Características gerais: Popularmente conhecidos como Leões-marinhos, devido a juba de pêlos que o macho apresenta ao redor do pescoço. Única espécie de Leão-marinho que ocorre na região Sul do Brasil. Um animal de grande porte, com machos de até 2,5m e pesando até 300Kg.
Aqui no Brasil, principalmente no Rio Grande do Sul, podemos encontrar o leão-marinho-do-sul (Otaria flavescens), que apresenta coloração escura na região dorsal e dourada no peito. Apesar de serem encontrados no nosso país, os leões-marinhos-do-sul não se reproduzem aqui.
O Leão-baio, ou Puma Concolor, é o segundo maior felino do continente americano. A espécie já foi vista por diversas vezes na região Sul do Brasil, incluindo Santa Catarina. O animal de grande porte também é conhecido como onça-parda ou suçuarana e pode viver de 8 a 10 anos.
Em 2015 foi avistado um no Gabão, o primeiro desde 1996. Benin, Burkina Faso, Níger, Nigéria e Senegal somam entre todos menos de 400 leões. De fato, só existem quatro países africanos em que o número de leões não está em queda livre: Botsuana (3.000, 2.000 no Okavango), Namíbia, África do Sul e Zimbábue.
Os únicos exemplares de leões brancos no Brasil estão no Zoo do Beto Carrero World, desde 2011. O macho chama-se Mafunyane, referência ao criadouro de onde foi trazido, na África do Sul. As fêmeas também foram batizadas em homenagem ao continente de origem: Pretória, Zâmbia e Quênia.
Leões nasceram há cerca de oito meses e agora voltarão a integrar à família após longo período de isolamento. O “fofurômetro” vai explodir no Zoológico de São Paulo a partir desta segunda-feira.
Os leões apresentam de 1,37 a 2 m de tamanho (corpo e cabeça), e sua cauda pode atingir até 100 cm de comprimento. O peso varia entre 120 e 190 quilos, mas vale destacar que já foram descritos indivíduos com mais de 250 kg. O maior leão já encontrado pesava 272 kg.
A invasão tem espantado os pesquisadores pela rapidez. Em julho de 2022 os primeiros peixes-leão foram encontrados no Rio Grande do Norte. Foi em Tibau, perto da divisa com o Ceará. “Desde então, ele só tem se expandido, aparecendo também em Areia Branca e Porto do Mangue.
Esses animais são capazes de correr rapidamente, atingindo cerca de 80 km/h. Quando pegam sua presa, atacam principalmente o pescoço do animal, sufocando-o. Possuem mandíbulas fortes e dentes caninos com cerca de 6 cm. O macho e a fêmea podem ser diferenciados facilmente pela presença da juba nos machos.
No Brasil ela já praticamente desapareceu da maior parte das regiões nordeste, sudeste e sul. Ocorre em vários tipos de habitat, desde florestas como a Amazônica e a Mata Atlântica, até em ambientes abertos como o Pantanal e o Cerrado. São animais de hábitos solitários, tendo maior atividade ao entardecer e à noite.
No total, 14 leões vivem hoje no Zoo SP. Conforme a instituição, estes animais, em ambiente natural, vivem em grupos que podem chegar a até 40 indivíduos.
Características gerais: Popularmente conhecidos como Leões-marinhos, devido a juba de pêlos que o macho apresenta ao redor do pescoço. Única espécie de Leão-marinho que ocorre na região Sul do Brasil. Um animal de grande porte, com machos de até 2,5m e pesando até 300Kg.
Os primeiros problemas de saúde do leão apareceram em 2014. O animal começou a ter cuidados especiais por conta da dificuldade de locomoção, causadas por artrite e artrose. Em abril, o Zoo de Brasília decidiu reduzir o espaço de vivência do animal.
A outra novidade do Zoológico é a presença do leão Dacar, que chegou no dia 12 de junho de São Paulo e agora já pode ser visto pelos visitantes da unidade de conservação de Curitiba.
Apenas nove países registam atualmente a presença de pelo menos mil leões, enquanto a Tanzânia detém mais de 40% da população global de leões presente no continente africano.
Hoje, só é permitido criar “animais exóticos”, como os leões, com uma autorização específica (e bastante criteriosa) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).
O leão-marinho-do-sul é uma espécie que habitualmente vive em profundidades menores que 50 metros. A espécie distribui-se pela região costeira de ambas as margens da América do Sul, agrupando-se em locais rochosos.