A espécie Crimson tem casca roxa-escura, formato ovalado e sabor doce e adocicado. É rica em antocianina, um composto que contribui para a prevenção de doenças cardíacas e a proteção contra o câncer.
As uvas Crimsom (roxas) ainda têm na casca o resveratrol, substância que a videira produz para protegê-las do calor, da umidade e de doenças que atingem a plantação. No organismo humano, esse composto também tem efeito protetor, devido a suas propriedades antiagregação plaquetária e redutora de triglicerídeos.
Segundo especialistas, a uva roxa é mais rica em antioxidantes. As uvas, tanto as roxas quanto as verdes, são ricas em nutrientes, fibras e vitaminas como a vitamina a, c, e, k, minerais como potássio, ferro e cálcio.
A uva Thompson é uma importante fonte de vitaminas e sais minerais. Nela, você encontra compostos fundamentais para a nossa saúde e composição física e hormonal, sendo uma importante fonte alimentar. Esse são os principais benefícios da uva Thompson, parte importante para que se garanta toda a sua ação.
Descrição. A uva Thompson é conhecida porque não tem caroço. A uva Thompson é rica em vitamina C e todas do complexo B, proteínas, carboidratos, iodo, fósforo e flavonoides.
A uva é rica em fibras insolúveis e o consumo exagerado desse tipo de substância pode resultar em problemas. Como ela acaba “soltando” o intestino, a ingestão maior do que o necessário pode acarretar em uma diarreia. É por isso também que o suco de uva não é indicado para quem está com esse problema.
Além de ser benéfico ao sono por possuir melatonina natural, o suco de uva 100% ajuda no emagrecimento. Por isso, criar o hábito de beber um copo antes de dormir contribui para a queima de gordura do corpo durante o sono.
A uva moscatel, também conhecida como moscato, naturalmente conta com um elevado teor de açúcar. Por esse motivo, esse grupo de frutas é bastante utilizado para vinhos de sobremesa e espumantes.
A roxa contém resveratrol, um antioxidante importante para combater os radicais livres do organismo. Ela ainda tem vitaminas A, C, E e K e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.
Uva verde é um dos tipos mais populares no Brasil. Entre as mais conhecidas estão Itália, que possui sementes e uma polpa mais durinha, e a Thompson, uma versão com a mesma coloração, mas sem sementes e com polpa mais docinha.
O suco natural da fruta ajuda no bom funcionamento do sistema digestório. Além disso, as uvas roxas são ricas em fibras, incluindo suas cascas e sementes, podendo evitar a prisão de ventre ao atuar como uma espécie de laxante.
A nutricionista explica que é possível superar o desconforto com tranquilidade ingerindo frutas e folhosas que têm ação de limpeza dos excessos no organismo como, por exemplo, maçã, laranja, abacaxi, melão, tomate, beterraba, limão, mamão. Entre as folhosas, o agrião, a couve e todas as folhas verdes escuras.
Uva Rubi é uma variedade de uva de mesa (considerada uva fina). Seus cachos são formados por bagos grandes e carnudos com sementes, de diferentes colorações conforme suas variedades. É uma das uvas finas mais plantadas no Brasil, por ser resistente ao transporte e armazenamento.
As uvas sem semente foram criadas a partir de cruzamentos genéticos e surgem de duas formas: a partir da partenocarpia (produção de frutos que se formam sem fecundação) e da estenoespermocarpia (frutos nascem sem semente em razão do “aborto” embrionário após a fertilização).
Também conhecida como 'Sultanina', 'Sultana' e 'Kishmish', a uva Thompson Seedless é considerada a mais importante uva naturalmente sem sementes no mundo. Além de branca e roxa, ela também tem uma variedade rosada com um sabor mais equilibrado, mas igualmente adocicada.
Docinha, a uva vermelha sem sementes se destaca por sua coloração e benefícios à saúde. Rica em vários nutrientes como vitamina C, carboidratos e minerais, é um alimento que auxilia na saúde dos ossos e na manutenção de um bom fluxo sanguíneo. Em sua casca, há mais polifenol que na uva verde.