Entre os diferentes tipos de linguiça, a mais saudável é a que é feita a partir do frango. Em comparação, o frango é mais saudável que a carne suína, apresentando menos gorduras, mas mesmo assim necessita de temperos para o seu preparo, como o sal.
“É interessante sempre buscarmos as linguiças feitas a partir de cortes mais magros, como frango ou pernil e com temperos naturais, além disso, quanto menos aditivos químicos, melhor é o alimento para a saúde”, explica a nutróloga.
A linguiça toscana é escolha sempre certeira para o churrasco. De fácil preparo e com uma quantidade de gordura que garante a suculência da carne assada na brasa, ela costuma agradar a gregos e troianos. O valor mais acessível em comparação às demais carnes do mercado também conta pontos.
A calabresa e a toscana são curadas e possuem aditivos que aumentam seu tempo de conservação. O consumo excessivo pode elevar a pressão arterial e aumentar o risco de doenças cardiovasculares devido ao alto teor de sódio e gordura saturada.
Conclusões. De acordo com os resultados do gráfico, podemos concluir que: - A salsicha de peru obteve o melhor resultado entre os embutidos, pois obteve o menor teor de colesterol e gordura saturada.
Muito tradicional, a Linguiça de Lombo é produzida com os melhores cortes suínos. Tem pouca gordura e sabor bem suave. Uma opção magra, ideal para o acompanhamento de uma refeição balanceada no dia a dia.
Pode comer linguiça toda semana? Dependendo do estado de saúde e das restrições alimentares individuais, dá, sim, para consumir o alimento com moderação.
As linguiças foram adquiridas* na manhã do teste, em supermercados da capital paulista. E foram avaliadas pelos especialistas a partir de critérios como aparência, aroma, textura e sabor. E a campeã foi a linguiça calabresa da Sadia.
Em primeiro lugar ficou a marca Perdigão (R$ 18,50, embalagem com aproximadamente 530 g), a campeã é considerada muito saborosa e suculenta, além de apresentar uma ótima aparência e moagem. É um produto bem equilibrado no sal, além de ter uma gordura média e textura agradável.
A receita de Linguiça de Frango no Paiol, criação do mineiro Diego César Lara, venceu o concurso A Melhor Linguiça do Brasil, do Mais Você. Ele ganhou o troféu e o prêmio de R$ 10 mil.
Ela faz parte do grupo de alimentos que possuem um alto poder inflamatório, podendo originar alergias e problemas no estômago. A calabresa é um produto embutido rico em gorduras saturadas e que pode provocar uma alta nos níveis de colesterol ruim, o LDL, fazendo com que ocorra o bloqueio nas artérias do coração.
A matéria de Chris Campos revela que especialistas convidados pelo Paladar elegeram a linguiça toscana da Perdigão como a vencedora entre outras 10 marcas avaliadas no teste.
Baseado nos números e em estudos, o peito de peru ganha como o menos nocivo à saúde, enquanto o salame e a salsicha estão no topo da lista dos mais calóricos e ricos em gordura. Mas lembrem-se, pessoal, equilíbrio é tudo! Consulte sempre um nutricionista para ajustes na dieta.
Procure as linguiças feitas a partir de cortes mais magros, como frango ou pernil e com mais temperos naturais, que agregam sabor sem necessariamente ter muito sal.
A Linguiça sem cubos de gordura Sadia é uma opção versátil e pode ser consumida em diversos horários, seja em sanduíches, como ingrediente em preparações culinárias ou como acompanhamento de refeições.
As linguiças vão fritando na própria gordura, quando parecer que elas estão grudando, coloco um pouco de água (cerca de 50ml) na panela e mexo que elas vão desgrudar fácil. Vou fazendo isso até elas ficarem tostadinhas.
É verdade que a salsicha demora 32 anos para sair do corpo?
Portanto, a ideia de que a salsicha leva décadas para ser excretada do corpo é infundada, mas a preocupação com o consumo de nitritos em embutidos é bem fundamentada. Por isso, podemos afirmar que a alegação de que a salsicha demora 32 anos para sair do organismo humano é um mito sem embasamento científico.
Em resumo, a resposta para a sua dúvida sobre qual linguiça tem menos gordura é, definitivamente, a variedade de frango. Todavia, ainda assim é considerado um alimento gorduroso e deve ser consumido com moderação, como mencionamos acima.
"O presunto e demais embutidos não recomendamos que sejam consumidos com frequência. Estudos demonstram que consumir frequentemente alimentos que tenham essa característica de alto teor de gorduras e sal, aumenta o risco de doenças crônicas, doenças cardiovasculares e, até mesmo, câncer", adverte.
Os cereais como aveia, quinoa, milho, amaranto, arroz, centeio e trigo são alimentos que substituem a carne de forma eficiente. São boas fontes de proteína e de vitaminas do complexo B, além de ferro e fibras. O consumo diário fornece energia, colaborando para manter o corpo e a mente saudáveis durante todo o dia.
Existe um presunto mais saudável? Os especialistas se dividiram na hora de selecionar o mais saudável, mas o tipo tradicional e o parma foram os mais bem avaliados. Enquanto o primeiro tem menos sódio, mas muitos aditivos, o segundo tem muito sódio e é mais natural.