O ouro é um metal de coloração amarela, com brilho característico. Tem elevada densidade e baixa reatividade química. Pode ser encontrado em diversos locais do planeta, majoritariamente na forma pura.
Presentes em equipamentos e peças dos mais diversos setores, os metais amarelos (cobre, latão e bronze) requerem o uso de soluções adequadas para manterem suas propriedades e não mancharem no momento da limpeza e desoxidação.
Os metais ocorrem na natureza, frequentemente, sob a forma de minérios. São sólidos em temperatura ambiente (com exceção do mercúrio) e apresentam brilho característico. Podem ser moldados em lâminas e fios, porque possuem as propriedades de maleabilidade e ductibilidade, respectivamente.
O que determina a coloração do ouro são os metais que formam a liga junto com ele. Portanto, o ouro branco acaba sendo mais caro, já que sua composição inclui outro metal nobre, o paládio, além da prata. Em seguida, vem o ouro amarelo, considerando a quilatagem acima de 18k.
O ouro amarelo (em 18k) é o mais utilizado, composto por uma mistura de 75% de ouro e 25% de cobre e prata. O ouro em 24k, considerado puro, não é tão utilizado na confecção de joias por ser maleável demais – tornando a peça mais frágil.
O amarelo é uma cor-pigmento primária e cor-luz secundária, resultado da sobreposição das cores verde e vermelho. É a cor entre verde e laranja no espectro da luz visível. É evocado pela luz com um comprimento de onda dominante de aproximadamente 570-590 nm.
Brilho – O latão é uma liga metálica que apresenta um brilho intenso, de cor dourada a avermelhada, dependendo da proporção de cobre e zinco que a compõe. Essa propriedade é devido à presença de cobre, que é um metal de cor dourada. O zinco, por sua vez, também contribui para o brilho do latão, mas em menor grau.
Procure pela cor de pátina sobre o metal. Objetos mais velhos de cobre terão uma corrosão verde que se desenvolve com o tempo, devido à oxidação, conhecida como pátina. Objetos de bronze ficam em um tom marrom escuro a preto depois da oxidação.
Pegue seu pedaço de metal e teste sua magnetização colando um imã nele. Se o metal adere ao ímã, o metal pode ser ferro fundido ou aço. Se o metal não aderir ao ímã, o seu metal pode ser cobre, latão, solucionador ou alumínio. Determine se o de aço observando a sua cor.
Metais: a maioria apresenta-se no estado sólido, com exceção do mercúrio (Hg) que é líquido, possuem cor brilhante, são bons condutores de calor e eletricidade e são maleáveis (facilmente moldados). Não metais: alguns são líquidos, não são bons condutores de calor e eletricidade, e nem são passíveis de moldagem.
Ouro, prata e platina são os metais preciosos mais populares do mundo. No entanto, o mais valioso é quase desconhecido: o ródio. Nos últimos anos, seu preço aumentou surpreendentes 265%. De acordo com analistas de mercado, pode continuar subindo.
O cobre mel, é um cobre granulado livre de quaisquer impurezas. Para produzir um cobre com essa qualidade, é necessário um processo de separação à seco com maquinário específico.
Uma das perguntas mais comuns para quem está começando a recolher e vender latinhas de alumínio é: quantas latas são necessárias para formar um quilo da latinha? A resposta é que cerca de 67 latas de cerveja vazias correspondem a um quilograma de alumínio.