Além de apresentar condições favoráveis à existência de vida, a Terra também possui recursos naturais (renováveis e não renováveis) que propiciam a manutenção dessa existência. É por meio desses recursos que os seres vivos mantêm-se, pois são retirados recursos minerais, fontes de energia, alimento, entre outros.
Para os seres humanos, a natureza é uma fonte de elementos básicos para a sobrevivência, como água, ar, energia e alimentos. Além disso, também é uma fonte de necessidades secundárias, como lazer, fonte de inspiração, benefícios físicos, psicológicos e até mesmo espirituais.
“A Terra nos dá todo nosso alimento e a oportunidade de viver. Muitas vezes não refletimos sobre os impactos negativos e positivos sobre ela. Este é um momento de reflexão e interação com o nosso planeta. Se não virmos isso, menos veremos o quão é importante o nosso papel.
A função social da terra é o princípio que norteia a atividade agrária, sendo inseparável do direito a propriedade privada, por sua grande importância no uso adequado e racional dos bens naturais, na proteção ao meio ambiente e salvaguarda dos direitos trabalhistas.
Até onde se sabe, a Terra é o único planeta do Sistema Solar com condições ideias para o desenvolvimento de vida, desde micro-organismos aos seres humanos; e isso se deve a uma série de razões, como uma proximidade adequada ao Sol, presença de água, florestas, e de gases essenciais, entre outros.
Elon Musk revela descoberta terrível da NASA em Marte
Qual é a importância do planeta Terra?
Além de apresentar condições favoráveis à existência de vida, a Terra também possui recursos naturais (renováveis e não renováveis) que propiciam a manutenção dessa existência. É por meio desses recursos que os seres vivos mantêm-se, pois são retirados recursos minerais, fontes de energia, alimento, entre outros.
Após um debate científico, as Nações Unidas aceitaram a Linha de Kármán como a altitude de 100 quilômetros acima do nível do mar. A partir desse ponto, a atmosfera começa a se tornar tão fina que não é mais possível realizar voos com aeronaves comuns.
A gravidade é uma espécie de cola invisível que nos mantém grudados à Terra. Quem descobriu essa força fundamental da natureza foi o cientista inglês Isaac Newton, 330 anos atrás.
A Terra é azul graças à grande quantidade de água! A luz emitida pelo Sol é formada pela combinação de diversas cores, que podemos ver no arco-íris ou ao passar a luz solar por um prisma.
Os ecossistemas terrestres também são vitais para a manutenção da vida humana, contribuem para mais da metade do PIB mundial e influenciam diversos valores culturais, espirituais e econômicos.
Tudo o que humanos precisam para sobreviver e prosperar tem sido providenciado naturalmente pelo mundo que nos rodeia: alimentos, água, plantas medicinais, materiais para construção de abrigo, e até ciclos naturais, tais como o clima e as nutrientes.
A partir deste entendimento, eles sugerem que o propósito da Terra enquanto organismo vivo é criar as condições propícias para o desenvolvimento da vida.
O solo é fonte dos minerais e nutrientes dos quais todos os seres vivos precisam para sobreviver. É a partir dele que nossa água é armazenada e purificada. Nele crescem as plantas e é ele quem abriga muitos dos seres vivos existentes no planeta.
Diante de todos esses contextos, podemos interpretar o papel original do Ser Humano como a espécie responsável pela ação de intervir e transformar a estrutura e ambiente do planeta com o objetivo de facilitar, fortalecer e proteger a evolução e regeneração da vida.
Somos hábitat de outros seres vivos, nos alimentamos de outros organismos e, quando morremos, os microorganismos tratam de reaproveitar a matéria orgânica que formava nossos corpos. Toda a história humana diz respeito ao modo como os homens mantêm uma relação entre si e com a natureza externa a eles – o meio ambiente.
Os seres humanos não conseguem sentir um movimento uniforme como o da Terra. O que sentimos é a aceleração e desaceleração. A Terra gira constantemente, mas não sentimos tontura nem percebemos esse movimento porque seu raio (metade do diâmetro da circunferência) é muito grande – mais de 6.000 quilômetros.
A água do planeta Terra não cai para o espaço devido a ação da gravidade. A gravidade é uma força, uma espécie de cola invisível que mantém a água e os corpos grudados a Terra. QUEM DESCOBRIU ESSA FORÇA FOI O CIENTISTA INGLES IiSAAC NEWTON.
Ouça o texto abaixo! É impossível, mas se a Terra parasse de girar de forma abrupta, todas as coisas que se encontram em proximidade ao Equador descreveriam um movimento retilíneo nas direções tangenciais à superfície da Terra, com velocidade de até 1600 km/h.
Acabar, o mundo vai mesmo, seja por uma catástrofe cósmica daqui a 7 bilhões de anos, seja por má conservação dos atuais locatários dessa bola azul – nós. Veja as possibilidades mais prováveis – e as mais exdrúxulas.
Em cerca de 4,5 bilhões de anos de existência, o planeta Terra passou pelo menos por cinco grandes extinções em massa. É provável que estejamos presenciando o sexto fenômeno, com o aumento de taxa de seres vivos que deixam de existir.
Criados nos tempos da guerra fria e do patrocínio exclusivamente estatal à corrida espacial, os tratados internacionais sobre exploração espacial, de fato, preveem que o espaço é território neutro e pode ser explorado por todos os países. Ninguém pode se dizer dono de qualquer corpo celestial.
Todos os planetas do nosso sistema foram batizados com nomes de deuses romanos. A Terra é a única que não seguiu essa regra e é chamada assim há pelo menos mil anos. A palavra Terra tem origem germânica e significa “o solo”.
A Terra foi formada há aproximadamente 4,6 bilhões de anos, provavelmente como resultado de uma supernova (explosão de uma estrela). Os detritos desta explosão começaram a se unir devido à gravidade, formando o sol.