A linhaça é a semente do linho, cujas propriedades nutritivas e terapêuticas são secularmente conhecidas. Na cozinha, entra na composição de receitas de pães, bolos e assemelhadas. Não contém glúten.
Quem tem intolerância a glúten pode comer linhaça?
Arroz, milho, soja, feijões, lentilha, grão-de-bico, sorgo, quinoa, painço, trigo sarraceno, araruta, amaranto, teff, linhaça, chia, aveia sem glúten e gergelim são exemplos de grãos que estão liberados na alimentação sem glúten.
Pessoas com distúrbios intestinais graves, como síndrome do intestino irritável, doença de Crohn ou obstrução intestinal, devem evitar o consumo de linhaça. As fibras presentes na semente podem agravar os sintomas e dificultar a digestão, causando mais desconforto ao paciente.
Um componente importante, presente em alguns grãos, é o glúten, composto de proteínas encontrado em alimentos como trigo, cevada, centeio e espelta (trigo vermelho). O glúten é o responsável por aquela textura gostosa dos pães e massas.
Outro benefício das fibras encontradas na linhaça, especialmente as solúveis, está na capacidade de absorver água e formar gel, tornando as fezes macias e volumosas.
SEMENTES DE LINHAÇA podem ser PERIGOSAS, NÃO cometa ESSES ERROS ❌ [o jeito certo de usar LINHAÇA]
O que acontece com o corpo se comer linhaça todos os dias?
A semente de linhaça é rica em fibras que diminuem, no intestino, a absorção da gordura dos alimentos, além de reduzir a produção de colesterol pelo fígado, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.
A chia é uma campeã nos níveis de antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce e impactam no melhor funcionamento de todos os sistemas do organismo. A maior vantagem da chia em relação à linhaça é a sua durabilidade e digestibilidade.
Naturalmente, nenhuma aveia contém glúten, porém, o cereal sofre contaminação de outros cereais no plantio e produção, por isso que os produtos a base de aveia tipicamente disponíveis nos supermercados contêm traços de glúten.
Beba bastante água. Hidratando o seu corpo, mais rapidamente você amenizará os sintomas. Não só por que ocorre uma "diluição" do glúten, no seu estômago e intestinos, diminuindo a sensação de mal-estar, quanto ajudará o seu corpo a se manter hidratado após episódios de diarreia e/ou vômitos.
Feijão, ervilha, lentilha e soja; Farinha de arroz, farinha de mandioca, amêndoa, coco, alfarroba, quinoa e ervilha; Arroz, milho, trigo sarraceno e quinoa; Maisena (amido de milho);
Distúrbios gastrointestinais: pessoas com distúrbios intestinais graves ou obstrução gastrointestinal devem evitar esse alimento. Interação com medicamentos: a linhaça pode interagir com medicamentos anticoagulantes e antiplaquetários, aumentando o risco de sangramentos.
Segundo o especialista, o consumo regular da linhaça pode diminuir o risco de alguns tipos de câncer, ajuda a controlar o peso, a estabilizar os níveis de açúcar no sangue e a reduzir o colesterol e a pressão cardíaca.
Existem proteínas que podem substituir o glúten na dieta
Com a retirada do trigo, centeio, cevada e aveia da alimentação, outros cereais podem ser utilizados por quem precisa tirar o glúten da alimentação, dentre eles, o farelo de arroz, a fécula de batata, farinha de mandioca e milho.
Melhora do estado nutricional: Em pessoas com doença celíaca, o glúten danifica as vilosidades intestinais, tornando a absorção de nutrientes menos eficaz. A dieta sem glúten contribui para a saúde do portador da condição.
Como fica a barriga de quem tem intolerância a glúten?
Um dos principais sinais da intolerância ao glúten se apresenta na região intestinal. É comum que o paciente, após consumir alimentos ricos em glúten, comece a sentir desconfortos como excesso na produção de gases, barriga inchada, dor, prisão de ventre e até mesmo diarreia.
Quanto tempo leva para o intestino desinflamar do glúten?
A doença celíaca não pode ser curada, mas uma dieta sem glúten controla a maioria dos sintomas da doença celíaca e resolve a inflamação no intestino. O processo de recuperação após o diagnóstico pode levar de 3 a 6 meses em crianças e até 2 ou 3 anos em adultos.
Quando comemos alimentos que contêm glúten, eles ativam uma proteína chamada Zonulina, que é a responsável pela regulação das junções apertadas do intestino. Essa Zolunina, quando liberada, dilata essas junções e permite que partículas maiores e toxinas cheguem à flora intestinal, aumentando a inflamação.
Entre os melhores alimentos indicados para reduzir a inflamação causada pelo glúten, podemos citar: Brássicas (agrião, brócolis, couve, couve-flor, mostarda, nabo, repolho e rúcula)
Os alimentos permitidos são aqueles que podem ser consumidos livremente, pois são naturalmente isentos de glúten: batata, arroz, amaranto, quinoa, milho, mandioca, tapioca, trigo sarraceno, alfarroba, araruta, sorgo. açúcar, mel, melaço, compotas e marmeladas caseiras. carne, pescado, ovos.
MAIZENA® é um amido de milho que pode ser utilizado em diversas receitas e não contém glúten. Pode ser usado como espessante, por exemplo, no preparo de mingaus, cremes, molhos e sobremesas, para dar leveza em bolos e deixá-los mais fofinhos, e também para dar crocância em biscoitos.
Boa notícia para os celíacos: por não apresentar glúten, o fubá por ser usado sem medo. Aproveite, então, as receitas com fubá, como o bolo e outras delícias!
A composição nutricional entre uma e outra é praticamente a mesma, mas, a linhaça marrom supera a dourada na quantidade de um poderoso antioxidante, a vitamina E, segundo estudo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, de 2014. Já a dourada tem muito mais ômega-3, um ácido graxo altamente anti-inflamatório.
Mas voltando ao tema ômega 3, as sementes de chia possuem esse elemento, por isso promovem o sistema cardiovascular e circulatório, mantendo o colesterol no sangue sob controle. Na verdade, foi demonstrado que elas têm o índice deste nutriente mais alto em comparação com as sementes de linhaça e até mesmo com o salmão.
Aveia, Chia, Linhaça e Quinoa - conheça mais sobre esses superalimentos que não podem ficar de fora do seu cardápio diário. Além de serem fontes de fibra, eles auxiliam no processo de emagrecimento, entre diversos outros efeitos positivos. Podem ser consumidas separadas ou todas juntas, em um mix.