Sou obrigado a pagar o dentista mesmo eu não tendo agendado consulta?
Não, segundo o Código de Ética Médica, não é permitido a cobrança por atendimentos não prestados. Então o paciente não pode ser cobrado por uma consulta que não ocorreu.
Mesmo que outros dentistas não estejam cobrando pela avaliação odontológica, a Lei 5.081/66 é clara: é proibido por lei que o cirurgião-dentista preste serviço gratuito em consultórios particulares.
As duas principais formas de pagamento aos dentistas são carteira de trabalho assinada (CLT) e pagamento por atendimento. Entretanto, antes de escolher a opção ideal para sua clínica, você precisa entender algumas coisas. A primeira decisão a tomar é quanto lucro você espera ter.
Quando o dentista é obrigado a devolver o dinheiro?
#ProfilaxiaJurídica. Quando o paciente tem um mal resultado, ou fica notoriamente insatisfeito com o tratamento ou procedimento, uma das primeiras reações de uma boa parte dos profissionais de saúde é já fazer a devolução dos honorários médicos.
Seu Direito: advogada tira dúvidas sobre direitos e deveres na área da odontologia
Em que situação posso processar um dentista?
De acordo com o Código Civil e Código de Defesa do Consumidor, o paciente pode processar o dentista por danos decorrente de tratamentos mal feitos ou indevidos e por danos morais também. Isso inclui o fato do paciente alegar que o tratamento não atingiu o resultado esperado, sentindo-se assim enganado.
Informamos que o cancelamento contratual deve ser solicitado diretamente na unidade em que possui vínculo, procure fazer uma prestação de contas, haja vista que, pela cláusula contratual existe uma quebra de contrato e por ela deve-se prestar conta, procure fazer uma negociação.
O Dentista pode cobrar um orçamento? Sim! Mas é uma escolha que você pode elaborar conforme o seu processo de trabalho. Há consultórios em que o dentista passa o orçamento, mas também há casos em que a secretária, ou pessoa que trabalha no atendimento da recepção, passa essas informações ao paciente.
O orçamento odontológico é um documento que apresenta os procedimentos, os valores e as formas de pagamento que o paciente terá que arcar para realizar um tratamento dentário. Ele é essencial para que o paciente tenha clareza sobre o que será feito, quanto custará e como poderá pagar.
Dessa forma, quem não cumpre com essa obrigação fica sujeito à cobrança judicial e, ainda, a responder a uma ação ética, que poderá resultar em penalidade disciplinar.
Você pode exercer o seu direito de arrependimento e cancelar o contrato do seu plano unilateralmente. Isso deverá ser feito no prazo de até 7 (sete) dias a partir da data de vigência do contrato. O arrependimento sem ônus está condicionado à não utilização do plano por você, contratante, ou pelos seus dependentes.
A solicitação de reembolso por atendimento odontológico deve ser acompanhada não apenas de notas fiscais e recibos, mas também de documentos originais que comprovem a necessidade prévia dos procedimentos e o cumprimento do plano de tratamento.
Cobrar ou não pela primeira consulta pode impactar significativamente a percepção dos pacientes sobre o consultório. Quando bem manejada, a cobrança pode agregar valor aos serviços oferecidos, reduzir o número de faltas e fortalecer a imagem do consultório como um espaço profissional e de alta qualidade.
É possível cobrar uma taxa de não comparecimento a consulta?
Embora isso possa parecer uma solução para compensar o tempo e os recursos perdidos, essa prática envolve considerações legais e éticas importantes. O Código de Ética Médica não proíbe explicitamente a cobrança antecipada da consulta, mas impede a cobrança por atendimento não prestado: Art. 58.
O que fazer quando não tem dinheiro para ir ao dentista?
Apoio de sindicatos. Sindicatos de categorias profissionais podem ter convênios com dentistas a baixo custo ou oferecer planos de saúde bucal aos seus sindicalizados.
O pagamento pelo paciente pode ser feito em lotéricas, caixas eletrônicos, correios ou aplicativos de bancos. Para que a clínica ou consultório odontológico possa emitir boletos é preciso ter uma conta corrente aberta em banco e ter carteira de cobrança vinculada a ela.
A complexidade do tratamento é um dos fatores que mais influenciam no preço do dentista. Isso porque é exigido do profissional mais conhecimento, além de materiais específicos, que são mais caros.
De início, já esclarecemos que a cobrança para a realização do orçamento não é proibida, contudo, o consumidor deverá ser devidamente informado sobre o valor para realizar o orçamento, de forma clara e antes da contratação - trata-se de um direito básico do consumidor (art. 6º, inc. III, CDC).
Inclusive o Código de Ética Odontológica prevê que a primeira consulta deve ser cobrada quando o paciente pode pagar por ela. O artigo 20, inciso I, diz que “oferecer serviços gratuitos a quem possa remunerá-los adequadamente” constitui infração ética.
Pode ser cobrado multa por cancelar tratamento dentário?
A cobrança de multa por cancelamento de tratamento dentário é uma ferramenta importante para proteger a clínica contra perdas financeiras. No entanto, é fundamental que essa prática seja realizada de forma legal e transparente, em conformidade com o Código de Defesa do Consumidor e os princípios da boa-fé.