A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades.
Recente trabalho na Colômbia mostrou que a carne fresca de capivara (não informado se de criadouro ou da natureza) tem uma boa penetração entre as classes de menor poder aquisitivo, na Colômbia, onde a carne de animais caçados normalmente é consurnida na forma de charque, com notas de 4,09 para sabor em uma escala de 1 ...
Macia, pouco calórica e com baixo teor de gordura, a carne de capivara é uma ótima fonte de vitaminas do complexo B, que são importantes na prevenção de anemia, por exemplo, e também contém ômega-3, ácido graxo que auxilia a prevenção de doenças cardíacas, reduzindo o “mau colesterol”.
Assim, é proibido a caça, apanha, captura, coleta, abate, transporte, translocação e/ou manipulação de qualquer indivíduo da fauna silvestre em vida livre (inclusive as capivaras) com exceção daqueles atos previstos em na legislação e com a devida autorização junto ao órgão ambiental competente.
Além disso, a carne de capivara é rica em ácidos graxos ômega-3. Apesar do preço elevado (o quilograma, atualmente, varia entre R$ 25,00 a R$ 28,00), as partes nobres mais comercializadas, principalmente nas grandes cidades, são lombo e pernil.
A carne de capivara tem um sabor próprio, exótico, típico de animal de caça e não podemos compará-la com as carnes suínas e bovinas. Não apresenta estrias gordurosas e tem uma cor vermelho-forte. Para valorizar e realçar o seu sabor é sempre interessante uma boa "marinada" por 12 a 24 horas.
O corte mais conhecido da carne é o Kobe Beef, retirado da região do lombo do gado e considerado o bife mais caro do mundo. Tanto ele quanto o filé mignon, contrafilé, chorizo e ancho retirados dessa raça possuem o nível de qualidade A5 (considerado o mais alto encontrado em todo o mundo).
A carne de capivara é considerada saudável, pelo baixo teor de gordura e pela composição dessa fração lipídica. As partes nobres, como pernil e lombo, já são comercializadas regularmente, em alguns pontos específicos de venda, principalmente nas grandes cidades.
Além de toda a problemática de ser um animal silvestre, que precisa de espaço e da natureza, as capivaras podem ser portadoras de diversas doenças, como a febre maculosa, transmitida pelo carrapato-estrela.
Outro tipo de carne, é a de tatu, a criança não pode consumir, Assim, como também a carne de capivara, a menina não pode comer, porque ela pode ter hemorragias no período da menstruação.
Quem tem colesterol alto pode comer carne de capivara?
No entanto a carne de capivara também apresenta ácido palmítico e mirístico que estão entre os principais precursores do colesterol, os ácidos graxos saturados de 12 a 16 carbonos. Portanto, somente estudos médicos poderiam recomendá-la como um alimento funcional.
A publicação realizada por um perfil no facebook anuncia a venda de carnes de paca, capivara e javali, o que dê acordo com a lei 9.605, configura crime ambiental, com pena de detenção de seis meses a um ano.
A carne de jacaré é branca, tenra e há quem diga que tem gosto semelhante à do frango. Também há quem diga que lembra lagosta. Esta carne é versátil e fácil de preparar, pode ser adicionada a uma variedade de pratos ou servida por conta própria.
A carne da capivara é bem mais magra e macia do que a bovina, rica em vitaminas do complexo B e proteínas. O sabor é muito característico e, por isso, é bastante procurada para o preparo de pratos especiais em restaurantes de culinária típica regional. Mas não é só a carne da capivara que possui aceitação no mercado.
Predadores: Onças-pintadas, onças-pardas, jaguatiricas, cachorros-do-mato, sucuris, jiboias e jacarés. Distribuição: Ocorrem em praticamente toda a América do Sul com exceção da Cordilheira dos Andes. Figura 1 – Peso e comprimento aproximado de um adulto, um jovem e um filhote de capivara. Fonte: IBAMA.
Por serem roedores de grande porte, as capivaras possuem dentes, igualmente grandes, que podem machucar uma pessoa ao morder. “Uma vez que o bando pode se defender caso o seu espaço for invadido, interagir com capivaras pode resultar em mordidas”.
Apesar de não ter uma lei municipal que as proteja, as capivaras estão incluídas na Lei 5.197, de 3 de janeiro de 1967, que garante a sobrevivência da fauna brasileira. Nela, estão proibidas a caça, captura, coleta e o abate das capivaras, além do transporte e a venda.
No entanto, por mais fofo que o animal pareça, você sabe por que não devemos fazer carinho em uma capivara? O estudante de biologia e tiktoker André Francis, que tem mais de 42 mil seguidores no TikTok, contou porque devemos evitar tocar nas capivaras.
É uma carne seca, que faz lembrar o lombo de porco, mas com sabor bem característico. Pode ser consumida “verde” (cozida, assada ou frita), seca ao sol – charque -, em forma de embutidos (presunto e salsichas) ou ainda defumada (frios).
A carne Wagyu, originária do Japão, é considera a melhor carne do mundo! Recebendo selos de qualidade, autenticidade, maciez e suculência. Para manter este padrão, o gado precisa ser um legítimo Wagyu e ter um estilo de vida regado de mordomias!
Carne de cabrito é a carne vermelha mais magra e mais consumida no mundo. Estudo realizado pela Universidade Federal do Paraná comprovou que os baixos índices de gordura e colesterol aliados aos altos índices de nutrientes tornam a carne de cabrito recomendável para cardíacos e diabéticos.
A maminha também é uma opção de carne mais barata. Ela pode ser feita como bifes finos, mas são ótimas mesmo para a panela de pressão ou assadas com acompanhamento como batatas, tomates, cenouras e cebolas. A fraldinha pode ser grelhada, assada, na panela e também para o churrasco.