Sim, existe ar-condicionado Split de 110v (ou 127v), porém não são tão fáceis de encontrar. Além do Split, também é possível encontrar modelos de janela e portáteis nessa voltagem. É importante destacar que, apesar de ser comum falar em '110v', o Brasil possui apenas duas opções de tensão: 127 volts e 220 volts.
O que é ar-condicionado Split 110v? Como você já viu, o ar-condicionado Split 110v é um modelo que tem duas partes, daí uma fica dentro de casa e a outra vai pro lado de fora! Ele é assim porque enquanto uma parte tira o ar quente do cômodo, a outra devolve ele fresquinho pra gelar o ambiente na temperatura escolhida.
Isso acontece porque grande parte do Brasil conta com tensão de 220v, o que influencia no processo de fabricação das empresas – que acabam optando por não produzir mais tantos modelos de ar-condicionado 110v. Existe uma crença de que os ares-condicionados 220v são mais econômicos, mas isso não é bem verdade.
Os aparelhos de ar-condicionado 110V, bivolt e autovolt existem, mas são mais difíceis de serem encontrados. Isso acontece pois, fabricar e comercializar esse modelo de equipamento tem um custo muito alto.
MELHOR AR CONDICIONADO SPLIT INVERTER DE 127V (110 VOLTS). FUJA DO TRANSFORMADOR!
Qual ar-condicionado é mais econômico, 110 ou 220?
De uma forma geral, os aparelhos mais antigos consomem mais energia por terem peças de tecnologia ultrapassada. Um modo simples de observar a economia dos aparelhos modernos é verificar o selo PROCEL de eficiência energética. Todo mundo, um dia, escutou que ar-condicionado em 220v é mais econômico que em 110v.
Tem como transformar ar-condicionado 220v em 110V?
Posso utilizar um transformador no ar-condicionado? Se o seu aparelho for de 220v e a sua rede de 110v, ele não sofrerá sobrecarga, já que a voltagem da rede é apenas a metade do que esse equipamento precisa para funcionar. Entretanto, isso não é recomendável, já que dessa forma ele não vai funcionar corretamente.
Para aqueles que já passaram pelo processo de compra e instalação de aparelhos de ar-condicionado, não deve ser novidade afirmarmos que a grande maioria dos equipamentos encontrados no mercado são 220v. Isso acontece porque os fabricantes preferem utilizar a fiação 220v, que é mais fina e mais barata.
Qual a diferença entre o ar-condicionado 110V ou 220V? A diferença está na tensão elétrica do equipamento, mas o consumo de energia é o mesmo. Mas atenção, como a tensão 110V é mais fraca que o 220V, ao ligar um ar-condicionado 110V em uma tomada no 220V, você corre um grande risco de queimar ou danificar o aparelho.
O que acontece se eu ligar um ar-condicionado 220V em 110V?
Dá para usar ar condicionado 220V em tensão 110V? Na verdade, não tem riscos em utilizar seu ar condicionado 220V em uma rede elétrica 127V. Ao contrário do que provavelmente aconteceria caso você instalasse um aparelho 127V em uma rede 220V, ele não vai queimar ou estragar.
O aparelho de ar-condicionado WindFree PowerVolt, da Samsung, foi lançado nas potências de 9.000 BTU e 12.000 BTU, ambos com o ciclo Frio. E para ressaltar, o WindFree PowerVolt é o único modelo de ar-condicionado Bivolt do mercado, e você pode encontrar essa novidade para a sua casa aqui na Frigelar!
Geralmente, os aparelhos de ar condicionado possuem uma alimentação de 220v. Sendo assim, sua rede elétrica deve suportar esse tipo de alimentação para que o aparelho funcione. Se esse não for o caso, corre-se o risco de que o aparelho não trabalhe corretamente ou, até mesmo, que ele queime.
Sim, existe ar-condicionado Split de 110v (ou 127v), porém não são tão fáceis de encontrar. Além do Split, também é possível encontrar modelos de janela e portáteis nessa voltagem. É importante destacar que, apesar de ser comum falar em '110v', o Brasil possui apenas duas opções de tensão: 127 volts e 220 volts.
Por que é tão difícil de encontrar? É verdade que o ar-condicionado 220V domina o mercado. Isso porque a demanda por esse modelo é maior, o que faz com que alguns fabricantes optem por não produzirem o de 100V. Além disso, há uma crença de que os aparelhos de 220V são mais econômicos do que os de 110V.
Porque ar-condicionado 110 é mais caro? Um dos motivos para o ar-condicionado 110V ser mais caro do que o de 220V é a demanda de mercado. Em muitas áreas do Brasil, a infraestrutura elétrica é predominantemente 220V, fazendo com que aparelhos de 110V sejam menos comuns e, assim, tenham um preço elevado.
Para descobrir o tipo de fase da rede elétrica de sua residência ou estabelecimento, você pode consultar a concessionária de energia da região ou utilizar um multímetro/chave de teste.
Se você ligar um aparelho de 110V numa tomada 220V, ele vai queimar por entrar em contato com uma tensão muito maior do que ele suporta. Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.
Muita gente prefere adicionar um transformador na ligação do ar-condicionado com a energia elétrica. Para quem não conhece, um transformador consegue alterar a voltagem de uma tomada.
O consumo nos fios depende da voltagem do aparelho. Se o aparelho funcionar a 110V, os fios gastarão quatro vezes mais energia do que se ele trabalhar a 220V. “Digamos que os fios gastem 10% da energia consumida por um chuveiro de 220V, os mesmos fios gastarão 40% da energia consumida por um chuveiro de 110V.
Resumindo, a ideia de que 220vé mais econômico não passa de ilusão. A economia será a mesma em ambos os casos acima, pois a voltagem não interfere no consumo de energia.
O LG Dual Inverter Voice é a nossa indicação de ar-condicionado mais econômico para comprar em 2024. O modelo está entre os melhores do ano e entrega funcionamento eficiente e tem ciclo frio ou quente/frio.