Mas a Receita é enfática: mesmo que o CPF esteja sendo usado em fraudes, só dá para cancelar e trocar o número do documento com uma decisão judicial. Ou seja, se você quiser mesmo um número novo, vai precisar de um advogado.
Não é possível a alterar o documento CPF para outro CPF diferente. Assim, orientamos que nesse caso você realize um novo cadastro com o número do documento atual.
NOVO MÉTODO EFICAZ PARA OBTER O CPF NO ESTRANGEIRO 2024 AGORA DISPONÍVEL
Quando perde o CPF muda o número?
Lembre-se que, mesmo com a impressão de um novo comprovante, o número do CPF continuará sendo o mesmo, tendo em vista que cada cidadão pode ter apenas um número de inscrição.
Índice. É possível solicitar o número de CPF (Cadastro de Pessoa Física) pela internet — seja 1ª ou 2ª via. A Receita Federal tem um serviço que emite o documento mediante o preenchimento de um formulário. É totalmente gratuito e funciona 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados.
Tirar a segunda via do CPF online é um processo rápido e normalmente não exige que você vá presencialmente a algum órgão do governo para completar a solicitação. Basta ter acesso à internet no celular ou computador e realizar o pedido do documento que é emitido sem nenhum custo e em questão de segundos.
Acesse o site da Receita. Entre com o Comprovante de Inscrição – segunda via do CPF. Preencha os dados solicitados e clique em “Enviar”. Também é possível acessar o aplicativo da Receita Federal por Android ou iOS.
CPF será o único número de identificação dos cidadãos em todos os documentos oficiais e para todas as relações com o Estado. A partir de 2024, o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) será o único número de identificação dos cidadãos em todos os documentos oficiais e para todas as relações com o Estado.
Acesse a página da Receita Federal. Preencha corretamente os dados (número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número do título de eleitor). Na tela seguinte, visualize o comprovante e então é só fazer a impressão.
A magistrada acrescentou, como prevê Instrução Normativa SRF nº 864/2008, que o documento é único e exclusivo: “o número de inscrição no CPF é atribuído à pessoa física uma única vez, sendo de uso exclusivo desta, vedada, a qualquer título, a solicitação de uma segunda inscrição”.
O serviço é gratuito e funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana e feriados, 24 horas por dia. A atualização pode ser necessária em casos como mudança de nome devido a casamento e alteração de endereço ou telefone. Aí, é preciso atualizar os dados do cadastro do CPF.
Preencha e envie o formulário eletrônico pela internet. Você também pode solicitar sua inscrição nos Pontos de Atendimento Virtual( PAV) localizados nos entes parceiros, ou através do atendimento por e-mail, ou ainda através da rede conveniada à Receita Federal.
Tirar a segunda via do CPF online é um processo rápido e normalmente não exige que você vá presencialmente a algum órgão do governo para completar a solicitação. Basta ter acesso à internet no celular ou computador e realizar o pedido do documento que é emitido sem nenhum custo e em questão de segundos.
O documento também é obrigatório na renovação de passaportes, na participação em concursos públicos e na retirada de prêmios de loterias. Atualmente, o CPF só pode ser obtido pelos Correios ou nas agências do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal. A emissão custa R$ 5,50.
A lei proíbe e criminaliza o uso de dois CPF para a mesma pessoa. Quando há um caso identificado, o documento é cancelado automaticamente. Outra possibilidade é por ordem judicial.
Você pode atualizar as informações do seu CPF sem sair de casa. Na maioria das vezes a atualização do CPF pelo site corrige as informações na hora, mas se ao final do procedimento for gerado um protocolo de atendimento, você precisa enviar alguns documentos à Receita Federal para finalizar o serviço.