3 - Óleos essenciais podem ser ingeridos? Não! A orientação das especialistas é clara: nenhum óleo essencial deve ser tomado ou ingerido - em nenhuma quantidade.
A ingestão de óleos essenciais pode ser arriscada por serem substâncias extremamente concentradas e podem causar irritação gástrica ou intoxicação, se não forem diluídos corretamente ou se a dosagem for muito alta e contínua.
Primeiro, o uso interno de óleos essenciais pode sensibilizar a mucosa interna da boca, esôfago e estômago, promover alteração da flora bacteriana saudável do corpo, gerar acúmulo e intoxicação de tecidos corporais a longo prazo, além de alterar a eficácia de medicações utilizadas pelo usuário.
Um bom Óleo Essencial é puro, feito de um único ingrediente que é o óleo extraído e destilado a vapor de uma planta natural. Ingerir óleos essenciais pode levar a casos de intoxicação. Uma única gota de Óleo Essencial equivale a cerca de 25 xícaras de chá da planta.
O enquadramento regulatório de óleos essenciais pela ANVISA pode variar dependendo de como são usados e comercializados. Produtos que contenham óleos essenciais, como cosméticos, produtos terapêuticos, ou mesmo alimentos, podem estar sujeitos a regulamentações específicas para essas categorias.
Os óleos essenciais podem ser usados na ingestão, tópico ou aromaticamente que, por sua vez, trabalham muito nossas emoções. Lembrando que apenas os óleos essenciais da doTerra tem o certificado CTPG que garante sua pureza e os únicos que podem ser usar para ingestão.
A melaleuca é usada na forma de óleo essencial, para aplicação sobre a pele ou unhas, inalação ou para bochechos, não devendo ser ingerida por via oral.
Consultoras acusam empresa de óleo natural de assédio moral e de enganá-las. Reclamações de ex-consultoras da empresa de óleos naturais doTerra estão se multiplicando nas redes sociais nos últimos meses.
Quantas gotas de óleo essencial posso tomar por dia?
Os óleos essenciais podem ser consumidos através da colocação de gotas sobre um comprimido neutro, um pedaço de açúcar ou uma colher de mel. Nunca utilize mais de 6 gotas por dia e máximo 2 gotas por cada toma (por exemplo: 2 gotas, 3 x ao dia).
É possível fazer a diluição dos óleos essenciais em tecidos. Bata diluir 6 gotas de óleo essencial, com 1 colher de álcool líquido para 4 colheres de água. O poder da natureza agora sempre com você em todas as formas.
Óleos essenciais como os de Pimenta Preta e Gengibre podem ajudar a realçar os sabores naturais ao cozinhar, e óleos como o de Erva Doce podem ajudar a conferir sabor extra tanto a receitas doces como condimentadas.
Lavanda. Óleo essencial de lavanda é o mais conhecido dos óleos, isso se deve aos benefícios que ele proporciona. É o óleo essencial mais usado na aromaterapia e normalmente o primeiro que as pessoas conhecem.
O óleo essencial de lavanda, ou alfazema, é provavelmente o mais conhecido e usado para combater a ansiedade. Isto porque o óleo essencial de lavanda é rico em linalol e o acetato de linalil, que são monoterpenos com ação calmante, relaxante e sedativa que podem ajudar a diminuir a ansiedade.
Como o óleo essencial mais vendido da doTERRA, o doTERRA® Brasil Lemon possui muitos usos e benefícios. Adicione 1 gota à água ou ao suco para um sabor refrescante. Pode ser utilizado na cozinha, no preparo de alimentos e receitas de sobremesa, dentre outros.
Usos. Adicione 1 gota de Hortelã-pimenta com Limão-siciliano à água para usufruir de uma bebida deliciosa e refrescante.. Adicione 1 gota a seu smoothie favorito para adicionar um toque refrescante e diferente.
Os óleos vegetais. Pode ser óleo de girassol ou o óleo de coco, que além de ser um ótimo lubrificante íntimo é também um antifúngico, ou seja, evita candidíase. Aquele mesmo óleo de coco que a gente cozinha.
Como os aromas naturais são muito potentes, é preciso usar apenas uma pequena quantidade de aroma Natural para acrescentar bastante sabor a qualquer lanchinho, refeição ou bebida.
São substâncias compostas por centenas de ativos químicos e que estes ativos possuem uma reação dentro do seu organismo. Importante! Óleo essencial não se dilui na água. Se ingerir com água, este óleo irá descer pelo seu esôfago, estômago, e todo seu organismo, sem estar diluído.
Os benefícios do óleo de melaleuca têm sido observados quando aplicado sobre a pele, não devendo ser ingerido por via oral, pois pode causar intoxicação. Este conteúdo é informativo e não substitui o aconselhamento médico. Não interrompa qualquer tratamento sem orientação adequada.