Dormir com o ventilador ligado pode fazer com que a sua pele, boca e vias respiratórias fiquem ressecadas, isso pode causar grandes riscos para a sua saúde sendo que o ressecamento da pele e da boca fazem com que essas se tornem mais frágeis facilitando com que feridas sejam abertas e causando o maior risco de ...
O uso prolongado dos ventiladores pode ressecar o ar e fazer com o que o corpo produza mais muco em razão de uma maior necessidade de hidratação, conforme explica Seeley. Os resultados da ação pode ser um nariz entupido e dores de cabeça devido aos problemas sinusais.
É perigoso deixar o ventilador ligado por muito tempo?
O maior risco provocado pelo uso prolongado do ventilador é o ressecamento das vias respiratórias e da boca. A exposição ao vento também pode enfraquecer o sistema imunológico, deixando a pessoa vulnerável à entrada de vírus e bactérias.
Além das questões econômicas, é importante considerar os aspectos de segurança elétrica ao deixar o ventilador ligado por longos períodos. Especialistas alertam que qualquer eletrodoméstico pode sobrecarregar a rede elétrica após 3 horas consecutivas de uso contínuo.
O que acontece se deixar o ventilador ligado o dia todo?
Deixar ligado por muitas horas. Assim como dito, o eletrodoméstico tem um potencial inquestionável de causar ressecamento da pele, da boca e das vias nasais, provocando uma série de problemas.
FLASH DICAS HIGH TORQUE. Ventilador ligado direto com motor frio e ar desligado.
Por que não se deve dormir com o ventilador ligado?
O ventilador provoca uma corrente de ar que pode fazer com que as partículas alérgicas – poeira, mofo, pelos de animais, ácaros, fungos – circulem, piorando a qualidade do ar e causando sintomas irritativos. Locais com pouco circulação natural do ar aumentam ainda mais os agentes causadores de doenças.
Especialistas alertam que deixar aparelhos como ventiladores, ar-condicionados e geladeiras ligados por mais de 3 horas seguidas pode sobrecarregar o sistema elétrico. Isso resulta no aquecimento de tomadas e cabos, podendo até mesmo afetar o funcionamento do aparelho.
É possível que um ventilador venha a explodir? O professor Clodoaldo pontua que os ventiladores não explodem no sentido de haver uma “combustão abrupta”, seguida de uma violenta expansão do ar que pode comprometer a integridade física do aparelho.
Como exemplo, suponha que você tenha um ventilador de 150 W de potência que fique ligado durante oito horas até você acordar, e que a tarifa de energia elétrica cobrada no seu estado seja de R$ 0,95. Aplicando a fórmula, o resultado seria: 150 ÷ 1.000 x 8 x 0,95 = R$ 1,14 por noite.
Um motor de ventilador que esteja funcionando muito pode superaquecer. Você pode notar que o próprio motor está quente ao toque ou que o motor desliga devido a mecanismos de proteção térmica.
O mais importante, segundo ele, é manter o aparelho sempre limpo e em uma frequência equilibrada. Uma dica importante é evitar colocar o ventilador voltado para as pessoas, e preferir deixá-los posicionados em direção à parede ou mesmo no teto. O ambiente onde o ventilador funciona deve estar limpo, livre de pó.
É perigoso dormir com ventilador ligado pega fogo?
Ou seja, não dá para dormir a noite toda com ele ligado, porque, se houver um curto-circuito, o aparelho pode pegar fogo sem que se perceba. E, para piorar, os modelos testados ventilam muito mal. A maior ameaça dos ventiladores de mesa está mesmo no perigo de causar um incêndio.
Pessoas alérgicas, com rinite, asma, bronquite e com tendência para ter dermatite atópica (doença de pele crônica e inflamatória), estão mais sujeitas aos danos causados pelo uso do ventilador. Mas não apenas elas. Quem tem idade avançada, doenças cardíacas ou exames alterados precisa ter cuidado com choques térmicos.
Primeiramente, é importante dizer que não é ideal ficar com o ventilador ligado o dia todo, e isso por várias questões: gasto elevado de energia elétrica, perigos com a sobrecarga de energia e até mesmo alguns riscos para a sua saúde.
O que gasta mais, 2 ventiladores ou 1 ar-condicionado?
Ventilador ou ar-condicionado: Qual gasta mais energia? Comparando os dois aparelhos, o ventilador consome menos energia do que um ar-condicionado. Enquanto o ventilador só auxilia na circulação do ar que já está no ambiente, o ar tem um mecanismo compressor que faz o seu resfriamento, o que demanda mais eletricidade.
A próxima razão em análise é a questão da segurança. Segundo especialistas, qualquer eletrodoméstico sobrecarrega a rede elétrica após ficar 3 horas seguidas ligado. Isso quer dizer que ventilador, ar-condicionado, geladeira e por aí vai, acaba aquecendo a tomada, os cabos e todo o sistema operacional.
Quais são os riscos à saúde causados por se dormir com o ventilador ligado? Indo direto para a pergunta mais importante desse texto e a respondendo logo de cara, sim, dormir com o ventilador ligado faz mal sim para a sua saúde, sendo assim é melhor que se evite.
O motivo mais comum para a quebra de ventiladores é a queima do fusível. Não é sempre que isso acontece por causa de picos de energia, mas essa costuma ser a razão mais comum e é relativamente fácil de resolver. Desconecte o ventilador da tomada, compre um fusível compatível com seu aparelho e retire a parte traseira.
Isso acontece devido às partículas disseminadas pelas pás do ventilador no ambiente. Não significa que a casa esteja suja, mas algumas partículas estão no ar e são impulsionadas pelo vento. Esse é o caso da poeira, pólen, ácaros e outros.
O barulho produzido pela grade do ventilador geralmente é o mais comum e pode incomodar bastante, sobretudo na hora de dormir. Com o tempo, a grade e demais partes plásticas sofrem desgaste e não se prendem uma a outra adequadamente. Com a vibração do motor, elas começam a chacoalhar e emitir barulho.
Dispositivos como monitores de pacientes, respiradores e outros aparelhos de suporte à vida devem se conectar diretamente à fonte de energia, não a filtros de linha. A razão é clara: eles requerem uma fonte de energia constante e ininterrupta.