É necessário imprimir o CRV?
Conforme Resolução Contran, a partir de 04/01/2021, a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV) também passou a ser digital, não havendo mais a impressão do CRV em papel moeda (documento verde).Pode andar com CRLV em PDF?
Pode vir a blitz: versões digitais da CNH e do CRLV valem tanto quanto os documentos de papel. Imagine ser parado numa blitz e não estar com o documento do carro nem com a carteira de habilitação. Trata-se de infração com multa de R$ 88,38, mais 3 pontos na carteira.É obrigatório o CRLV impresso?
É a emissão anual do novo Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV-e), documento de porte obrigatório que permite a circulação do veículo. Desde 08 de maio de 2020, a emissão do licenciamento anual (CRLV-e) é digital.Pode andar sem o documento impresso?
É permitido dirigir sem o documento do carro? De acordo com o artigo 133° do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) , é permitido dirigir sem o documento do carro desde que a autoridade de trânsito local tenha acesso a um sistema digital para verificar a documentação do veículo.Ainda sou obrigado a portar a CNH e o CRLV?
Posso usar o CRLV Digital?
Desde 08/05/2020, a emissão do licenciamento (CRLV-e) passou a ser digital.O CRV é de porte obrigatório?
Porte. O CRLV é de porte obrigatório, mas o CRV não. Isso significa que o primeiro precisa estar em posse do motorista sempre que ele for rodar com o veículo, seja em sua forma impressa ou digital. O segundo, apesar de ser um documento obrigatório, não precisa estar junto com ele no dia a dia.Sou obrigado a andar com documento pessoal?
Não discuta com o policial nem toque nele. Não faça ameaças ou use palavras ofensivas. Não é crime andar sem documentos, mas recusar-se a se identificar é contravenção penal. Se estiver sem documento, forneça ao policial dados que auxiliem a sua identificação.O que pode impedir a impressão do CRLV?
Entre os principais motivos que levam ao bloqueio do licenciamento estão os débitos pendentes relacionados ao veículo. Isso inclui, principalmente, o atraso do IPVA — Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.Onde devo guardar os documentos do meu carro?
O ideal é que os papéis estejam sempre em posse do motorista (na bolsa ou carteira), inclusive quando ele estiver fora do veículo. Isso evita muitos problemas caso o carro seja roubado. Perder a posse de alguma documentação sempre gera aquela dor de cabeça.Pode apresentar CRLV digital na Blitz?
Documentos digitais: quais você pode manter no seu celular para apresentar em blitz? Os documentos digitais de trânsito possuem a mesma validade jurídica do que os documentos físicos. E, apresentados pelo smartphone, são aceitos em qualquer blitz.Pode andar só com documento digital?
Outra dúvida comum é “posso dirigir com a CNH digital?”. A resposta é sim! A CNH virtual substitui a física quando o documento é exigido, como em uma blitz. Ela pode ser acessada sem o acesso à internet, já que é possível visualizá-la no modo off-line.Qual documento apresentar na Blitz?
O aplicativo Carteira Digital de Trânsito é o responsável por disponibilizar ao usuário as versões digitais da CNH e do CRLV. Esses dois documentos digitais de trânsito são imprescindíveis para apresentar à um fiscal de trânsito. O primeiro, a CNH diz respeito às condições e permissão de dirigir de um cidadão.Posso apresentar o documento do carro em PDF?
Ou se preferirem, podem emitir o CRLV e compartilhar o arquivo em PDF via WhatsApp ou e-mail quantas vezes quiser. Já no aplicativo “Carteira Digital de Trânsito” é possível compartilhar o documento com até 5 motoristas que também tenham o app.Qual a diferença entre CRV e CRLV?
A principal diferença entre eles é que o CRLV é de porte obrigatório e deve ser renovado anualmente, já o CRV é o documento de transferência e só deve ser utilizado quando o veículo for vendido ou sofrer alguma alteração física, como a mudança de cor ou até mesmo motor, por exemplo.Precisa ter um documento impresso?
Mesmo que o CRLV tenha virado digital a partir de janeiro de 2021, você não precisa imprimir o documento do veículo depois dessa data, ele não é obrigatório no formato físico.É obrigatório estar com o CRLV impresso?
No entanto, o porte do CRLV impresso será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado. Alertamos ainda que a emissão do licenciamento anual passou a ser digital.O que devo fazer se não conseguir imprimir o CRLV?
Conforme o órgão, o principal motivo para não conseguir gerar o documento são débitos pendentes do veículo. “O proprietário do veículo deve fazer a consulta e quitá-los para ter acesso ao CRLV-e. Nesse sentido, para mais orientações, o cidadão deve entrar em contato com o Detran local”, explica.O que trava o licenciamento do veículo?
Débitos (IPVA, multas etc.) impedem o licenciamento. O débito deverá ser quitado para que seja reprocessado o licenciamento e o documento CRLV-e seja emitido. Atenção: se já pagou a taxa, não é necessário pagá-la outra vez.Sou obrigado a me identificar a um policial?
Recusar-se a se identificar não é um crime, mas pode ser considerado contravenção penal (artigo 68 da Lei 3.688/1941), ou seja, uma infração menos grave que pode render multa, se você se negar a se identificar após o policial justificar o porquê pediu a identificação ou documentação.Sou obrigado a andar com o CRLV?
É obrigatório o porte do Certificado de Licenciamento Anual. Parágrafo único. O porte será dispensado quando, no momento da fiscalização, for possível ter acesso ao devido sistema informatizado para verificar se o veículo está licenciado. Na prática, então podemos dizer que o porte do CRLV passa a ser facultativo.Quais são os meus direitos numa abordagem policial?
Pelo texto, a pessoa deverá atender às ordens do policial; deixar as mãos livres e visíveis; não realizar movimentos bruscos; não tocar no policial; e manter uma distância mínima de 1 metro do agente de segurança.É necessário imprimir o CRLV digital?
CRLV digital, no aplicativo, não precisa ser impressoVale ressaltar que, caso o condutor viaje para outro país, apresentar o CRLV no aplicativo não será possível. Para isso, será obrigatório o porte da sua versão impressa —o que pode ser realizado por meio do próprio app.