Como se escreve gastado?
Em construções em que o particípio do verbo “gastar” se liga aos verbos ter e haver, tanto o particípio regular (“gastado”) quanto o irregular (“gasto”) são admitidos na norma culta: “Já tinham gasto” ou “Já tinham gastado”.Quando usar o particípio irregular?
Já o particípio irregular (forma mais curta e de terminação variável) é usado com os verbos "ser" e "estar": "Os projetos estão suspensos neste período."Qual a regra do uso do particípio com duas formas na voz passiva?
Os verbos no particípio irregular serão empregados na voz passiva ao lado dos verbos auxiliares ser e estar. Veja os exemplos: O livro foi escrito há dez anos. O shopping será aberto no feriado.O que é o particípio irregular?
O verbo no particípio possui duas formas: regular e irregular. O particípio regular é aquele que termina em -ado e -ido; o irregular, por sua vez, costuma ser mais curtinho, reduzido. Dentro desta classificação principal, existem os verbos que são apenas irregulares, ou seja, não aceitam o final -ido ou -ado.PAGO ou PAGADO? GANHO ou GANHADO? GASTO ou GASTADO? Aprenda em 3 minutos!
Como saber se é particípio?
Integrante das formas nominais do verbo, o Particípio indica uma ação já finalizada ou relacionada com o passado e caracteriza-se pela terminação -ADO e –IDO. Ele, também, possibilita a formação de tempos verbais compostos.Devia ter chego ou chegado?
“Chego” ou “chegado”? A resposta é “chegado”. Afinal, não existe particípio irregular para o verbo “chegar”. Portanto, usar o vocábulo “chego” em locuções verbais formadas pelos verbos “ter” ou “haver”, como em “tinha chego”, só se justifica em linguagem coloquial.Quais são os verbos no particípio irregular?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Quais são os dois verbos que tem o mesmo particípio irregular?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Qual é o certo pago ou pagado?
Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta. Pago é usado com os verbos auxiliares ser e estar: – O valor é pago mensalmente.Foi pegado ou foi pego?
Na tradição da língua, o particípio passado de pegar é pegado, não ocorrendo jamais a forma pego. Por analogia com verbos que têm duas formas de particípio passado, uma regular e outra irregular (como pagar: pagado e pago), criou-se a forma irregular pego.Foi imprimido ou impresso?
“TINHA IMPRESSO” OU “TINHA IMPRIMIDO”? Quando usamos o verbo TER ou HAVER, o verbo IMPRIMIR fica em sua forma mais longa, como em “Eu já havia imprimido”. Nos outros casos, ele fica em sua forma mais curta, como em “Os documentos estão impressos”, “Os livros foram impressos com sucesso” etc.Está disponível ou estar disponível?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
Foi-nos é correto?
A forma foi-nospode ser [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ir] ou [terceira pessoa singular do pretérito perfeito do indicativo de ser] .Qual é o verbo de gastar?
gastar (verbo) -Qual a diferença entre o particípio regular é irregular?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.
O que é particípio e exemplo?
Os verbos da 1ª conjugação (terminados em “AR” no infinitivo), ficam com a terminação “ADO” no Particípio. Os verbos de 2ª e 3ª conjugação (terminados em “ER” e “IR”), ficam com a terminação “IDO” no Particípio. Exemplo: Verbo cantar – Depois de ter cantado por 2h, sua voz ficou rouca.Qual é a terminação do particípio?
Particípio... Sim, uma das formas nominais terminadas em “ADO” e “IDO” e que expressa um sentido, uma ideia de uma ação já transcorrida. Dessa forma, lido, ouvido, falado, escutado, estudado, corrido, enfim...É correto falar não tinha chego?
Chego é forma inepta do particípio de chegar, que só tem a forma regular (chegado), e não a forma irregular (como aceito, de aceitar). Portanto, o correto é: Tinha chegado atrasado; Dê uma chegada (não um chego) aqui.Tinha chego é errado?
“Ele tinha “chego” atrasado.” A forma verbal CHEGO só existe no presente do indicativo: “Eu nunca chego atrasado.” É inaceitável o uso de CHEGO como particípio.Tem aceito ou ter aceitado?
Aceitar é um verbo com dois particípios passados, um regular - aceitado - e outro irregular - aceite. O particípio regular usa-se com os verbos auxiliares ter e haver, por exemplo: – O cliente tinha aceitado o produto.Qual o infinitivo do verbo vir?
Infinitivo pessoal: vir, vires, vir, virmos, virdes, virem. Gerúndio: vindo. Particípio: vindo.Como se conjuga o verbo haver?
Presente: hei, hás, há, havemos, haveis, hão. Pretérito imperfeito: havia, havias, havia, havíamos, havíeis, haviam. Pretérito perfeito: houve, houveste, houve, houvemos, houvestes, houveram. Pretérito mais-que-perfeito: houvera, houveras, houvera, houvéramos, houvéreis, houveram.O que é o futuro do presente do indicativo?
O autor desta resposta solicitou a remoção deste conteúdo.