O bisfenol A é um composto usado na fabricação de plásticos para dar resistência ao material (copos, garrafas, potes, mamadeiras, pratinhos, etc) , estando presente também no revestimento interno de latas de alumínio.
Os produtos plásticos mais utilizados e que contêm bisfenol são os utensílios de cozinha como mamadeiras, pratos e recipientes de plástico, estando presentes também em CDs, utensílios médicos, brinquedos e eletrodomésticos.
Se for utilizar recipientes de plástico, nunca utilize os marcados com o número de reciclagem 3 e 7 (que aparece no fundo dentro de um triângulo de reciclagem), pois significa que muito provavelmente tem bisfenol A. Os marcados com os números 1, 2, 4 e 5 não contêm BPA, mas não estão livres de outros produtos químicos.
Os produtos Tupperware® são livres de Bisfenol-A (BPA-Free)?
Apesar de o BPA ser uma substância aprovada para uso em produtos de contato com alimentos, menos de 10% dos produtos da Tupperware® o possuem em sua composição.
Essas podem conter BPA. Sempre que possível, dê preferência a recipientes de vidro; Sempre use mamadeiras e utensílios de vidro para os bebês; Jamais esquente ou leve ao freezer bebidas e alimentos acondicionados no plástico.
GARRAFAS PLÁSTICAS SÃO CANCERÍGENAS? - DR. BACTÉRIA
Tem BPA no silicone?
O silicone atóxico é conhecido por suas propriedades únicas que o tornam uma escolha segura para o uso em utensílios de cozinha, pois sua composição é livre de substâncias tóxicas, como o bisfenol-A (BPA) e ftalatos, substâncias químicas comuns nos materiais plásticos.
O polipropileno é um dos plásticos que não faz mal à saúde.
Isso ocorre por ele ser o único composto que é livre de BPA, um composto usado na fabricação de policarbonato. A ausência do BPA faz com que o polipropileno seja mais seguro para o ato de acondicionar alimentos.
De toda a grande variedade de produtos Tupperware ao redor do mundo, menos de 10% são feitos de policarbonato. O grupo de Pesquisa e Desenvolvimento da Tupperware descobriu que o policarbonato é responsável pela alta qualidade e maior durabilidade dos produtos para nossos consumidores.
O material utilizado na fabricação dos produtos Tupperware®,: polietileno, polipropileno, policarbonato, entre outros, oque ocasiona a sua durabilidade, qualidade e proporciona a segurança no manuseio, por ter um acabamento perfeito, sempre pensando no consumidor.
Como identificar o BPA nas embalagens? Atualmente, para que o consumidor possa identificar que a embalagem plástica possui em sua composição BPA, deve se atentar à classificação para reciclagem dessa substância. A presença do nº 7 ou nº 3 no rótulo da a embalagem pode indicar que ela contém BPA.
Procure por este símbolo ➡♷. Ele Indica que é BPA free! . Mas por que se preocupar com isso? . BPA free é a sigla que indica que o produto está livre de Bisfenol A, um composto utilizado para fabricar policarbonato. .
Substâncias danosas como bisfenol A (BPA) não são usadas em garrafas PET e tampinhas ou em embalagens plásticas usadas em produtos de cuidado pessoal e de casa. Há quantidades muito pequenas de acetaldeído presentes em garrafas PET.
Esse composto está presente em recipientes de alimentos e bebidas, como mamadeiras, embalagens plásticas e copos infantis. Além disso, pode ser encontrado no revestimento interno de enlatados, garrafas reutilizáveis de água (do tipo squeeze) e garrafões de água mineral.
Até 65°C a remoção de BPA foi satisfatória, com 79% de degradação. Porém em temperaturas maiores, devido à provável desnaturação parcial da enzima, a degradação de BPA foi diminuída.
Uma das grandes vantagens da Garrafa Tupperware Eco Tupper Plus 310ml é que ela é reutilizável, o que contribui para a redução do consumo de plástico descartável e, consequentemente, para a preservação do meio ambiente. Além disso, ela é livre de BPA, um componente químico que pode ser prejudicial à saúde.
O polipropileno (PP) é o material plástico que compõe a Tupperware, xícaras de e garrafas. Embora seja raramente aceito para reciclagem em comparação com outros materiais, ele pode ser usado para itens duráveis, como raspadores de gelo.
Além destas vantagens, as garrafas são ecológicas, produzidas com polipropileno, o qual é extremamente sustentável, sendo 100% reciclável e apresenta baixa emissão de gases de efeito estufa na atmosfera durante o transporte ou produção, assim como no uso do dia a dia.
O BPA é liberado gradualmente do plástico com o passar do tempo. Mas o aquecimento, resfriamento ou contato com algum alimento de pH ácido acelera a liberação deste composto, que passa para a comida e entra em nosso corpo.
A Tupperware anunciou que pode fechar as portas em breve por problemas financeiros. A empresa alegou que só continuará operando se conseguir acesso rápido a novas linhas de crédito, em um reflexo claro da deterioração dos ambiente de juros nos Estados Unidos.
Portanto, todos os produtos comercializados pela empresa são BPA Free, o que significa que são feitos de maneira 100% livre do Bisfenol A e que ainda que aquecidos não vão liberar de forma alguma este componente químico.
São Paulo - O Bisfenol A é um composto usado na fabricação de plásticos e revestimentos de outros materiais. Conforme mostram pesquisa, a presença desse químico no organismo humano pode causar anomalias hormonais e outras doenças, como o câncer.
Qual tipo de plástico é tóxico? De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, existem três substâncias que se destacam pelo alto poder de causar danos à saúde humana: Bisfenol-A ou BPA, os ftalatos e o estireno.
As embalagens plásticas mais “perigosas” são aquelas onde encontramos o número 7 ou 3 escritos dentro do símbolo da reciclagem. Eles indicam que a embalagem contém o BPA na sua composição.