Onde realizar Eletroneuromiografia gratuita (pelo SUS)
A eletroneuromiografia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é realizada em unidades básicas especiais (denominadas Unidades de Referências) ou em hospitais públicos que dispõe do exame. O pedido da ENMG deve ser realizado por qualquer médico da rede pública.
Quais são as doenças que o eletroneuromiografia detecta?
ELETRONEUROMIOGRAFIA DE MEMBROS SUPERIORES
As doenças mais prevalentes que afetam os membros superiores são: a síndrome do túnel do carpo, neuropatia do nervo ulnar, problemas na coluna (radiculopatias), doenças do plexo braquial, lesões traumáticas dos nervos, doença do neurônio motor e doenças musculares.
A eletroneuromiografia é realizada pelo médico neurofisiologista, um neurologista especialista em exames complementares para estudo do funcionamento do sistema nervoso.
Eletroneuromiografia - Como é o Exame? Qual a Importância da Eletroneuromiografia no Diagnóstico?
Quando é indicado o exame de eletroneuromiografia?
A eletroneuromiografia dos membros superiores (ENMG MMSS) permite avaliar mãos, braços, ombros e coluna cervical. Ela é importante para diagnosticar, por exemplo, a síndrome do túnel do carpo e problemas de coluna cervical que afetam as raízes motoras cervicais.
Esse trajeto é chamado de Unidade Motora. Portanto, esse exame consegue diagnosticar doenças que afetem os nervos, a junção mioneural (encontro entre o nervo e o músculo) e também os músculos.
Contudo, sua realização é parcialmente contraindicada para pessoas que usam marca-passo cardíaco e deve ser avaliada com cautela em pacientes que tomam medicamentos anticoagulantes ou apresentam doenças como hemofilia e alterações plaquetárias.
Com relação aos métodos complementares, a eletroneuromiografia é o mais comumente usado para a confirmação diagnóstica, servindo como padrão ouro, no qual o tempo de latência do nervo mediano demonstra uma acurácia muito boa para detecção da STC.
A eletroneuromiografia não dói. O exame na verdade é um pouco desconfortável, mas suportável. Como dissemos anteriormente no tópico o que é eletroneuromiografia, o exame de eletroneuromiografia é um exame neurofisiológico especializado que serve para avaliar nervos e músculos.
Para que serve eletroneuromiografia de membros inferiores?
A eletroneuromiografia de membros inferiores (ENMG MMII) é realizada para avaliar os nervos e músculos das pernas e dos pés nos dois lados do corpo. Mesmo que os sintomas sejam em um único lado, a avaliação global permite o diagnóstico comparativo e detectar condições silenciosas e em fase inicial.
O que pode alterar o exame de eletroneuromiografia?
Especialmente miorrelaxantes, benzodiazepínicos, drogas para tratamento de distúrbios hidroeletrolíticos graves e anestésicos de um modo geral. Podem haver alterações na resposta neuromotora ao estímulo produzido durante o exame.
Os principais laudos do exame de ENMG procuram localizar a lesão neuromuscular dentro das 6 categorias (Tabela 1), ou seja procuram identificar se a lesão se dá na no neurônio sensitivo ou motor (neuronopatia), no trajeto do nervo, na junção neuromuscular ou no músculo (figura 3).
Qual é a melhor vitamina para quem tem neuropatia?
Embora a neuropatia periférica não tenha cura, o controle e o tratamento da doença se dão através de medicamentos e vitamina B1 orientados por um médico. O tratamento da neuropatia periférica diabética tem como objetivo aliviar os sintomas, evitar complicações e controlar a evolução da doença.
O Neurologista, em particular o que realizou especialização em doenças neuromusculares, avalia, investiga as etiologias e fatores associados as doenças do sistema nervoso periférico e propõe o tratamento direcionado para cada caso.
A neuropatia periférica não tem cura, mas podem ser realizadas medidas para ajudar a aliviar os sintomas do paciente. É o caso, por exemplo, de sessões de fisioterapia para apoiar o paciente. Alguns medicamentos também podem ser utilizados, de acordo com os sintomas que são apresentados pelo paciente.
A neuropatia é uma doença que atinge o funcionamento dos nervos periféricos, podendo afetar tanto a parte de sensibilidade quanto nossa motricidade (movimentos).
Dor Agravada por Movimentos Específicos: Dor que piora ao sentar, espirrar, tossir ou durante movimentos bruscos. Dificuldade em Ficar de Pé: Sensação de choque elétrico que dificulta permanecer de pé ou caminhar.
O neurologista é o especialista que trata doenças no cérebro e medula espinhal (sistema nervoso central), nervos periféricos (nervos que conectam o cérebro e a coluna vertebral aos órgãos, como pulmões ou fígado) e músculos.
Assim, o exame de eletroneuromiografia detecta as doenças do sistema nervoso periférico entre elas: Polineuropatias, Neuropatias, radiculopatias, doenças do neurônio motor, miopatias entre outras.