segundo especialistas em Direito Criminal, receber um Pix por engano e ficar com o valor pode configurar crime de apropriação indébita por erro, caso fortuito ou força maior.
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É crime usar dinheiro que caiu na conta por engano?

E a resposta é sim! A conduta configura o crime de apropriação indébita, descrita no artigo 169 do Código Penal Brasileiro, com pena de detenção de um mês a um ano, ou multa. Ou seja, em nosso ordenamento jurídico não é permitido ficar com bem móvel que chega até você por erro de seu proprietário.
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Fizeram um Pix errado na minha conta Sou obrigado a devolver?

A resposta é simples: não! Afinal, a prática é considerada crime e pode levar à cadeia e multa. Dessa forma, recusar-se a devolver um Pix que caiu na sua conta por engano pode lhe render uma boa dor de cabeça. Segundo o que consta na legislação, receber uma transferência incorreta não configura um delito.
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Sou obrigada a devolver um dinheiro que cai na minha conta?

Não há direito legal ao dinheiro, não importando se o erro foi do banco, há obrigação de devolução. Vejamos o que diz a lei: Código Penal: Art. 169 - Apropriar-se alguém de coisa alheia vinda ao seu poder por erro, caso fortuito ou força da natureza: Pena - Detenção, de um mês a um ano, ou multa.
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RECEBI um PIX ERRADO sou OBRIGADO a DEVOLVER?!

Qual a responsabilidade do banco em caso de Pix errado?

A decisão considerou uma instituição financeira como responsável solidária na obrigação de restituir valores a uma vítima de uma falha na transferência via Pix.
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O que fazer quando o Pix cai na conta errada?

O único caso que permite a “recuperação” de um Pix enviado por engano sem que seja necessário conversar com alguém é o cancelamento de uma transação agendada. Ou seja, só é possível “resgatar” o valor de um Pix que ainda não foi realizado de fato.
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Quando receber um Pix por engano tenho que devolver?

De acordo com o advogado Rodrigo Zambrano, quem não devolve o PIX que recebeu por engano pode responder por apropriação indébita, que tem pena de detenção de um mês a um ano ou multa. Além disso, a pessoa pode ter consequências cíveis.
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Fizeram um depósito na minha conta de R$ 680 00 e ligaram dizendo que o valor foi depositado na conta errada se eu poderia estornar?

Do premiado publicitário Francisco Socorro, denunciando novo golpe no sistema bancário: “Fizeram um depósito na minha conta de R$ 3.680,00. Ligaram dizendo que o valor foi depositado na conta errada e se eu poderia estornar. Olhei na conta e o valor constava lá.
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É crime não devolver dinheiro?

"Há um ditado popular que 'achado não é roubado'. Realmente não é porque o roubo é mediante à violência ou grave ameaça. Mas não devolver é crime. A pessoa pode ir à delegacia, devolver o que não é dela e pedir para registrar um boletim de ocorrência constando que está entregando", explicou Marcos.
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Fizeram um Pix da minha conta e não fui eu?

O primeiro passo a ser tomado é contestar cada transação que tiver sido indevida, o segundo passo é entrar com contato com o banco, seja pela central de atendimento, seja presencialmente na agência bancária para comunicar que você não autorizou essa transação e não a reconhece, e que devido a isso, você quer solicita ...
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Sou obrigado a devolver o Pix?

A depender de como foi recebido, pode até configurar outro crime, mas não sendo o legitimo recebedor daquele valor, quem por erro recebe, deve imediatamente tentar devolver, entrar em contato com o dono, banco e/ou autoridades competentes. Mas, em hipótese alguma ficar com o valor.
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Como recuperar um Pix que fiz por engano?

Já se você recebeu um Pix por engano, saiba que a maior parte dos aplicativos bancários têm a função Devolver Pix. No aplicativo RecargaPay, o caminho é o seguinte: Abra o aplicativo. Clique em 'Histórico' na barra inferior.
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Como denunciar um Pix que fiz errado?

1- Em até 80 dias da data em que você fez o Pix entre em contato com seu banco. Informe sobre o ocorrido e solicite a devolução dos valores. 2- Registre um boletim de ocorrência (BO). 3- Em seguida, registre uma reclamação no seu banco informando todos os dados, comprovantes e documentos, inclusive o BO registrado.
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O que acontece quando a pessoa faz um Pix errado para você?

Em algumas instituições, esta função se encontra no próprio extrato do recebimento. Se você não conhece a pessoa que recebeu o Pix errado, ainda é possível tentar identificá-la por meio da própria chave, se for CPF, e-mail ou celular. Você pode usar essa informação para entrar em contato e solicitar a devolução.
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Como devolver Pix em conta negativada?

Resposta da empresa

Esclarecemos que o PIX foi instituído pelo Banco Central do Brasil, e trata-se de uma solução de pagamento instantâneo, que proporciona a realização de transferências e de pagamentos concluídos em poucos segundos, em qualquer dia e hora, não sendo possível realizar o cancelamento da transação.
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Como recuperar um Pix errado CAIXA tem?

Caso você desconheça uma transação Pix, vá a qualquer agência CAIXA para realizar o procedimento de contestação de movimentação na sua conta.
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É obrigatório a devolução?

As lojas costumam permitir que o comprador devolva ou troque sua mercadoria, ainda que ela não tenha nenhum defeito ou avaria. Nesse caso, o estabelecimento oferece um “agrado”. A única obrigatoriedade acontece quando o produto apresenta vícios ou problemas. É o que dizem os artigos 18 e 26 do CDC.
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O que fazer quando não querem devolver o dinheiro?

Caso o fornecedor se recuse a resolver o problema, o consumidor pode buscar auxílio nos órgãos de proteção ao consumidor, como o Procon. Se mesmo assim o problema não for resolvido, o consumidor pode ingressar com uma ação judicial para garantir seus direitos.
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Sou obrigada a aceitar devolução?

Ou seja, no caso em que o próprio consumidor se dirige até à loja e efetua a compra do produto, não aplica-se o direito do arrependimento, isto é, o estabelecimento não é obrigado a aceitar a troca/devolução do produto, salvo se apresentar defeito/vício.
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