Existiu uma apóstola próxima de São Paulo que até terá visto a ressurreição de Cristo. Júnia foi quase apagada da História quando lhe mudaram o nome para o de um homem, mas segundo vários académicos a sua importância demonstra que Jesus não discriminava as mulheres.
Por isso o gesto de Francisco ao instituir a Festa de Maria Madalena é considerado por teólogos como surpreendente, mas além disto, a define como "apóstola dos apóstolos".
Além das mulheres mencionadas nas narrativas bíblicas, há relatos históricos da igreja cristã antiga que muitas delas foram martirizadas por causa da fé que professavam e por anunciarem a fé cristã, dentre elas: Blandina, Perpétua, Felicitas, Potamiena, Valentina, entre outras, mencionadas pelo historiador Eusébio.
Com respeito ao ofício de “apostolas”, “bispas”, “sacerdotisas” e “pastoras”, em especial estes, mas também no oficio de “diaconisa” e “presbitera”, Deus nunca mencionou mulheres nestes ofícios, pois se assim fosse, a bíblia os relataria, e isso é bem claro ao longo dos 66 livros da bíblia.
Gênesis 29:9 Nova Versão Internacional - Português (NVI) Ele ainda estava conversando, quando chegou Raquel com as ovelhas do seu pai, pois ela era pastora.
MULHER PRA CASAR X MULHER PRA CRUZAR - APÓSTOLO ARNALDO
Quem foi diaconisa na Bíblia?
Em síntese: São Paulo e antigos documentos da Igreja referem-se a diaconisas. Eram mulheres de conduta irrepreensível chamadas a participar dos serviços que a Igreja prestava a pessoas do sexo feminino, principalmente por ocasião do Batismo (ministrado por imersão).
Miriã, irmã de Moisés, foi considerada a primeira mulher na bíblia a ser chamada de profetiza. Quando pequena, na sua esperteza, acompanhou o cesto onde foi colocado o seu irmão até o momento do mesmo ser encontrado pela princesa que, acolhendo-o, ajudou-o na vida e fez dele um grande homem.
A ideia de que uma mulher não pode assumir a função pastoral ainda é realidade em muitas igrejas, sobretudo em alas mais tradicionais do segmento evangélico. Novas gerações, contudo, vêm batendo de frente com o que veem como uma interpretação enviesada da Bíblia.
"Ser mulher no campo missionário é ser desafiada todos os dias a melhor servir a Deus e aos outros, é se conhecer, entender os seus limites e aprender com todas as oportunidades dadas por Deus rompendo as barreiras em amor sabedoria e coragem, sendo relevantes e mostrando para as pessoas a sua volta quem ela são em ...
8 E disseram: Não podemos, até que todos os rebanhos se ajuntem, e removam a pedra de sobre a boca do poço, para que demos de beber às ovelhas. 9 Enquanto ele ainda falava com eles, chegou Raquel com as ovelhas de seu pai, porque ela era pastora.
Existiu uma apóstola próxima de São Paulo que até terá visto a ressurreição de Cristo. Júnia foi quase apagada da História quando lhe mudaram o nome para o de um homem, mas segundo vários académicos a sua importância demonstra que Jesus não discriminava as mulheres.
Em qual parte da Bíblia fala que mulher não pode ser pastora?
Isto é evidente em Gênesis 3, pois o Senhor fala primeiro com Adão sobre o pecado do primeiro casal, e isso é confirmado por Romanos 5.12-19, onde o pecado da raça humana é atribuída a Adão e não a Eva. Em resumo, 1 Timóteo 2.12 proíbe as mulheres de ensinar ou exercer autoridade sobre os homens na igreja.
O livro dos Atos dos Apóstolos nos conta que, ao chegar a Filipos, cidade da Europa, o apóstolo Paulo converteu uma mulher, comerciante de púrpura, chamada Lídia, que desempenhou um papel importante na fundação da Igreja daquela localidade (cf. At 16,11-40).
Onde está escrito na Bíblia que Zípora era pastora?
Ela atua como pastora junto a suas seis irmãs (Ex 2,16). Também junto às irmãs, ela informa seu pai sobre o ocorrido no poço, participando de um discurso coletivo (Ex 2,19). No mais, é preciso imaginar que, junto a suas irmãs, Séfora chama Moisés para ir ao encontro de Jetro (Ex 2,20).
Uma simples leitura deste versículo proíbe uma mulher de ensinar as Escrituras (ou seja, pregar) ou de exercer qualquer outra forma de autoridade sobre homens.
A primeira mulher batista que foi pastor consagrado é a americana Clarissa Danforth na denominação Batista de Livre Arbítrio em 1815. Posteriormente, outras ordenações de pastoras também aconteceram em várias denominações.
Em Atos 9.36-42, lemos a história de Dorcas, uma mulher piedosa, que cuidava dos/as órfãos/ãs e das viúvas. Ela fazia túnicas e vestidos. Não media esforços para ajudar.
Usando um colarinho clerical e com as mãos postas diante de um altar na Igreja Luterana do Redentor, no coração de Jerusalém, Sally Azar se tornou a primeira mulher palestina a exercer o ofício de pastora.
Tanto o Concílio de Nicéia (325 d.C.) quanto o Concílio de Calcedônia (451) mencionam a ordenação de mulheres ao diaconato. Calcedônia afirma: “Nenhuma mulher com menos de 40 anos de idade deve ser ordenada diaconisa”, sugerindo assim que as mulheres mais velhas eram diaconisas.
Todos os profetas foram missionários. Cada um deles, na sua época, foi ordenado a pregar a mensagem do evangelho. Sempre que o sacerdócio esteve na Terra, o Senhor precisou de missionários para pregar os princípios eternos do evangelho a Seus filhos. A Igreja do Senhor sempre foi uma Igreja missionária.