Se a solicitação ocorrer entre 8h e 18h em dias úteis, o processo de retomada inicia no mesmo dia. Para solicitações feitas após às 18h, o prazo começa no próximo dia útil às 8h. No caso de contatos realizados na sexta-feira, sábado ou domingo, o restabelecimento se inicia na segunda-feira, às 8h.
O consumidor, após pagamento do débito, poderá solicitar o pedido de "religação de urgência", mediante o pagamento de uma taxa. A empresa terá que cumprir o prazo de duas horas para religação de urgência urbana, e de quatro horas para religação de urgência rural.
A partir de agora, para a sua comodidade, quando o pagamento de todas as faturas pendentes é identificado, a abertura do serviço de religação é feita do forma automática e executada em até 24h. Ou seja, não é mais necessário que o cliente entre em contato com a empresa para solicitar a religação.
Você pode entrar em contato pelo telefone 0800 72 73 110, em dias úteis, das 8h às 18h. Para agilizar, lembre-se de informar o número do protocolo do atendimento recebido anteriormente e o número da instalação disponível na conta de energia. Se preferir clique aqui para registrar a sua manifestação.
O prazo para a restauração do fornecimento de energia é influenciado pelo momento em que o contato é feito com a empresa, iniciando no mesmo dia se realizado entre 8h e 18h nos dias úteis. Não é possível realizar interrupções nas sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados.
Os valores são estabelecidos pela ANEEL através da Resolução Homologatória Nº 2.667/20, de 10/03/2021, com vigência a partir de 15/03/2021. Monofásico - R$9,52; Bifásico - R$13,12; Trifásico - R$39,39.
Quanto tempo demora para Enel religar a luz cortada?
Ao efetuar o pagamento dessa conta em atraso, o prazo para religamento de energia é 24 horas, após o procedimento de que a própria empresa enel oferece, que é enviar um e-mail com os comprovantes de pagamento.
Se precisar ir até uma loja, não é obrigatório agendar a ida porque estamos atendendo por hora de chegada e respeitando os protocolos de COVID. Mas, você tem a opção de agendamento para ser atendido com mais facilidade na hora e data marcados entre as 8h30 e as 16h30 em dias úteis.
Este tipo de atendimento é necessário quando o fornecimento está suspenso por conta de débitos vencidos, mas o cliente deseja religar, após a negociação ou quitação. Para fazer a solicitação, é preciso salvar na agenda do celular o número (91) 3217-8200.
Especificamente, o corte de energia está restrito ao período entre 8h e 18h, nos dias úteis. Além disso, não são permitidos cortes nas sextas-feiras, sábados, domingos, vésperas de feriados e feriados.
Tem que pagar todas as contas para religar a energia?
Religação de água e luz não terá cobrança de taxa em caso de atraso no pagamento. Empresas prestadoras de serviços públicos de distribuição de energia elétrica e de serviços de abastecimento de água e saneamento básico não poderão cobrar taxa de religação no caso de corte por falta de pagamento da fatura.
Precisa ter alguém em casa para religar a energia?
Para solicitar a religação é necessário ter quitado os débitos em aberto. No momento da religação, tenha os comprovantes de pagamento em mãos. É importante ter alguém no imóvel para dar acesso à equipe e por segurança o disjuntor geral do quadro de medição deverá ficar desligado.
Uma vez considerado ilegal o motivo da suspensão da energia, não há como ter por devida a cobrança para retomá-la. Assim, além de proibir novas exigências da taxa de religação, o magistrado determinou multa de R$ 200 a ser paga ao consumidor que tiver sua energia cortada por falta de pagamento.
O que devo fazer para solicitar a religação? As solicitações de religação imediata podem ser efetuadas via WhatsApp (todas as faturas vencidas devem estar arrecadas no sistema da CELESC), Agência Web, pelo 0800 048 0120 e pelo Atendimento online.
Em casos de corte de energia por inadimplência, a empresa deve restabelecer o serviço no prazo de 24 horas, contado do pagamento das faturas em atraso.
Se você religar por conta própria a energia elétrica depois dela ser suspensa, pode ser preso e condenado por furto de energia e fraude nos medidores. Isso porque essas ações se enquadram nos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro. A saber, a pena máxima para esses crimes pode chegar a 5 anos de reclusão.
Portanto, não há um número mínimo de faturas não pagas para que a empresa distribuidora possa cortar a energia. Contudo, a suspensão não pode ser superior a 90 dias, contados da data da primeira fatura vencida e não paga, exceto se o corte se deu por determinação judicial.
Resolvido o motivo da suspensão, conforme previsto na Resolução 1.000/2021 da ANEEL, a distribuidora deve restabelecer a energia em até 24 horas, nas áreas urbanas, e, 48 horas, nas áreas rurais. A distribuidora poderá cobrar uma taxa de religação, desde que realize o serviço dentro dos prazos.
O Projeto de Lei 669/19 proíbe a cobrança de taxa de religação de serviços públicos, como água e energia elétrica, e obriga o restabelecimento no prazo máximo de 12 horas, contado a partir do pedido do consumidor ou da quitação do débito.
116: no atendimento telefônico automático, escolha a opção 5 para solicitar a religação. O atendimento responderá pedindo o CPF do titular (ou CNPJ, para empresas). Envie a numeração sem pontuações.
Para que a religação seja efetuada, a(s) conta(s) em atraso deve(m) ser quitadas e apresentada(s) ao eletricista no local da religação. Caso os comprovantes não sejam apresentados, a religação não será realizada. Esse conteúdo te ajudou?