Após a aplicação da primeira demão, aguarde entre 12 e 24 horas para que a massa seque por completo. Após esse período, se quiser, aplique uma segunda mão. Depois que a segunda demão estiver seca, lixe a parede. Agora é só começar a nova pintura sob a superfície!
O que passar em cima da massa corrida antes de pintar?
Você pode nivelar qualquer imperfeição na parede com a massa corrida antes de realizar pintura. Depois, é só aplicar acrílica de sua preferência e o trabalho estará perfeito. Depois de escolher a massa e o ambiente a ser nivelado ou reparado, vamos à preparação do produto.
A massa corrida tem um papel um pouco diferente, que é o de corrigir imperfeições. Ela vai ser indicada para paredes mais acidentadas, em que é preciso ajustar desníveis. Contudo, orienta-se que antes de entrar com a massa, que se utilize o fundo preparador para deixar o local mais apto a receber a pasta da massa.
Quanto tempo depois de passar a massa corrida pode pintar? De forma geral, é recomendado aguardar pelo menos 24 horas após a aplicação da massa corrida para iniciar a pintura. Esse tempo é importante para a massa secar completamente e tenha aderência adequada à superfície.
O que Passar Primeiro? Massa Corrida ou Selador Acrílico
Como pintar a parede depois de passar massa corrida?
Após a aplicação da primeira demão, aguarde entre 12 e 24 horas para que a massa seque por completo. Após esse período, se quiser, aplique uma segunda mão. Depois que a segunda demão estiver seca, lixe a parede. Agora é só começar a nova pintura sob a superfície!
Para um acabamento bem-feito, a recomendação é utilizar tintas PVA ou látex após recorrer à massa corrida PVA. Afinal, elas são feitas à base de água e oferecem uma aderência melhor nessas superfícies.
Depois de lixar bem a parede, passe uma vassoura para tirar a poeira. A massa demora aproximadamente quatro horas para secar, a depender das condições climáticas. Assim que a massa corrida estiver bem seca, passe um pano seco na parede para limpar e, em seguida, um úmido para tirar a poeira.
O selador é um produto preparatório muito indicado nesses casos. Ele deve ser aplicado somente antes da pintura, uniformiza a superfície e impede que a alvenaria absorva a tinta, principalmente quando são paredes novas, respeitando o período de cura.
O selador deve ser aplicado somente antes da pintura, em paredes novas (respeitando o período de cura) ou muito danificadas e irregulares. Você pode aplicá-lo em diversos tipos de superfícies, tanto em ambientes internos quanto externos.
A massa não se dá muito bem com a presença de água, pois absorve todo o líquido e “desmancha”, o que empurra a tinta e ocasiona no surgimento de bolhas. Este problema pode ser resolvido removendo a umidade e, em algumas situações, refazendo o reboco.
O fundo preparador melhora a aderência de tintas e massas na parede, aumenta a durabilidade da alvenaria e ainda melhora o rendimento da sua tinta. O selador tem apenas uma função: preencher superfícies muito porosas, como o caso de paredes novas com concreto exposto.
Pode passar impermeabilizante em cima da massa corrida?
Não aplicar a pintura impermeabilizante sobre massa corrida base acrílica para evitar o surgimento de manchas, caso venha ser aplicado a indústria não tem responsabilidade.
Nada impede que você aplique um selador ou um fundo preparador, mas geralmente não há esta necessidade e a aplicação da tinta pode ser feita diretamente sobre a massa corrida que já deve ter sido devidamente lixada e está pronta para acabamento final.
O que passar antes da massa corrida para evitar umidade?
Aplique impermeabilizante seguido de massa corrida: Impermeabilizantes são uma excelente solução quando o assunto é sobre como acabar com umidade da parede. Aplique o produto sobre a superfície, deixando secar bastante e depois aplique outra demão, sempre seguindo as instruções presentes na embalagem.
No geral, são necessárias de 2 a 3 demãos para garantir o resultado ideal. O tempo de secagem final é de 4 horas. Você pode usar uma lixa para alisar o acabamento. Com a superfície seca, é possível utilizar uma escova de cerdas macias e um pano úmido para remover o pó restante.
Se você está construindo uma parede e quer garantir um melhor rendimento em massas, texturas e tintas, o selador é imprescindível. Mas, se você precisa fixar bem as partículas que estão esfarelando, para que a superfície fique pronta, firme e forte para receber a pintura, o recomendado é utilizar o fundo preparador.
A desempenadeira de aço deve ser utilizada após a aplicação da massa corrida na parede. Essa ferramenta tem a função de eliminar os excessos de produto e nivelar a superfície.
Lixe a primeira camada seca com uma lixa fina para remover imperfeições. Depois, aplique uma segunda camada da mesma maneira que a primeira, garantindo uma cobertura uniforme. Deixe secar novamente por 24 horas. Lixe a segunda camada com uma lixa fina até obter uma superfície lisa e uniforme.
O ideal é aguardar 24 horas após aplicar a primeira demão; Espere secar por 3 horas e, para garantir um resultado mais uniforme, lixe novamente com uma lixa fina.
Tanto a massa corrida quanto a massa acrílica favorecem a pintura, tornando a aplicação de tinta mais simples. Além disso, por deixarem as superfícies lisinhas, elas contribuem para a aderência, a durabilidade e o acabamento da tinta.
A massa corrida deve ser aplicada antes da pintura, para corrigir imperfeições na superfície, enquanto a tinta deve ser utilizada para colorir e proteger a parede.
Entre as causas das microfissuras, podemos citar a má aderência do revestimento à estrutura, falta de juntas de dilatação, má compactação do terreno de assentamento da estrutura, retração da argamassa por quantidades incorretas dos componentes e sobrecarga da estrutura.