Porque sexta-feira tem hífen?
Para que serve o hífen? Marcar a justaposição dos termos de algumas palavras formadas pelo processo de composição: mata-borrão, sexta-feira etc. Unir verbos a pronomes oblíquos átonos: ênclise: deu-lhe, ama-os, viu-me etc.Porque dia a dia não tem hífen?
A forma correta de escrita dessa expressão é dia a dia, sem o hífen. Isso se deve ao atual Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em 2009 e simplificou o uso da locução. Antes das novas regras, quando dia a dia tinha função de substantivo, escrevia-se com hífen.Qual a regra do hífen?
Como regra geral, nas palavras compostas, o hífen é usado quando o primeiro termo, por extenso ou reduzido, está representando por forma substantiva, adjetiva, numeral ou verbal: decreto-lei, mesa-redonda, arco-íris, tio-avô, conta-gotas, porta-aviões, guarda-noturno, boa-fé, má-fé.Porque girassol não tem hífen?
1. Pode acontecer a justaposição com hífen ou sem hífen. Com hífen: Quando cada palavra mantém sua pauta acentual, como em navio- escola, roda-gigante, guarda-chuva. Sem hífen: quando as palavras não mantêm sua pauta acentual, como em passatempo, girassol.VEJA O QUE UMA ALUNA MINHA GANHOU QUANDO PERGUNTOU SOBRE HÍFEN
Porque guarda-chuva tem hífen?
Guarda-chuva é uma palavra composta, portanto precisa ser escrita com hífen. O termo guarda-chuva é um substantivo composto formado por justaposição da forma verbal “guarda” e do substantivo “chuva”.Tem hífen nos dias da semana?
Dias da semanaNos textos, use a forma completa: segunda-feira, terça-feira, quarta-feira. Não esqueça o hífen. Os dois termos vão para o plural: segundas-feiras, sextas-feiras. Em títulos, quando necessário, pode-se usar a forma reduzida: segunda, terça, quinta.
Porque pão duro tem hífen?
1. Usa-se o hífen nas palavras compostas que não apresentam elementos de ligação. Exemplos: guarda-chuva, arco-íris, boa-fé, segunda-feira, mesa-redonda, vaga-lume, joão-ninguém, porta-malas, porta-bandeira, pão-duro, bate-boca.Por que cessar fogo tem hífen?
Conversation. “Cessar-fogo” leva hífen, pelo que, tecnicamente, é só uma palavra, não duas (palavra composta por justaposição).É microondas ou micro-ondas?
Portanto, no caso, a grafia correta é micro-ondas. Pela mesma regra, palavras como anti-inflamatório, micro-ônibus, micro-organismo, que antes do Acordo Ortográfico não levavam hífen, atualmente devem ser hifenizadas.Qual o correto: online ou on-line?
A forma correta de escrita da palavra é “on-line”, com hífen. A palavra “online”, sem hífen, embora seja frequentemente utilizada e se encontre dicionarizada nos dicionários de língua inglesa, não se encontra reconhecida no vocabulário ortográfico da Academia Brasileira de Letras.Quais palavras não têm mais hífen?
Em geral, locuções substantivas, adjetivas, adverbiais, entre outras, não pedem o uso de hífen. Ex.: fim de semana, café com leite, dia a dia. Importante: Há exceções específicas, como as locuções água-de-colônia e cor-de-rosa.Por que a cor de rosa tem hífen?
A resposta: travessura da reforma ortográfica. Ao cassar o hífen dos compostos com três palavras ou mais ligados por pronome, preposição, conjunção (pé de moleque, tomara que caia, testa de ferro, mão de obra, mula sem cabeça), a lei citou exceções. Entre elas, cor-de-rosa, pé-de-meia, arco-da-velha.Porque o cravo da Índia tem hífen?
Usa-se o hífen nos compostos que designam espécies animais e botânicas, tenham ou não elementos de ligação. Exemplos: andorinha-da-serra, bem-te-vi, cravo-da-índia, erva-doce, pimenta-do-reino.Quais palavras perderam o hífen?
Hífen: O uso do hífen não será mais usado nos compostos cujo primeiro elemento (prefixo) termina por vogal e o segundo elemento começa com vogal diferente. O uso do hífen permanece nos compostos com prefixo em que o segundo elemento começa com “h” e quando o prefixo termina com “r” e o segundo elemento começa com “r”.Porque girassol não tem hífen?
As palavras compostas por justaposição que tenham perdido a noção de composição não são mais grafadas com hífen. Exemplo: girassol; paraquedas; mandachuva e passatempo.Porque arco-íris tem hífen?
Em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, nos termos que se unem para formam um novo significado: tio-avô, porto-alegrense, luso-brasileiro, tenente-coronel, segunda-feira, conta-gotas, guarda-chuva, arco-íris, primeiro-ministro, azul-escuro.Porque zigue-zague tem hífen?
Segundo os dicionários, a grafia correta é "zigue-zague", com "GUE" e HÍFEN. Essa palavra vem do francês "zigzag", com "G" e sem hífen.É correto falar dia 1?
Respondemos: não, não existe no idioma pátrio a expressão “dia um”. Há que se usar, quer na escrita, quer na fala, “dia primeiro, dia dois, dia três…”, e assim por diante. Igualmente, o correto, no registro escrito de datas, é sempre utilizar o ponto, em vez da barra ou de traço.É correto escrever 2a-feira?
Levando isso em consideração, quando um substantivo composto é formado por palavras flexionáveis e variáveis (substantivos, adjetivos, numerais, pronomes), a regra para a formação do respectivo plural diz que todas as palavras serão flexionadas. Dessa forma, segunda-feira no plural é segundas-feiras.Porque bate-papo tem hífen?
Mas no caso deste termo, não precisa titubear na hora de escrever, é “bate-papo”, com hífen no meio! A regra que explica é simples: o hífen permanece em palavras compostas iniciadas por um verbo.Porque o salário mínimo tem hífen?
De acordo com os dicionários Aulete e Michaelis, "salário-mínimo" com hífen é um substantivo composto. Isso quer dizer que ele descreve uma pessoa que recebe um salário mínimo ou que é mal paga.Qual é o plural de guarda-sol?
Artefacto constituído por uma armação articulada que se pode abrir e fechar, coberta de tecido ou material afim, usado para resguardar do sol ou criar sombra e geralmente maior do que um guarda-chuva. Plural: guarda-sóis. Origem etimológica:forma do verbo guardar + sol. Plural: guarda-sóis.Por que vira lata tem hífen?
VIRA-LATA.Como se sabe, entre vários sentidos, o “vira-lata” diz respeito ao “cão ou cadela que não tem raça definida”. Veja-se que se emprega “hífen” nessa palavra composta. Quanto à indicação de plural desse vocábulo, flexiona-se apenas o segundo elemento (Exemplo: Na rua, havia vários cães vira-latas.).