Quando você opta pelo Saque-Aniversário pode solicitar a volta para o Saque Rescisão a qualquer momento. Porém, caso o cliente não tenha feito Antecipação do Saque Aniversário do FGTS, a alteração ocorrerá no 25º mês após a solicitação.
Sim, é possível voltar à modalidade de Saque-Rescisão após optar pelo Saque-Aniversário. No entanto, conforme as regras atuais, isto só pode ser feito após 25 meses da adesão e, caso tenha realizado a operação de empréstimo, é necessário que ele esteja quitado.
O prazo para sacar o FGTS depois da rescisão é de até 30 dias, devido ao tempo de validade da chave de liberação emitida pelo empregador. Após o empregador informar essa chave de resgate ao ex-funcionário, no momento da rescisão, o trabalhador terá esse período para realizar o Saque-Rescisão.
Acesse o Aplicativo FGTS em seu celular e faça o login; Selecione a opção “Saque-Aniversário”; Escolha a opção “Modalidade Saque-Rescisão”, essa ação vai iniciar o processo de cancelamento; Confirme sua decisão de cancelar o Saque-Aniversário e retornar à modalidade de Saque-Rescisão.
SAQUE ANIVERSÁRIO COMO VOLTA PARA SAQUE RESCISÃO! PASSO A PASSO / EMPRÉSTIMO FGTS NÃO VOLTA RESCISÃO
O que significa retorno para saque rescisão?
Por exemplo: você faz aniversário em fevereiro e escolheu o saque-aniversário em 02/03/2022, mas no dia 05/05/2022 decidiu voltar para a modalidade saque-rescisão. Isso significa que a alteração só vai ser concluída a partir de 01/06/2024. Primeiro dia útil do 25º mês após a data do pedido de retorno.
Sim, quem opta pelo Saque-Aniversário e é demitido ainda tem direito ao Seguro-Desemprego. Isso acontece porque as regras para acessar o Fundo de Garantia e o Seguro são diferentes, o que faz com que a opção pelo Saque-Aniversário não influencie o recebimento do Seguro.
O que é melhor saque rescisão ou saque aniversário?
No saque-rescisão, você pode pegar o valor total do seu saldo caso seja demitido sem justa causa. Por outro lado, no saque-aniversário, você abre mão do saque total pelo saque parcial, que fica disponível no mês do seu aniversário.
O que é período de carência? O trabalhador que realizou a primeira opção pelo Saque-Aniversário e decide voltar à sistemática Saque Rescisão terá os efeitos da alteração somente no primeiro dia útil do 25º mês subsequente ao da solicitação.
Já acabou o Saque-Aniversário? Não. A modalidade de Saque-Aniversário, que permite ao trabalhador sacar parte do saldo das contas do FGTS no mês do seu aniversário, ainda não acabou.
Sim, o trabalhador que escolher o Saque-Aniversário pode solicitar a reversão para a modalidade de saque por rescisão. No entanto, essa alteração só entra em vigor no primeiro dia do 25º mês seguinte à data da solicitação, ou seja, após dois anos completos da data do pedido.
O governo já divulgou o calendário para o saque-aniversário do FGTS em 2024. Os recursos estão sendo liberados de acordo com o mês de nascimento do trabalhador. Por exemplo, aqueles nascidos em março e abril já podem sacar o valor disponível.
É importante mencionar também algumas desvantagens dessa modalidade. Só é possível resgatar o valor no prazo de três meses, a partir do seu mês de aniversário. Outro fator a considerar, é que para retornar ao saque-rescisão, há um prazo de carência de 25 meses.
Para cancelar o Saque-Aniversário do FGTS, acesse o aplicativo FGTS, clique em “Saque-Aniversário” e selecione “Modalidade saque-rescisão”. Confirme a mudança, sabendo que o saque-rescisão só será efetivo após 25 meses, clicando em “Sim”.
O que acontece se eu cancelar meu saque aniversário?
O que acontece em caso de demissão após o cancelamento do saque-aniversário? Ao cancelar o saque-aniversário do FGTS, você retornará para a modalidade saque-rescisão após 24 meses. Se a demissão sem justa causa ocorrer neste intervalo, você não terá direito a acessar o saldo, apenas a multa rescisória.
Quem fez o saque aniversário pode sacar a multa rescisória?
Trabalhador com Saque-Aniversário do FGTS: poderá sacar apenas o valor referente à multa rescisória. O saldo remanescente na conta do FGTS poderá ser sacado nos Saques-Aniversários futuros.
Como voltar ao saque-rescisão? Quem migrar para o saque-aniversário e decidir voltar à modalidade saque-rescisão, poderá solicitar a reversão a qualquer momento, informa a Caixa Econômica Federal. Porém essa alteração só vai se efetivar 25 meses depois da solicitação.
Quando volto para o saque rescisão posso sacar o FGTS?
Para sacar, o trabalhador receberá uma chave de conectividade fornecida pela empresa para liberação do FGTS. A liberação do saque ocorre em até 05 dias úteis após a empresa informar a rescisão do contrato e deverá ser feito em até 30 dias — tempo de validade da chave.
Quanto tempo demora para liberar o saque rescisão?
Após a comunicação da rescisão por parte do empregador, o valor devido deve ser depositado na conta vinculada do empregado em até 5 dias úteis, e o trabalhador tem até 30 dias para realizar o saque.