Nas décadas de 1950 e 1960, os cientistas descobriram a existência de partículas ainda menores e indivisíveis, que foram batizadas de elementares (ou fundamentais), como os quarks, neutrinos e fótons. Elas são tão pequenas que não é possível nem mesmo identificar o seu real tamanho.
Físico ensina como o quark, a menor partícula do átomo, é formado. Em uma escala decrescente, a matéria é formada por moléculas, cuja composição é feita por átomos, que possuem elétrons orbitando em torno de um núcleo constituído por prótons e nêutrons.
Entre as partículas que têm alguma massa, a menor é o neutrino. “Ele pode ter 4 x 10-33 grama,”, diz o físico Cláudio Furukawa, da USP. Isso equivale a um bilionésimo de trilionésimo de trilionésimo de grama – e dá uma massa 100 milhões de vezes menor que a do próton, que tem 1,67 x 10-24 grama.
Quark, glúon, elétron e fóton estão entre as primeiras partículas fundamentais formadas no Big Bang. Da combinação de partículas de quark, ainda nos primeiros segundos de vida do universo, foram formados prótons e nêutrons, os componentes dos núcleos atômicos.
O átomo é uma partícula formada por matéria que não pode ser subdivido. Este componente é constituído por nêutrons, prótons e elétrons e tem como principal característica no estudo da química, ser a menor partícula visível existente na natureza.
Os quarks constituintes dos prótons e nêutrons são, respectivamente, u + u + d e u + d + d. Como existe diferença de carga elétrica entre prótons e nêutrons, admite-se que o quark u tenha carga fracionária + 2/3e, enquanto o quark d tenha carga -1/3e, onde e é a carga fundamental.
Cientistas descobriram novas configurações "exóticas" de quarks, as menores partículas conhecidas pela humanidade. Os quarks são as partículas subatômicas que compõem outras partículas subatômicas, conhecidas como hádrons. Os prótons e nêutrons, que compõem o núcleo dos átomos, são tipos de hádrons.
Cada quark tem uma massa de 5 a 10 MeV (milhões de elétron-Volt, a unidade de massa das partículas atômicas), mas os três quarks de cada próton ou nêutron correspondem a apenas 5 milésimos da massa de cada uma dessas partículas.
O hidrogénio-1, o mais leve isótopo de hidrogénio e o átomo com menor massa, tem um peso atómico de 1,007825 u. O valor deste número é denominado massa atómica. Um dado átomo tem uma massa atómica aproximadamente igual (± 1%) ao seu número de massa vezes a massa da unidade de massa atómica.
Algumas literaturas apontam que o elemento químico de maior raio atômico é o césio (Cs), mas não descartam a possibilidade do frâncio (Fr) possuir um maior raio atômico.
Eles são constituídos por três partes principais: prótons, nêutrons e elétrons. Pense nos prótons e nos nêutrons unidos no centro formando o “sol”, ou núcleo. E os elétrons orbitando esse núcleo, como planetas. Se os átomos já são extremamente pequenos, essas partículas subatômicas são ainda menores.
Nas décadas de 1950 e 1960, os cientistas descobriram a existência de partículas ainda menores e indivisíveis, que foram batizadas de elementares (ou fundamentais), como os quarks, neutrinos e fótons.
A menor coisa do mundo é uma partícula chamada quark. Mas, há diversos outros objetos, miniaturas, que de tão pequenos vão te surpreender. Quando falamos nas menores coisas do mundo, certamente pensamos em objetos muito pequenos, verdadeiras miniaturas.
O grande problema aqui, é que é impossível, para o olho humano, “ver” um átomo. Nosso olho só consegue “enxergar” uma única coisa: fótons. Fótons são as partículas subatômicas presentes na luz e nosso olho é capaz de captar fótons que vibram em um intervalo de frequências específicas.
A menor partícula de massa diferente de zero que conhecemos é o neutrino, disse Lincoln. Ele ressaltou, no entanto, não temos a medida exata da massa de um neutrino porque os instrumentos usados para calcular a massa das partículas fundamentais não são sensíveis o suficiente.
Os exemplos mais conhecidos de hádróns são os prótons e nêutrons, que são essenciais para a estabilidade dos átomos. Prótons têm dois quarks up e um quark down, enquanto nêutrons têm um quark up e dois quarks down.
Sua existência foi prevista em 1964 pelos físicos teóricos George Zweig e Murray Gell-Mann, os primeiros a conceberem a ideia de que várias das dezenas de partículas observadas nos aceleradores da época, incluindo os prótons e os nêutrons, seriam feitas de duplas ou trios de quarks.
Átomos: uma parte muito pequena da matéria. Os átomos são divididos em prótons, nêutrons e elétrons. A junção desses átomos forma a matéria em seus estados sólidos, líquidos e gasosos. Molécula: a molécula é uma junção de átomos.
Em 1806, na tentativa de explicar algumas leis que envolviam massas de substancias químicas, o químico inglês, John Dalton (1766 – 1844) propôs uma teoria atômica que pode ser resumida: A matéria é formada por átomos.