Sou obrigado a limpar a loja?

A resposta é sim. O sucedâneo normativo vige no art. 2º, caput, da CLT, que dispõe que "considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Sou obrigada a limpar o banheiro da empresa?

Em posse de tudo que foi explicado, uma empresa não pode obrigar um funcionário a limpar banheiro, por exemplo, se isso não for atividade típica ligada ao cargo que foi contratado para exercer, podendo caracterizar acúmulo ou desvio de função e eventual rescisão contratual por culpa do próprio empregador.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Sou obrigado a exercer outra função no trabalho?

De modo geral, qualquer alteração no contrato de trabalho pela empresa somente pode ocorrer se houver o consentimento do empregado e se a mudança não o prejudicar. Assim, o empregador não pode exigir do empregado atividades que não estejam relacionadas à função para a qual foi contratado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em exame.com

O que é considerado desvio de função no trabalho?

O desvio de função se configura apenas pelo fato do funcionário estar realizando uma função diferente da qual ele foi contratado, mesmo que seja por curto tempo, ou que não ocorra sempre.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Como provar que houve desvio de função?

Você pode verificar se há desvio de função e, caso haja alguma suspeita sobre, juntar provas como testemunhas e e-mails ou mensagens por celular sobre as atividades que caracterizam o desvio. Após juntar essas provas, entre em contato com um advogado trabalhista para ajuizar a ação contra a empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

LIMPANDO E ORGANIZANDO A LOJA

Sou obrigado a fazer uma função que não é minha?

Sou obrigado a fazer uma função que não é minha? Você somente é obrigada a fazer a função a qual fora contratada. Se foi contratada como fiscal de caixa, e sua CTPS está assinada assim, então não faz sentido você cumprir outra função, excetuando se houver alteração contratual neste sentido.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Qual o valor de uma causa trabalhista por desvio de função?

De acordo com a CLT, se um trabalhador for desviado de sua função contratual, isto é, for solicitado a desempenhar atividades não previstas em seu contrato, o empregado tem direito a receber o valor correspondente à sua remuneração habitual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

Quais provas preciso para processar uma empresa por desvio de função?

Essas comprovações podem ser:
  • O contrato de trabalho;
  • Documentos assinados, e-mails, holerites, marcação de ponto ou qualquer prova sobre o cargo exercido;
  • Testemunhas (pessoas que confirmam o desvio de função).
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Qual o valor de uma indenização por desvio de função?

Você sabia que, quando há desvio de função, o servidor faz jus a indenização? A indenização será correspondente ao valor da diferença salarial entre os dois cargos, com juros, correção monetária e acréscimos correspondentes.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quando uma empresa pode mudar a função de um funcionário?

Segundo a legislação, nos contratos individuais de trabalho, a mudança (promoção) só é permitida quando houver consentimento mútuo entre as partes, empregador e trabalhador. Ou seja, não pode ser uma decisão unilateral, só por iniciativa do “chefe”.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

O que o empregador não pode exigir do empregado?

O que o empregador não pode exigir? Uma mudança na Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, através da inclusão do art. 442-A por meio da Lei 11.644 de 10 de março de 2008, estabeleceu que o empregador não poderá exigir, para fins de contratação, mais de 6 meses de experiência do candidato a emprego.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Sou obrigado a fazer tudo que o chefe manda?

Sou obrigado a fazer tudo que o chefe manda? A resposta é sim. O sucedâneo normativo vige no art. 2º, caput, da CLT, que dispõe que "considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econômica, admite, assalaria e dirige a prestação pessoal de serviço".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

O que é direito de recusa ao trabalho?

O que é o Direito de Recusa ao Trabalho? O Direito de Recusa ao Trabalho é um direito que o trabalhador tem para interromper ou recusar um trabalho, quando estiver exposto à uma situação de grave e iminente risco que esteja colocando a sua vida e a de outros trabalhadores ou pessoas em perigo.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em onsafety.com.br

Sou obrigado a fazer café no trabalho?

