No Oceano Antártico há cerca de 25 espécies de peixes-gelo pertencentes à família Channichthyidae, que não possuem eritrócitos, hemoglobina e nem mioglobina, que é a hemoglobina presente nos músculos.
Channichthyidae é uma família de peixes, perciformes, da subordem Notothenioidei, comummente conhecidos como peixes-gelo. O nome comum destes peixes fica-se a dever à ausência de glóbulos vermelhos no sangue, o que lhes dá uma feição translúcida, que lembra gelo.
Apesar de viverem em águas geladas, os tubarões leopardos poderiam não sobreviver na Antártida. Diferentemente dos tubarões benthic, o tubarão leopardo deve nadar constantemente para ventilar suas brânquias, requerindo um alto metabolimo e grande quantidade de energia.
Rio Onyx é um fluxo de gelo derretido que corre da Geleira Wright até ao Lago Vanda, durante o verão na Antártida. É o maior rio da Antártida com 32 quilômetros de extensão.
"A Antártica deve ser utilizada exclusivamente para fins pacíficos. São proibidas todas as medidas de carácter militar, tais como o estabelecimento de bases e fortificações militares, a realização de manobras militares e o ensaio de todo o tipo de armas", afirma o tratado no seu primeiro artigo.
A baleia-minke-antártica ou baleia-minke-austral (Balaenoptera bonaerensis) é uma espécie de cetáceo da família Balaenoptera. Está presente em todos os oceanos do Hemisfério Sul.
As focas-de-weddell geralmente passam suas vidas nas águas geladas da Antártida, embora alguns grupos se reproduzam ao norte, nas Ilhas Shetland do Sul ou na Ilha da Geórgia do Sul, no Atlântico Sul.
Elas pertencem ao Filo Pertencentes ao Filo Artrópoda e à ordem Hymenoptera. Para se ter uma ideia esse animal pode ser encontrado em todas as parte dos mundos. Os únicos locais que não podemos encontrar formigas são nos gelados polos, localizados na Antártida.
A maior parcela de sua superfície continental é formada por geleiras e solo congelado. Possui clima polar, marcado pelo frio extremo, ventos intensos e tempestades de neve. Sua população é sazonal, e varia entre 1000 e 4000 habitantes.
Alguns são nações próximas, como Argentina, Austrália, Chile e Nova Zelândia. Mas também três países europeus — França, Noruega e Reino Unido — reivindicam soberania sobre setores da Antártida.
Pinguins são aves naturais da Antártica, o continente no Polo Sul. Mas algumas espécies também vivem em partes mais quentes do hemisfério sul. 👉 Mas algumas espécies também vivem em partes mais quentes do hemisfério sul.
O lobo-marinho-antártico possui aparência muito similar ao lobo-marinho-do-sul, entretanto, sua distribuição é diferente, sendo encontrado no continente antártico e convergência antártica em arquipélagos como Príncipe Edward, Ilhas Geórgias, Ilhas Sandwich e Shetland.
De fato, o sangue da maioria dos mamíferos, peixes, répteis, anfíbios e aves é vermelho por causa da hemoglobina, cuja composição é feita de hemoproteínas, ou moléculas contendo ferro que se fundem com oxigênio.
Alimenta-se de lulas, peixes e pequenos crustáceos. O golfinho-cruzado ou golfinho-ampulheta (Lagenorhynchus cruciger) é outra espécie que visita apenas a Antártida (Figura 8). Esses golfinhos comumente são encontrados ao redor do continente e também de algumas ilhas oceânicas próximas à Frente Polar.
Embora seja um exímio nadador, o urso polar não conseguiria nadar do Norte até o extremo Sul do planeta. "Algumas espécies de ursos têm distribuições mais amplas porque seus habitats foram conectados em um passado distante.
O entendimento mais tradicional é considerar Antártida como substantivo e antártica como adjetivo. Porém, atualmente, muitos gramáticos e dicionários já aceitam Antártica como substantivo também — nesse caso, com inicial maiúscula. Na Secom, definimos Antártida como padrão para o nome do continente.
A Antártida, um continente de 13.661.000 km² —o equivalente a 1,6 vez a área do Brasil — é um território administrado por um acordo internacional, o Tratado da Antártida.
Seres humanos são os maiores predadores do planeta, mas nem sempre para se alimentar. Vários documentários sobre o mundo animal vendem a imagem de tubarões, onças, orcas e leões como sendo os grandes predadores do planeta.
Há várias razões para isso. Em primeiro lugar, as grandes massas de terra no hemisfério sul estão significativamente mais longe da Antártica do que suas contrapartes do norte, tornando os voos sobre o Polo Sul menos viáveis do que os voos sobre o Ártico.