Em 2000, nevou nos dias 11, 12 e 13, a última vez em que havia nevado por três dias seguidos no Sul do Brasil antes de 2021. Assim como em 2021, os flocos caíram nos três estados do Sul. A neve, contudo, não parou por aí.
Logo, acreditamos que deve nevar também nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, especialmente na área de São José dos Ausentes, mas não descartando o fenômeno em municípios como Bom Jesus, São Francisco de Paula, Jaquirana, Bom Jesus, Vacaria e outros.
Previsão é de neve para cidades do Sul nesta semana
Vai ter frente fria em 2024?
A maior frente fria de 2024 chegou com força ao Brasil, derrubando as temperaturas de Norte a Sul e trazendo condições climáticas a regiões que normalmente não experimentam tanto frio. No Sudeste, além do frio intenso, a previsão é de ondas de até 4 metros, especialmente no litoral de São Paulo e Rio de Janeiro.
Agosto é conhecido pelo frio intenso em Gramado, e em 2024 não será diferente. Segundo a Metsul Meteorologia, uma massa de ar frio de origem polar está prevista para ingressar na região, trazendo uma queda acentuada nas temperaturas. Esse fenômeno será responsável por um frio intenso e há até a possibilidade de neve!
Se você deseja ver o fenômeno no município gaúcho, tente marcar a sua viagem entre meados de julho e agosto, quando o inverno fica rigoroso e a neve no sul do Brasil tem mais chances de aparecer.
No geral, o número de dias quentes será maior do que o de dias frios, mas algumas ondas de frio vão avançar pelo Centro-Sul do país. As temperaturas devem cair de forma mais expressiva entre julho e agosto, informa a previsão da Nottus.
O ultimo evento de neve em Gramado foi registrado em julho de 2021. A chance do fenômeno ocorrer traz, por consequência, uma busca maior pelo turismo na Serra gaúcha, uma boa notícia no período de retomada pós-enchentes.
No primeiro fim de semana de julho de 2024 vão ocorrer vários tipos de precipitação e outros fenômenos no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Tem risco de temporal e de chuva volumosa, de geada e também de algum tipo de precipitação invernal .
As partes mais propensas à ocorrência de neve no Sul do Brasil são as regiões serranas de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, onde é mais comum ocorrerem frentes frias com características de ar polar associado.
Neve foi registrada em cidades como Pelotas, São Francisco de Paula, Gramado, Carlos Barbosa, Bagé, Herval, Piratini, Caxias do Sul, Marau e Farroupilha.
Teremos uma maior possibilidade de neve e geada aqui na Serra Gaúcha em comparação ao ano passado. Isso motivado pela chegada do fenômeno La Niña que deve trazer temperaturas mais baixas, devido aos frequentes ingressos de ar polar à região sul do Brasil. As chuvas também serão menos frequentes no Sul.
Cidades da região alta da Serra do RS têm expectativa de neve na noite deste sábado (24), de acordo com a Climatempo Meteorologia, graças a uma massa de ar polar que derrubou as temperaturas no estado. Pode nevar em Bom Jesus e São José dos Ausentes Já nas demais cidades da Serra, pode haver chuva congelada.
Diversas. A onda de frio mais forte de 2024 vai despencar as temperaturas no Brasil, especialmente no Centro-Sul, com chance de geadas amplas e possíveis episódios isolados de neve e chuva congelada nas áreas de maior altitude da região Sul.
Já nevou pra valer aqui e essa foto é da penúltima vez que aconteceu, em agosto de 2013. A última vez que Gramado foi agraciada com a neve foi em 2021, um momento que ficará gravado na memória de todos que testemunharam essa raridade.
Conheça Urupema, a cidade mais fria do Brasil, localizada na Serra Catarinense. Com temperaturas abaixo de zero e fenômenos climáticos únicos, é o destino perfeito para vivenciar o inverno brasileiro.
A neve foi registrada pela primeira vez em 2024 em Santa Catarina nesta terça-feira (28), segundo a prefeitura de São Joaquim, na Serra, onde o fenômeno foi registrado por um morador. ❄️ A Defesa Civil confirmou neve em flocos de forma localizada, de fraca intensidade e de curta duração por volta das 12h45.
No médio e no longo prazo, a tendência deve se manter com temperaturas mais acima da média no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil enquanto mais ao Sul do país os dias terão marcas mais próximas da média com algumas jornadas frias e outras de mais alta temperaturas, avançando sobre agosto.