Use massa para polir Utilizando um pedaço de estopa ou um pano macio, aplique uma pequena quantidade da massa sobre a roda, faça o polimento com movimento circulares. Não é necessário exercer força excessiva, apenas uma ligeira pressão.
Tem como retirar os riscos da roda? Se o riscos forem apenas arranhões superficiais e não muito profundos, você consegue retirar com massa de polir. Ela que já é velha conhecida por remover leves arranhões e dar brilho na lataria, também pode fazer o mesmo nas rodas.
Após investir aquela grana em um novo jogo de rodas para o carro, é hora de cuidar. As rodas de liga leve merecem atenção para não perder a beleza e funcionalidade em pouco tempo. Elas precisam de lavagem regular e cera para evitar danos. A recomendação é para executar a limpeza das rodas a cada duas semanas.
É possível recuperar rodas de liga-leve? Sim! Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as rodas de liga-leve também podem ser recuperadas, desde que o estrago não seja muito grande e a possibilidade de trincar não exista.
Porque se o impacto de proporções amassou, ou empenou um pedaço da roda de liga leve ou se uma parte dela se quebrou, ou apareceu uma trinca, aí é impossível e não se recomenda em hipótese alguma o reparo.
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Pode polir roda de liga leve?
Use massa para polir
Se você fizer a limpeza das rodas de liga leve e perceber que elas ainda estão com pequenos arranhões e danos mais superficiais, pode recorrer a um outro recurso: a massa de polimento. Ela tem uma textura ligeiramente arenosa que promove uma abrasão leve sobre a superfície onde é aplicada.
No geral, a reforma de rodas de liga leve ficam entre R$150 a R$300 para os casos de reparos leves como arranhões, fica em torno de R$ 50 a R$70 reais. Agora, as reformas mais complexas, como decapagem, desempeno e diamantação, podem custar até R$1500 reais.
Por outro lado, as rodas de liga leve possuem algumas desvantagens ante as de aço. Em termos de custo, costumam ser mais caras, tanto que equipam, em geral, os modelos mais sofisticados de cada linha. Raramente são vistas nas versões mais básicas. Quanto à composição do material, a liga é menos maleável que o aço.
O risco de soldar uma roda de liga leve é grande, pois ela pode não resistir quando submetida a um esforço severo provocando o rompimento e um possível acidente. O custo do conserto é baixo comparado ao preço de uma roda nova e o serviço é realizado em poucos dias.
Um último processo de lixamento deve ser feito com lixa 400 e lixa 600, que podem ser secas ou com água. Finalizando o processo, opcionalmente pode ser aplicada uma demão de tinta PU, resistente à abrasão, raios UV e chuva, além de garantir mais brilho à roda.
De modo geral, as rodas de alumínio requerem o uso de boina de pano e pasta de polimento em barra, levando em consideração os diferentes acabamentos. Por outro lado, o serviço com rodas diamantadas pode ser realizado com produtos convencionais, como massa de polir e compostos, junto com boinas de polimento de espuma.
Se esse tipo de roda sofrer danos, pode permitir que a umidade entre. Isso pode causar uma aparência turva ou até com bolhas. Portanto, as peças podem ser reparadas raspando a camada superior, revelando a parte de baixo da liga. Logo, essa não é uma solução definitiva.
Quanto custa para tirar arranhões de roda de liga leve?
As rodas de liga leve amassadas quase sempre podem ter conserto. Conseguiu tirar os arranhões, mas percebeu que existem pequenos amassados também? Procure um profissional. Quando pequenos, são fáceis de arrumar, e o valor desse conserto não fica tão caro — em torno de R$ 90,00 —, então, vale a pena.
Qual a melhor massa de polir para tirar riscos: Massa de Polir N°2. A Massa de Polir Nº2, por exemplo, é perfeita para polimento de pinturas originais queimadas ou repinturas. A massa também pode ser utilizada em metais cromados para limpeza e realce do brilho sem deixar riscos.
As rodas de liga leve são aquelas fabricadas com uma mistura de componentes menos pesados do que o aço: alumínio, silício e ferro. O alumínio é responsável por garantir a redução de peso do componente. Em contrapartida, o silício traz a resistência ideal.
Elas são mais pesadas, o que pode comprometer o desempenho do veículo, principalmente em termos de aceleração, frenagem e consumo de combustível. Além disso, as rodas de ferro são menos esteticamente atrativas em comparação às de liga leve, mas se destacam por sua resistência a impactos fortes.
Especialistas dizem que não é possível recuperar rodas de ferro se estiverem amassadas. Apenas rodas de liga leve. Neste caso, esse "desamassamento" pode ser feito de duas maneiras: de forma hidráulica ou por pressão.
Se o dano causado for apenas um arranhão ou trinca pequena, o técnico poderá fazer um reparo. Mas, se o caso for de roda empenada, quebrada ou amassada, é necessário adquirir uma nova, pois não é possível consertá-la. Por mais que tente e ela pareça estar reformada, falhas e fissuras internas ainda podem constar nela.
Sentir vibrações anormais no volante, no assento ou em todo o veículo pode ser um indicador de problemas nos eixos ou na suspensão. Neste caso, essas vibrações podem ser mais pronunciadas em velocidades mais altas e geralmente sugerem que as rodas estão desequilibradas ou que há um problema de alinhamento.
O que acontece se a roda do carro estiver empenada?
Rodas de aço amassadas normalmente afetam o balanceamento do conjunto roda-pneu, acarretando um desconforto para o motorista e acelerando o processo de desgaste dos pneus. Em boa parte dos casos, em rodas de aço, é possível reparar a roda com um martelo de borracha ou um torno.
Para começar, a reforma de uma roda custa cerca de 30% do preço do jogo, ou seja, uma economia considerável. Um jogo de rodas de liga leve novo, por exemplo, pode chegar a custar mais de R$5 mil. Por isso, os ajustes podem ser bem indicados. No entanto, os especialistas precisam analisar a peça com cuidado.