O SUS, como parte de seu compromisso com a saúde pública, fornece colírios essenciais para o tratamento do glaucoma gratuitamente em suas unidades de saúde.
É necessário ainda contar com a receita médica assinada por um oftalmologista do SUS, na qual devem constar os nomes dos colírios e a forma de tratamento. Se você ainda não foi atendido por um oftalmologista do SUS, se informe no posto de saúde mais próximo e agende sua consulta.
Alguns exemplos de colírios combinados para o glaucoma são o Cosopt, Combigan ou Simbrinza, por exemplo. Efeitos colaterais: esses colírios podem ter efeitos colaterais que variam de acordo com a combinação de princípios ativos.
Como conseguir fazer a cirurgia de glaucoma pelo SUS?
Para realizar a prevenção, o diagnóstico e o tratamento, o paciente deve ir até a Unidade de Saúde (UBS) de sua referência, realizar uma consulta com um médico clínico geral e este, de acordo com a necessidade, encaminha para o oftalmologista.
Então, se a pessoa com diagnóstico de glaucoma, em grau que afete a visão, apresentar dificuldades para a vida cotidiana e sendo a família de baixa renda, é possível o recebimento mensal de um salário mínimo por meio do benefício assistencial BPC/LOAS.
Dietas ricas em carboidratos simples, como pão, batata, arroz e massas, podem aumentar o nível de insulina no sangue. Como resultado, a pressão arterial e a pressão intraocular também podem aumentar, contribuindo para o desenvolvimento e piora do glaucoma.
“Já para os pacientes com glaucoma moderado, a recomendação é fazer os óculos em óticas que ofereçam garantia para as lentes. Desta forma, é possível testar as lentes multifocais e, no caso de não conseguir se adaptar a elas, trocá-las por lentes comuns, sem custos adicionais”, aponta a oftalmologista.
MedSUS: Conheça o aplicativo que informa quais remédios estão disponíveis no SUS. O aplicativo MedSUS, de informações sobre todos os medicamentos disponíveis na assistência farmacêutica do Sistema Único de Saúde (SUS), já pode ser baixado pela população via plataformas de distribuição digital para IOS ou Android.
Colinérgicos (mióticos) É o tipo de colírio mais indicado para o tratamento de glaucoma de ângulo fechado, que costuma ser urgente e promove maiores danos ao nervo óptico em pouco tempo. A atuação ocorre diretamente nos músculos oculares, desobstruindo o canal de drenagem dos olhos em pouco tempo.
Tanto que o olho seco afeta a maioria dos pacientes com a doença. Por isso, com a devida prescrição médica, quem tem glaucoma deve usar colírios lubrificantes, de preferência sem conservantes, para melhorar os sintomas como coceira e vermelhidão ocular.
Caso não seja tratado, quem vive com glaucoma pode começar a perder a visão periférica, ou seja, quando olha para a frente, enxerga nitidamente os objetos distantes, mas não vê o que está nas laterais, como se o olho estivesse observando através de um tubo.
A cirurgia de glaucoma é indicada para pacientes em que o tratamento com colírios e outros medicamentos não é suficiente para tratar o glaucoma de maneira satisfatória. Trata-se de um procedimento que possui o objetivo de melhorar o escoamento do humor aquoso e diminuir a pressão intraocular.
Sedentarismo. O sedentarismo é um importante fator de risco para a evolução do glaucoma em pacientes que já são portadores da doença. Isso porque, a falta de atividade regular contribui para o aumento da pressão intraocular e para o surgimento de doenças subjacentes, como hipertensão e diabetes.
Quem tem glaucoma pode ficar muito tempo no celular?
“Na presença do glaucoma, o campo de visão pode já estar mais restrito. Ao dividirmos a atenção com o celular, dependemos ainda mais da visão periférica, que é justamente a mais afetada pela doença, por isso o paciente nunca deve utilizar o telefone ao volante”, reforça Nara.
Estudos propuseram que o café influenciaria a pressão intraocular. Um estudo coreano relatou que o consumo de café seria significativamente associado com glaucoma de ângulo aberto e foi encontrada associação positiva também entre consumo excessivo de café e risco de glaucoma exfoliativo.
Ingerir uma quantidade grande de líquido de uma só vez e sem pausa para respirar pode ser uma prática perigosa para quem tem glaucoma. Isso causa grande produção de humor aquoso rapidamente, porém esse líquido será drenado lentamente. Isso pode causar o aumento da pressão intraocular.
· Pressão arterial alta ou elevada constamentemente; · Uso prolongado de medicamentos à base de corticóides; · Doenças nos olhos, como deslocamento da retina ou tumores. O diagnóstico do problema é feito através de exames passados por um oftalmologista.
Estudo da Universidade de Thessaloniki, na Grécia, conclui que pessoas que sofrem de GLAUCOMA podem praticar atividades físicas sem medo de piorar a doença.
Você sabia que portadores de glaucoma congênito, também conhecido como glaucoma infantil ou glaucoma congênito primário, têm direito ao benefício BPC-LOAS do INSS? O BPC é um benefício destinado a pessoas com deficiência de qualquer idade, que têm dificuldade para trabalhar e se manter financeiramente.