Mas afinal, ingerir formiguinhas faz mal para a saúde? Segundo a nutróloga Isolda Prado, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), comer uma formiga que acidentalmente entrou no mel ou açúcar não é considerado prejudicial à saúde.
A especialista em nutrição orienta que, mesmo que seja retirada a formiga do alimento, não é indicado consumi-lo. — É praticamente a mesma coisa consumir um alimento em contato com formiga e barata. Ambos são vetores que podem contaminar o alimento da mesma maneira.
Em seguida basta borrifar a mistura nos locais onde você encontrar a formiga — tomando cuidado para não borrifar nos alimentos, claro! Você pode deixar a mistura ainda mais eficaz adicionando as cascas de laranja ou limão dentro do spray.
Como elas andam nesses locais, carregam micro-organismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. Uma formiguinha pode causar doenças, como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia.
De acordo com o mesmo estudo realizado pela Universidade Metrocamp/Wyden, elas não são piores que as baratas. As pesquisadoras encontraram cerca de 250 milhões de microrganismos em cada barata estudada. Esse número é quase 1.900% maior do que o encontrado nas formigas.
É normal ter formigas no sangue da menstruação? Mesmo n tendo nenhum sintoma de diabete? Não é comum... as formigas são atraídas pelo açúcar, então você tem toda a razão em pensar em diabetes. Às vezes, o diabetes no início pode não ter sintomas, mesmo.
Por exemplo, a já citada formiga-faraó pode carregar bactérias dos tipo Salmonella e E. coli, além de vírus e fungos prejudiciais à saúde humana. Fora isso, os insetos podem contribuir para a proliferação de ácaros, desencadeando alergias respiratórias em humanos.
Nas moscas a contaminação chegou a 72 milhões, com Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Klebsiella, Acinetobacter e Klebsiella e fungos como Aspergillus, Candida e Rhodotorula. No grupo formigas a contagem de micro-organismos chegou a 13 milhões.
- Existem formigas venenosas? Sim, existem formigas venenosas. Pode-se tomar como exemplos a formiga lava-pé (espécie do gênero Solenopsis) e a formiga-seca (Neoponera villosa).
Para não se perderem, elas liberam feromônios (substâncias químicas naturais), que formam uma trilha até a comida. As preferências alimentares variam entre as espécies. As formigas-cortadeiras, por exemplo, levam folhas para alimentar um fungo que cultivam dentro do formigueiro para, depois, o comerem.
As frutas cítricas também são boas formas de como acabar com formigas em casa. Coloque cascas de limão ou laranja nos cantos da cozinha ou próximos ao açucareiro e o aroma irá afastá-las. Também é possível passar suco de limão nas frestas, quinas e ao redor das janelas.
São onívoras e se alimentam principalmente de gorduras e doces. Elas são consideradas um risco de saúde pública, isso porque, são vetores de bactérias que podem causar infecções.
Misture bicarbonato de sódio e açúcar, em proporção similar, e deixe sobre um pratinho. As formigas serão atraídas pelo doce e o bicarbonato irá matá-las.
O que a formiga significa? Segundo a especialista, muita formiga em um mesmo lugar é sinal de que sua casa precisa de mais atenção. "Você terá que se dedicar mais ao seu lar. Sua casa está triste, desorganizada, precisa de mais amor", indica.
Espalhar grãos de arroz cru nos locais de passagem das formigas faz com que elas se interessem menos pelas plantas da sua horta e comecem a transportar os grãos para o formigueiro. No entanto, passado algum tempo, devido à umidade natural do arroz, ele irá fermentar, produzindo um fungo que acaba matando esses insetos.
Saiba que aquela formiga que anda na cozinha ou copa é ainda pior. Diversas doenças infecciosas podem ser transmitidas pelos insetos. Elas não são nada inofensivas e estudos já apontam que as formigas são mais perigosas do que as baratas, carregando um maior número de microrganismos nocivos.
Certamente os animais mais imundos devem ser besouros-do-esterco. Eles passam a vida adulta em busca de fezes frescas. Quando a encontram, absorvem o efluente líquido, que contém microrganismos nutritivos que os besouros conseguem digerir.
Todos os insetos têm seis pés, as formigas também. Os pés da formiga são muito fortes. As formigas podem levantar 20 vezes seu próprio peso de corpo. A expectativa de vida média de uma formiga é aproximadamente 40-60 dias.
Mas afinal, ingerir formiguinhas faz mal para a saúde? Segundo a nutróloga Isolda Prado, diretora da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia), comer uma formiga que acidentalmente entrou no mel ou açúcar não é considerado prejudicial à saúde.
A picada de formiga normalmente não é considerada grave, causando sintomas leves como dor, vermelhidão, pequena elevação na pele e coceira no local, devido à ação do veneno da formiga.
Já aconteceu à grande maioria das pessoas mas pode ser perigoso. Esta é a ideia defendida por Bobbi Pritt especialista em microbiologia na Clinica Mayo. Num artigo do Wall Street Journal, este patologista diz que engolir um inseto acidentalmente não é, afinal, um ato inofensivo.
É muito comum quando a menstruação acaba ficarmos com mais energia e mais dispostas, isso ocorre porque os níveis deste hormônio estão mais elevados neste período.
A excreção de glicose também pode ser observada em alguns indivíduos com diabetes descompensado, sendo perceptível pela presença de espuma. A presença de gordura na urina é mais rara, mas se ocorrer, pode deixar a urina turva, oleosa ou com pequenas partículas de gordura, indicando síndromes nefróticas.
Quando a glicemia (açúcar no sangue) está muito elevada nosso corpo tenta eliminá-la através da urina. A urina então passa a conter um teor maior de glicose, o que pode atrair formigas.