Uma forma simples e viável de comprovar a virgindade, é através de uma avaliação médica, de preferência com o especialista, ginecologista, aonde será submetida a um exame clínico, para confirmar a presença do hímen.
Os testes — que envolvem um exame vaginal para verificar se o hímen está intacto — não têm base científica, não podem provar se alguém é virgem e podem ser uma forma de abuso.
Para saber se ainda é virgem e confirmar se o hímen foi rompido ou não, o mais indicado é consultar um ginecologista. O médico também pode te dar orientações gerais quanto à relação sexual e cuidados para evitar infecções sexualmente transmissíveis. Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta.
De uma maneira geral, o que a gente entende como virgindade é fato de a pessoa ainda não ter tido uma atividade íntima com um parceiro uma parceira. Então se você já teve uma atividade sexual ou uma intimidade com um parceiro, ou com uma parceira, você não é mais virgem, mesmo que o seu hímen não tenha se rompido.
Embora o hímen seja geralmente associado à “perda da virgindade”, ele pode ter afrouxado ou rompido antes mesmo da primeira relação sexual. Um absorvente interno, um longo passeio de bicicleta ou até mesmo o primeiro teste de Papanicolau podem resultar no rompimento do hímen.
Quando o hímen se rompe é comum surgirem sintomas como sangramento vaginal leve, dor e/ou desconforto no local. No entanto, estes sintomas nem sempre estão presentes e algumas mulheres não percebem quando o rompimento do hímen acontece.
O procedimento que tem como objetivo “recuperar” a virgindade é conhecido como himenoplastia, ou “cirurgia da virgindade”. A técnica é realizada no hímen, membrana localizada na entrada da vagina, naturalmente, possui um orifício central por onde passa o fluxo menstrual.
A resposta básica: as pessoas são diferentes. Metade dos garotos inicia sua vida sexual antes dos 15, mas quase 20% da população ainda não teve a primeira transa até os 25 (dados da última pesquisa de comportamento sexual do brasileiro do Ministério da Saúde e do Cebrap).
O significado que nos interessa de virgindade é a postura que revela castidade, enquanto o de violação é a submissão de alguém a um ato sexual, contra sua vontade, o estupro. Do primeiro, é importante entender que castidade quer dizer pureza.
Quando a vagina toma forma, o resquício dessa “tampa” rudimentar vira o hímen. Com o início da atividade sexual, ela se rompe e torna-se mais fina, até que esteja completamente imperceptível. Após sua ruptura, o hímen não se reconstitui. Ou seja, uma vez que o hímen é rompido, a mulher ficará sem essa membrana.
É praticamente impossível localizar o hímen, mesmo se você estiver usando um espelho e uma lanterna. Isso porque ele possui a mesma cor do interior da vagina, sendo assim, é como se o hímen estivesse “camuflado”. Além disso, também é quase impossível conseguir sentir o hímen com os dedos…
- Sangramento e dor não são regras, isso depende do corpo de cada uma. Enquanto algumas meninas não apresentam nenhum sangramento na primeira vez, outras podem sangrar por alguns dias, como se estivessem menstruando. Isso é normal e está relacionado à resistência do hímen e ao tamanho do pênis.
A verdade é que a ginecologista não pode contar nada do que você diz para os seus pais, salvo algumas poucas exceções, como em caso de risco de vida, deficiência intelectual ou suspeita de abuso. Pelo código de ética médica do Conselho Federal de Medicina, é vedado ao médico o seguinte: "Art. 74.
O ginecologista realizará avaliará o histórico menstrual, a regularidade do ciclo, duração e intensidade e verificar se há sintomas que merecem atenção. Também dará orientações sobre o início da vida sexual, o uso de métodos contraceptivos e como evitar infecções sexualmente transmissíveis.
Como faço para provar pra ela que eu sou virgem? Uma forma simples e viável de comprovar a virgindade, é através de uma avaliação médica, de preferência com o especialista, ginecologista, aonde será submetida a um exame clínico, para confirmar a presença do hímen.
O hímen é uma membrana presente na abertura da vagina que, normalmente, se rompe com o início da atividade sexual, mas também pode se romper devido a atividades como andar de bicicleta, ginástica e exercícios físicos intensos, por exemplo.
Segundo Pinheiro, a Igreja Católica entende que o sexo antes do casamento é pecado. O matrimônio é o sacramento que regulariza o ato. "Ao homem e à mulher cabe reconhecer e aceitar a sua identidade sexual. São complemento um na vida do outro, seja físico, moral e espiritual."
Historicamente sabemos que a virgindade feminina foi e é considerada algo precioso pois envolve muitas coisas além de uma simples relação sexual (como a autenticidade do casamento, ganho de poses familiares, garantir a hereditariedade dos filhos, etc.).
Entre uma e outra realidade fica a média geral, que a pesquisa apurou: 17,3 anos. Segundo o estudo, depois dos islandeses os mais jovens a perder a virgindade são os dinamarqueses, com 16,1 anos, e os suecos com 16,2.
O sangramento é um sintoma comum na primeira relação sexual de muitas mulheres devido à ruptura do hímen. No entanto, sangramentos persistentes ou excessivos durante relações subsequentes não são normais e devem ser investigados.
O hímen consiste em uma membrana fina que cobre a abertura vaginal, e é formado por um tecido conjuntivo, fibras musculares, vasos sanguíneos e terminações nervosas.