A recomendação é consumir 10 uvas ou um cacho pequeno por dia. O ideal é sempre que possível dar preferência para a fruta in natura, mas o suco de uva integral também é recomendado, por ser saudável e preservar boa parte dos nutrientes da fruta.
O que acontece com o corpo se comer uva todos os dias?
A uva apresenta propriedades que auxiliam na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles estão o de pulmão, intestino, mama e cólon. Além do coração e do cérebro, a uva e seus derivados também são benéficos para o fígado, reduzindo riscos de doenças renais.
A uva é rica em fibras insolúveis e o consumo exagerado desse tipo de substância pode resultar em problemas. Como ela acaba “soltando” o intestino, a ingestão maior do que o necessário pode acarretar em uma diarreia. É por isso também que o suco de uva não é indicado para quem está com esse problema.
Além de auxiliar no controle da pressão arterial, como já vimos, a uva, com seu baixo índice glicêmico, é capaz de controlar o colesterol ruim, agindo contra o diabetes. Além disso, fenótipos presentes na fruta auxiliam a melhorar a sensibilidade das células do organismo à insulina.
A uva é uma fruta rica em carboidratos que possuem um índice glicêmico moderado, principalmente as uvas vermelhas, ou seja, o seu consumo em excesso pode favorecer o aumento do açúcar no sangue. Quanto às calorias, 100 gramas fornecem aproximadamente a 50 calorias.
Por ser rica em fibras solúveis e insolúveis, a uva passa ajuda no funcionamento intestinal e proporciona maior sensação de saciedade. Em suma, o consumo desse alimento pode fazer muito bem ao organismo, desde que seja feito com moderação. O máximo recomendado é de 100 gramas por dia.
Enquanto as uvas são uma excelente fonte de nutrientes e têm muitos benefícios para a saúde, o consumo excessivo pode levar a problemas digestivos, aumento de peso e consumo excessivo de açúcar. Como em qualquer dieta saudável, a moderação é fundamental.
No entanto, se as manchas na uva parecerem estranhas e estiverem associadas a cheio e gosto desagradáveis, há grandes chances da fruta estar estragada. Geralmente, essas marcas têm uma textura em alto relevo e são bem mais escuras. Nesses casos, é aconselhável jogar a fruta fora pois o consumo pode te fazer mal.
Além de ser rica em vitaminais e minerais, estudos indicam que produtos à base de uva, como o suco concentrado da fruta – rico em os flavonoides –, ajudam o organismo a controlar o colesterol e a prevenir doenças cardiovasculares.
Além de ser benéfico ao sono por possuir melatonina natural, o suco de uva 100% ajuda no emagrecimento. Por isso, criar o hábito de beber um copo antes de dormir contribui para a queima de gordura do corpo durante o sono.
A uva verde é rica em vitaminas C e K, além de ser uma ótima opção para quem busca uma fruta mais leve e com menos açúcar. Já a uva roxa, além de ser mais doce e suculenta, é cheia de antioxidantes, como o resveratrol, que protege o coração e combate os radicais livres.
Um estudo da William Paterson University (EUA) elegeu o limão siciliano como a fruta mais saudável do mundo, devido à sua rica composição nutricional e diversos benefícios para a saúde. A pesquisa analisou a proporção de vitaminas, fibras e outros componentes em relação à densidade calórica de diversos alimentos.
As uvas vermelhas, roxas ou pretas, preferencialmente consumidas com casca, são conhecidas por melhorar o colesterol, aumentando o HDL, o “colesterol bom”, e reduzindo o LDL, o “colesterol ruim”, graças ao resveratrol presente na casca das uvas verdes, evitando o acúmulo de gordura nas artérias.
Por conta de seus nutrientes, como a vitamina K, as uvas são uma ótima opção para garantir a saúde desse órgão e de todo o sistema circulatório, auxiliando na coagulação sanguínea, no fortalecimento das artérias e na redução do colesterol ruim.
Uma pesquisa da Universidade Estadual de Oregon, nos Estados Unidos, mostra que uvas roxas e blueberry, também conhecida como mirtilo, cumprem este papel de fortalecimento do sistema imunológico. O benefício vem de duas substâncias, resveratrol e pterostilbena, ambas da família dos estilbenoides.
Conhecidas por possuírem sabores mais “azedinhos”, as frutas cítricas – como laranja, limão, tangerina, uva e abacaxi – são um dos principais alimentos que você não deve comer em jejum!
A razão pela qual é recomendado consumir passas todos os dias. O site especializado Medical News Today destacou que, em quantidades moderadas, as passas são uma fonte concentrada de energia, sendo ideais para combater o cansaço de forma natural, além de prevenir algumas doenças.
“Rica em antioxidantes, a uva possui uma substância muito importante chamada revesratrol, que ajuda a prevenir doenças do sistema cardiovascular. Os antioxidantes ajudam na redução do processo de oxidação do colesterol ruim, o LDL, diminuindo assim o risco de aterosclerose”, explica a nutricionista.
O alimento contém frutose (açúcar natural das frutas) e, inclusive, por ser desidratado, tem uma concentração de açúcar maior do que a fruta fresca. Portanto, consuma com moderação. Meia xícara de passas fornece 3,3 g de fibra (de 10% a 24% da necessidade diária, dependendo de sua idade e sexo).
A uva tem boas quantidades de vitamina K, uma vitamina importante para aumentar a fixação de cálcio nos ossos, ajudando na prevenção da osteoporose. Além disso, a uva também contém potássio, um mineral que neutraliza o excesso de ácidos no organismo, equilibrando o pH e diminuindo a perda de cálcio pela urina.
Além da quantidade de fibras, que vai auxiliar no bom funcionamento do intestino, o consumo da fruta com a casca também auxilia na prevenção da anemia, devido à presença do ácido fólico. Existem malefícios? Não há nenhum malefício atrelado à ingestão de uvas, garantem os nutricionistas.
Melhor Digestão: O sistema digestivo funciona melhor pela manhã, facilitando a digestão e absorção dos nutrientes da uva, proporcionando uma sensação de bem-estar e disposição.