O vulcão Puyehue, localizado em território chileno, que entrou em erupção no início de junho 2011, voltou a lançar material particulado (cinzas) afetando as condições de visibilidade e principalmente o tráfego aéreo em Santa Catarina nesta semana.
Está situado no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro e domina toda a Baía Sul. Cercado de lendas, estima-se que tenha sido um vulcão a 590 milhões de anos atrás. O Cambirela é bastante procurado por praticantes de trilhas que desejam subir ao topo em busca da aventura e da vista única do cume da montanha.
O Brasil não possui vulcões ativos que estejam atualmente em erupção. No entanto, isso não significa que o país seja completamente desprovido de atividade vulcânica. Embora o Brasil não tenha vulcões ativos no momento, sua história geológica indica que houve atividade vulcânica no passado.
Na sexta-feira (24), os moradores de Porto Alegre e Santa Maria já haviam relatado cinzas no céu do Rio Grande do Sul. O vulcão Calbuco, que está em atividade desde quarta-feira (22), já entrou em erupção duas vezes, expelindo colunas de fumaça e cinzas a vários quilômetros de altura.
Não. O Brasil, segundo os pesquisadores, tem vários sistemas vulcânicos no seu passado, mas todos estão extintos. "Na placa sul-americana não. Existem áreas do planeta que sim, mas não na placa sul-americana, mas isso em uma escala de milhões de anos", enfatiza o professor Machado.
Vulcão em Floripa: a história por trás de resquícios vulcânicos no Sul da Capital
Onde fica o vulcão adormecido no Brasil?
Localizado a cerca de 140km da costa do Rio Grande do Norte, no extremo nordeste do país, o pico do Cabugi é o único dos vários vulcões inativos que mantém sua forma intacta e seu nome se tornou mais conhecido no país atualmente por conta dessa reivindicação histórica.
O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.
"O sul do país, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, é um pouco mais comum porque são praias mais abertas e também as cidades e os eventos meteorológicos são maiores, como os ventos", completou.
Com uma idade estimada em 200 mil anos, o vulcão Paredão, localizado na Ilha de Trindade, no Espírito Santo, foi considerado um exemplo recente da atividade vulcânica no Brasil. Mesmo com o desgaste do tempo, das chuvas e dos ventos, o vulcão é o único que mantém uma parte da estrutura preservada.
Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.
Especialistas, no entanto, negam o risco de atividade vulcânica na região. Segundo a geóloga Marcela Lobato, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), o vulcão "não está adormecido, ele não vai acordar. Ele já existiu há muitos anos.
Quanto tempo o vulcão de Nova Iguaçu está dormindo?
A hipótese foi rapidamente descartada por geólogos, que afirmam não haver mais possibilidade de erupção no local, já sem atividade magmática há milhões de anos. "O vulcão de Nova Iguaçu, ele não está adormecido, ele não vai acordar. Ele já existiu há muitos anos.
Do ponto de vista geológico, a ilha de Santa Catarina é constituída por maciços rochosos formados por migmatitos do Complexo Águas Mornas, por granitos São Pedro de Alcântara e Ilha e por rochas plutono-vulcânicas ácidas que compõem a Suíte Plutono-Vulcânica Cambirela, seccionados por diques básicos, ácidos e ...
Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.
Diversos historiadores e pesquisadores afirmam que o pico do Cabugi, o único vulcão extinto no Brasil que conserva sua forma original, foi o ponto no qual os primeiros portugueses que chegaram ao país avistaram em 1500, um fato que por séculos é atribuído ao Monte Pascoal, na Bahia.
É encontrado, especialmente, na região Sul, oeste do Estado de São Paulo, Mato Grosso do Sul, sul de Minas Gerais e Goiás. A terra roxa é resultado da decomposição de rochas compostas de basalto, que tem origem vulcânica. Isso prova que em um passado remoto já houve derramamento de lavas nas áreas citadas.
No Havaí, está localizado o maior vulcão ativo do mundo, o Mauna Loa. Com encostas largas e arredondadas, esta colossal estrutura geológica abrange uma área de mais de 5 mil quilômetros quadrados no arquipélago dos Estados Unidos.
Poços de Caldas é conhecida nacionalmente por se encontrar na cratera de um vulcão que, para delírio dos mais afoitos, pode entrar em erupção a qualquer momento. Mas isso não passa de lenda. Segundo o engenheiro de minas, Resk Frayha, ex-prefeito de Poços, a cidade se encontra em uma região de origem vulcânica.
19 de novembro de 2009: praia do Pântano do Sul, em Florianópolis; 16 de outubro de 2016: praia do Morro dos Conventos, em Araranguá; 29 de outubro de 2019: praia da Guarda do Embaú, em Palhoça; 11 de novembro de 2023: praia do Cardoso, em Laguna.
“Pode acontecer a qualquer momento”, afirmou Novaes. “Pode ser daqui a pouco ou daqui a séculos, mas que vai acontecer um dia vai.” O pesquisador explicou que o tsunami seria causado por deslizamentos de enormes pedaços de rochas que se desprenderiam devido aos tremores resultantes da erupção e adentrariam o oceano.
A última manifestação vulcânica ocorreu há milhões de anos em região afastada do continente, onde hoje fica o arquipélago de Fernando de Noronha – distante 545 quilômetros da costa e 2,5 mil quilômetros de Ribeirão Preto.
Foi possível observar que a região amazônica possui três eventos vulcânicos importantes: um mais antigo, há cerca de 2 bilhões de anos; outro de idade aproximada há 1,88 bilhão, e o mais recente, com idade próxima de 1,78 bilhão de anos.