A legislação trabalhista não exige o fornecimento de alimentação para os empregados. Porém, pode ser que o instrumento coletivo de trabalho realizado pelo sindicato considere esse benefício como uma obrigação.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

Quantas vezes por dia o funcionário pode ir ao banheiro?

A empresa não pode limitar o número de vezes que um funcionário vai ao banheiro durante o expediente, nem o tempo gasto por ele nesse intervalo. Apesar de não existir uma lei trabalhista específica sobre o assunto, esse é o entendimento da Justiça. “Não é previsto em lei, mas não precisaria ser.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em costureirasbh.com.br

Quantos minutos posso ficar no banheiro do trabalho?

De acordo com o artigo 71 da CLT, quem trabalha mais de seis horas tem direito a um intervalo mínimo de uma hora. Se a jornada é inferior a seis horas, o intervalo é de no mínimo 15 minutos.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em portalinsights.com.br

O que é considerado dano moral no trabalho?

Danos morais e a CLT – Art.

Avaliando que o constrangimento no trabalho passa a ser julgado dependendo da interpretação dos fatos, o art. 223-C, elenca como dano extra patrimonial da pessoa física a honra, a imagem, a intimidade, a liberdade de ação, a autoestima, a sexualidade, a saúde, o lazer e a integridade física.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontotel.com.br

Quanto tempo é considerado desvio de função?

Na Justiça, o trabalhador em desvio de função pode requerer os direitos descumpridos pelo empregador e receber pelos últimos 5 anos, o tempo de prescrição para fazer uma reclamação trabalhista.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em sitecontabil.com.br

É crime desvio de função?

O desvio de função também é uma prática ilegal prevista no art. 5º-A da lei 6.019/74, o qual preconiza: é vedada à contratante a utilização dos trabalhadores em atividades distintas daquelas que foram objeto do contrato com a empresa prestadora de serviços".
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Quantas funções um funcionário pode ter?

Ressaltamos que não existe impedimento na Legislação que proíba o empregado de exercer mais de uma função no mesmo estabelecimento do empregador (salvo disposição expressa na convenção coletiva da categoria), podendo um trabalhador ser contratado para exercer 2 (duas) ou mais atividades e estando submetido a um só ...
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em informanet.com.br

O que é dupla função no trabalho?

O QUE É ACÚMULO DE FUNÇÃO? O acúmulo de função ocorre quando um funcionário é incumbido de efetuar mais funções do que aquelas registradas em seu contrato. Contudo, para que seja caracterizado como acúmulo de função é necessário que essa atribuição de funções diversas seja habitual.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em jusbrasil.com.br

É obrigado a fazer hora extra?

O funcionário, legalmente falando, não é obrigado a fazer hora extra se não tiver sido informado previamente pela empresa ou se o contrato individual não teve essa previsão. A exceção que torna obrigatório a realização de hora extra é em caso de força maior, onde esse direito de escolha do funcionário fica prejudicado.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em migalhas.com.br

Sou registrado em uma função e exerce outra?

Quando um trabalhador exerce atividades diferentes das que foram pactuadas no seu contrato de trabalho, ou seja, exerce uma função distinta daquela contratada, por imposição do empregador, está caracterizado o “desvio funcional”. Não existe na lei disposição que regule estritamente isso.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em clickmacae.com.br

Como ganhar uma causa de desvio de função?

O desvio de função acontece quando essas atividades, de forma contínua, não são executadas de forma previamente combinada. Dessa forma, o contratado acaba realizando atividades que seriam de outro profissional sem revisar o contrato de trabalho e sem firmar acordo com a empresa.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em pontomais.com.br

Como denunciar uma empresa por desvio de função?

O interessado terá que acessar o Canal Digital de Denúncias Trabalhistas, se identificar e inserir o maior número de informações possível para que a fiscalização do trabalho identifique corretamente o problema. Observação: Para realizar uma denúncia trabalhista não é necessário ir a uma agência do trabalho.
  Solicitação de remoção Veja a resposta completa em gov.br