Nos casos em que é causado por epididimite e por varicocele, por exemplo, o uso de alguns medicamentos já é suficiente para controlar e eliminar os nódulos no testículo. Já nos casos de hidrocele e torção nos testículos, pequenos procedimentos cirúrgicos podem tratar os nódulos nos testículos.
A primeira coisa que deve ser feita ao se identificar um nódulo no testículo é procurar um médico. Idealmente o urologista deve ser o especialista a ser consultado. Descartar um tumor no testículo é extremamente importante nesta situação, pois este é um tipo de tumor de crescimento acelerado.
A bolsa escrotal, um órgão par, também conhecido como escroto ou saco escrotal, é uma bolsa de pele que se localiza abaixo do pênis. No interior dessa bolsa encontramos as gônadas masculinas, mais conhecidas como testículos.
Que características de um CAROÇO NO TESTÍCULO faz pensar na possibilidade de ser um câncer?
Estou com uma bolinha no saco?
O caroço no testículo pode surgir devido ao acúmulo de líquidos ou sangue junto ao testículo, como no caso da hidrocele ou varicocele, sendo um sintoma relativamente comum que pode surgir em homens de qualquer idade, desde crianças até idosos, mas também pode surgir devido a torção no testículo ou até câncer.
O aparecimento de um nódulo duro e, geralmente, indolor, pode ser indício da doença, devendo ser imediatamente investigado. Além disso, certas vezes a região se apresenta inchada e dolorida, semelhante ao que ocorre em quadros de orquiepididimite (inflamação dos testículos e dos epidídimos).
Quais são os primeiros sinais? A maioria das mulheres não apresenta sintomas, principalmente se forem cistos pequenos, de 2 ou 3cm. Caso os cistos cresçam, existem alguns sintomas associados, como dor na barriga, aumento do volume abdominal, problemas urinários e intestinais, com dificuldade para evacuar.
A hidrocele testicular é uma alteração no tamanho dos testículos caracterizada por grande aumento de volume e pode atrapalhar de diferentes modos à qualidade de vida do paciente ou até mesmo no desenvolvimento de seus órgãos sexuais, caso afete os bebês recém-nascidos.
Se posicione em pé na frente de um espelho e veja se visualiza alguma alteração em alto-relevo na pele da região; Com as mãos, examine cada testículo colocando cada um deles entre os dedos indicador, médio e o polegar. Um deles pode parecer maior do que o outro, isso é normal.
Entre as principais causas de nódulo no testículo, podemos destacar: hidrocele (bolsas de líquido que surgem nos testículos e são mais comuns em bebês e em homens de 40 anos); varicocele (inchaço e dilatação das veias e artérias presentes no interior dos testículos); epididimite (inflamação do epidídimo);
Na maioria dos casos de câncer de testículo, os homens têm um nódulo em um dos testículos ou podem perceber o testículo aumentado ou inchado. Às vezes, o nódulo provoca dor, mas na maioria das vezes não é doloroso. Os homens com câncer de testículo podem notar uma sensação de peso ou dor abdominal ou no escroto.
O testículo retrátil é muito comum na infância devido ao desenvolvimento dos músculos abdominais, mas pode ocorrer durante a idade adulta, causado por climas frios, situações de perigo ou ainda devido ao cordão espermático curto, por exemplo.
Este é um problema resultante da existência de um ponto fraco na musculatura inferior do abdômen, por onde o conteúdo interno acaba atravessando a região muscular e se projeta em direção à pele. Quando este estufamento progride em direção a região testicular, a alteração recebe o nome de hérnia escrotal.
É normal um testículo ser ligeiramente maior do que o outro. Cada testículo normal tem um pequeno tubo espiral chamado de epidídimo, que pode parecer uma pequena protuberância no lado externo superior ou parte média do testículo.
Em geral, cistos desse tipo são benignos, sem sintomas, não causam grandes problemas e podem ser detectados por exames de imagem. Podem causar dor em caso de tamanho elevado, além de febre em caso de infecção. A possibilidade de surgimento de cisto renal aumenta conforme a idade avança.
O lipoma é um tumor benigno que pode surgir na pele, cabeça, pescoço, tronco, membros etc. Trata-se, basicamente, de uma bolinha formada por uma película fibrosa que em seu interior possui células de gordura e outros detritos de atividade do organismo.
Normalmente o cisto é indolor, mas quando cresce exageradamente e comprime nervos cutâneos adjacentes pode provocar dor. Outra explicação possível é que a doença articular que desencadeou a formação do cisto pode se manifestar por dor. É necessário investigação clínica para poder responder precisamente sua pergunta.
Além de observar a presença de caroços, o câncer de testículo apresenta outros sinais e sintomas que pedem atenção, como: alterações no tamanho (aumento ou diminuição), forma e textura dos testículos; endurecimento; sensação de peso nos testículos; dor difusa na parte baixa do abdômen; sangue na urina e sensibilidade ...
Como saber se tem algo de errado com os testículos?
Presença de uma massa ou caroço duro no testículo; Dor na região inferior da barriga ou virilha; Presença de sangue no escroto; Dor ou desconforto no testículo ou escroto.
Cistos epidímicos são muito comuns e muitas vezes aparecem sem motivo. Cistos epidímicos não são perigosos e geralmente não são um sinal de nenhum problema sério. No entanto, às vezes eles podem crescer e se tornar desconfortáveis ou incômodos.
Os caroços nos testículos podem ocorrer em todas as fases da vida. Quando surgem, podem significar cistos, hidrocele (um acúmulo de fluídos) ou até mesmo o crescimento anormal de células no órgão, que pode representar um tumor no testículo.
2 – Se posicione na frente de um espelho, e em pé veja se visualiza alguma alteração em alto-relevo na pele da região; 3 – Com as duas mãos, examine cada testículo colocando cada um deles entre os dedos indicador, médio e o polegar. Um deles pode parecer maior do que o outro, isso é normal.