💼🚫🧹 A empresa não pode obrigar um funcionário a limpar banheiro, se isso não for uma atividade típica ligada ao cargo para o qual foi contratado. Isso pode caracterizar acúmulo ou desvio de função e eventual rescisão contratual por culpa do próprio empregador.
É comum que nem toda empresa possua alguém ou uma equipe responsável pela limpeza dos banheiros. Assim, o empregador acaba designando algumas pessoas para a função. Todavia, o que eles geralmente não sabem é que a depender do caso seja necessário pagar o adicional de insalubridade.
Sou obrigado a limpar o meu ambiente de trabalho.?
Cada empregado é responsável por manter limpo e ordenado seu ambiente de trabalho, de modo que cada equipamento ou ferramenta de trabalho esteja no seu devido lugar, não haja sujeiras e nem materiais espalhados no local.
Quaisquer que seja a atividade exercida em uma empresa, seus colaboradores terão necessidades fisiológicas que precisam ser satisfeitas no período de expediente. É fundamental, para isso, oferecer banheiros adequados, tanto nos requisitos de limpeza e higienização, quanto no que se refere à segurança.
Trabalhador que limpa banheiro tem que ganhar insalubridade?
Sou obrigado a lavar o banheiro do trabalho?
💼🚫🧹 A empresa não pode obrigar um funcionário a limpar banheiro, se isso não for uma atividade típica ligada ao cargo para o qual foi contratado. Isso pode caracterizar acúmulo ou desvio de função e eventual rescisão contratual por culpa do próprio empregador.
Sugerir ou exigir qual corte, tipo ou cor de cabelo que o(a) funcionário(a) deva ter; Exigir que a roupa, sapatos ou acessórios sejam novos ou tenham determinadas marcas; e, Exigir como deve ser o aspecto do celular ou outro material de uso pessoal do(a) funcionário(a).
O ambiente do refeitório deve ser mantido limpo e higiênico, com limpeza regular do ambiente, mesas, cadeiras etc. Além disso, o espaço deve contar com lavatórios e banheiros para a higiene pessoal dos funcionários.
Ainda que não prevista expressamente no contrato, é compatível com a condição pessoal do empregado motorista profissional a realização da tarefa de limpeza interna do veículo como condição de manutenção do seu asseio (art. 456 , parágrafo único , da CLT ).
Quanto vale um processo por desvio de função? Caso a função que o trabalhador esteja exercendo - diferente daquela para qual foi contratado - preveja um salário maior, ele terá direito a receber as diferenças salariais entre o salário recebido e o salário devido.
Porém, como chefe, você não deve dizer aos funcionários quem você gosta e quem não gosta, por exemplo, o em quem confia e em quem não confia. Constantemente estamos em busca de aperfeiçoamento e, consequentemente, cargos mais altos e salários melhores. Porém, isso não deve ser revelado à sua equipe.
Horário de empregado ir ao banheiro pode ser controlado pelo patrão, diz TST. Para o Tribunal Superior do Trabalho (TST) o patrão pode regular o horário do empregado usar o banheiro, o fato não configura dano moral contra a imagem ou intimidade do trabalhador.
O desembargador também entendeu que a fixação de tempo máximo de 10 minutos para o uso do banheiro e 3 minutos para beber água, sem restrições ao número de vezes, não seria ilegal. “Em condições normais, referido tempo é suficiente para a realização das necessidades fisiológicas”, disse.
A empresa pode ter as chaves dos armários fornecidos aos empregados, entretanto, ela não poderá abrir o armário sem a expressa autorização do empregado. Mas se houver uma autorização judicial, a empresa poderá ter acesso ao conteúdo do armário.
O banheiro comercial deve ser ambientado em um lugar de fácil acesso a todos os visitantes da empresa. As sinalizações também devem ser claras e objetivas para não confundir os usuários, e o banheiro não deve ser posicionado em um corredor cheio de portas.
Em um banheiro, force a água para baixo na base da tigela, chamada de curva em U, para que haja menos água e o limpador funcione melhor. Cubra o interior do vaso sanitário e sob a borda com limpador. Use limpador em urinóis também. Use uma escova para limpar tigelas e enxágue.
A higienização mais leve deve ser feita todos os dias. Porém, pelo menos uma vez por semana, é importante e recomendado lavar todo o banheiro com água, sabão, e depois finalizar com desinfetante. Nos vidros, use espoja macia, sem aço e esteja atento aos rótulos para evitar danos ao box do banheiro.
O que é considerado um ato de humilhação no trabalho?
O Assédio moral é a humilhação sofrida por um funcionário e pode ocorrer de muitas maneiras: bronca, ameaça, espalhar boatos contra o funcionário ou mesmo tirar objetos de trabalho, como a mesa ou o telefone, para constranger. Pode ser em público, ou não.
“Se o pedido for para todos os empregados da empresa ou para todos que forem exercer determinada função, não se configura ato discriminatório e nem passível de indenização por danos morais, pois não reveste de qualquer ilegalidade" explica Sérgio Schwartsman, do Lopes da Silva Advogados.
A empresa não pode limitar o número de vezes que um funcionário vai ao banheiro durante o expediente, nem o tempo gasto por ele nesse intervalo. Apesar de não existir uma lei trabalhista específica sobre o assunto, esse é o entendimento majoritário dos tribunais superiores.
Limpar banheiros e recolher lixo sanitário de lugares públicos ou coletivos, ou seja, onde há grande circulação de pessoas, pode dar ao trabalhador o direito de receber adicional de insalubridade em grau máximo, que é 40% do salário mínimo. Essa é uma informação que nem todos sabem, inclusive muitos empregadores.
Quais os produtos de limpeza que geram insalubridade?
Produtos de limpeza de uso doméstico, como saponáceos, detergentes, água sanitária e desinfetantes, contêm concentração reduzida desses agentes. A decisão foi unânime.