A resposta é não, exame particular não precisa de pedido médico. Para fazer exames de rotina, basta ir ao laboratório, apresentar um documento com foto e preencher um formulário.
A resposta para essa pergunta é: sim! No caso de exames particulares você pode. Mas, o acompanhamento com um médico antes de fazê-los ou após é imprescindível. Isso porque são as condições individuais de cada pessoa que determinam quais exames devem ser realizados.
O PL especifica os seguintes exames: hemograma com contagem de plaquetas e frações; verificação de sódio, potássio, cálcio ionizado, magnésio e fósforo; TGO e TGP; ureia e creatinina; ácido úrico; glicemia; grupo sanguíneo e fator RH; triglicérides; glicemia de jejum e sorologia.
Preciso de pedido médico para fazer exames? | Dr.Ericson Madeira
Qual é o valor da tomografia particular?
Já os exames particulares variam bastante, algo em torno de 300,00 a 600,00 reais, a depender da qualidade do equipamento, das imagens, do serviço prestado, da qualidade e segurança da equipe de enfermagem e da qualidade da equipe médica que faz a interpretação dos exames.
Todas as Tomografias computadorizas, incluindo a do tórax, são realizadas por médicos radiologistas; para isso, você deve estar com uma solicitação médica.
Quando a tomografia é indicada? Defeitos congênitos; Hemorragia cerebral; Abscessos cerebrais; Tumores cerebrais; Hidrocefalia; Ruptura ou hérnia de disco; Fraturas da coluna vertebral; Derrame (isquêmico). Apendicite; Bloqueios no intestino; Diverticulite; Pancreatite; Tumores.
Atualmente, o jejum tem diminuído muito, sendo necessário apenas uma curta restrição alimentar de 2h ou menos para sólidos antes da TC, sendo liberada a ingesta de líquidos. Algumas vezes nenhum jejum se faz necessário.
A tomografia não é indicada para pacientes grávidas devido ao risco de radiação para o feto, pessoas com insuficiência renal grave quando envolve o uso de contraste iodado, e indivíduos com histórico de alergias graves a meios de contraste, a menos que medidas de precaução sejam tomadas.
Sendo assim, não é possível realizar exames e elaborar laudo médico sem um pedido de solicitação médica feita pelo responsável pelo acompanhamento. Caso contrário, o estabelecimento de saúde e o profissional envolvido poderá sofrer punições pelo descumprimento do código de ética.
Quando o paciente deseja realizar esse tipo de exame por meio de um atendimento “particular”, ou seja, não coberto por convênios ou operadoras de saúde, não é necessário que seja feito um pedido médico prévio a não ser que o procedimento implique em riscos, como certas provas funcionais.
A solicitação de um exame de diagnóstico médico por imagem é um ato privativo do médico, pois visa complementar um diagnóstico médico, e a recusa de médicos e clínicas para não realizarem exames de imagem solicitados por não médicos está amparada pelo ordenamento jurídico e Código de Ética Médica.
A ressonância magnética serve para avaliar, com qualidade superior à da tomografia, determinados segmentos do corpo. Sua efetividade na geração de imagens permite boa avaliação de ossos, articulações, músculos, vasos e outros tipos de tecidos.
Além do PET-CT, o SUS oferece outros tipos de exames para diagnóstico e avaliação do câncer. São eles: radiografia, mamografia, cintilografia, ultrassonografia, tomografia computadorizada (CT), ressonância magnética (MRI) e endoscopia.
Em se tratando de uma tomografia computadorizada de tórax, os preços variam bastante, começando na faixa dos R$ 120 e podendo chegar a R$ 2.300, dependendo do local e região escolhidos – e se o exame será feito com ou sem contraste.
“Exame radiológico só pode ser requisitado por médico. Qualquer ato que vise diagnóstico, prognóstico ou terapêutico (execução ou prescrição) é ato médico e, portanto, privativo desse profissional.
Quais doenças podem ser detectadas pela tomografia?
Com isso, é capaz de diagnosticar doenças, como: pneumonia, embolia pulmonar, aneurismas, tumores benignos e malignos, AVC, edemas cerebrais, fraturas, hemorragias e, até mesmo, pequenos nódulos.
O que é? O exame de tomografia computadorizada é um exame de imagem complementar ao diagnóstico de múltiplas condições de saúde, onde as imagens adquiridas são analisadas pelo médico radiologista, resultando num laudo destes achados.
O exame de tomografia é muito útil no diagnóstico de doenças, como: acidentes vasculares cerebrais (AVC), embolia pulmonar, pneumonia, aneurismas, derrame pleural, fraturas, hemorragias e entre outros.
A tomografia é um exame de imagem que ajuda a diagnosticar o câncer e outros tumores em diferentes partes do corpo. Ele identifica, ainda, o tamanho do tumor, o formato, a localização e a maneira como ele se comporta e se dissemina, o que auxilia no direcionamento dos próximos passos.
Assim como a ressonância magnética, a tomografia computadorizada só é solicitada pelo médico quando há suspeita de alguma doença e quando é necessário fazer uma investigação mais profunda da saúde do paciente.
Quanto tempo demora para sair o resultado de uma tomografia?
O resultado do exame de tomografia é formado pelo laudo, redigido por um especialista, e as imagens obtidas durante o procedimento. De modo geral, costuma ser entregue em até 4 dias úteis após o exame.