Tem problema se misturar gasolina aditivada de marcas diferentes?
Pode misturar gasolina comum com aditivada? A resposta para essa dúvida é o clássico “mal não faz”. Combinar a gasolina comum com a aditivada irá diluir os aditivos detergentes dispersantes, tornando-os menos eficientes em sua função de manter o motor limpo.
O motorista pode misturar a gasolina aditivada com dispersantes e detergente com a gasolina comum. Essa combinação não trará problemas para o carro, contudo, não trará o efeito esperado de limpeza do sistema de alimentação de combustível.
O que acontece se misturar gasolina aditivada é comum?
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, porém, não recomendada. O ideal é usar ou uma ou outra. Isso porque colocar os dois combustíveis juntos no mesmo tanque dilui a concentração dos aditivos, o que diminui tanto ação quanto eficácia desses compostos.
Pode usar gasolina aditivada em motor dois tempos?
A recomendação mais comum dos fabricantes de motores 2 tempos é utilizar gasolina comum (sem aditivos) na mistura com óleo 2 tempos. Isso porque a gasolina com aditivos, como detergentes, pode interferir na lubrificação das peças internas do motor e causar problemas de carbonização e desgaste prematuro.
MISTURAR MARCAS DE GASOLINA ADITIVADA FAZ MAL PRO MOTOR? | Rafa Filgueiras EP 126
Qual a melhor gasolina Shell ou Ipiranga?
De acordo com o estudo de 2020 da CVA Solutions, a Shell foi eleita como o posto mais recomendado pelo seus usuários e conquista o segundo lugar sobre o índice de valor econômico, que é o custo-benefício percebido pelos clientes!
A gasolina aditivada promove uma limpeza em todo o sistema de alimentação de combustível do carro. Dessa forma, ela dissolve resíduos que ficam depositados nas válvulas, bicos e outros componentes, além de evitar a formação de novos depósitos.
A dúvida sobre usar gasolina comum ou aditivada surge porque alguns fabricantes recomendam o uso e um tipo ou outro de combustível. A Honda recomenda o uso de gasolina comum em todas as suas motocicletas, uma vez que desenvolve os motores e homologa suas motos para rodar com a gasolina comum, sem aditivo.
Embora o preço por litro da gasolina aditivada seja maior que o da comum, você pode conseguir gastar menos ao escolher a versão mais cara. Afinal, o combustível com aditivos faz com que o motor fique mais limpo, portanto, livre de atritos causados pelo acúmulo do carbono.
Quanto tempo a gasolina aditivada pode ficar no tanque?
Gasolina comum: de seis meses a um ano; Gasolina aditivada: de 12 a 18 meses; Etanol: acima de seis meses, indeterminado se protegido de umidade e do ar; Gasolina premium: indeterminado, existem amostras com cinco anos que ainda preservam suas características essenciais.
A mistura de gasolina comum e aditivada é permitida, mas pode causar problemas no motor do seu carro. Isso ocorre porque os aditivos presentes na gasolina aditivada são diluídos pela gasolina comum, o que reduz sua eficácia.
Gasolina aditivada rende mais que a gasolina comum? Sim! Vimos no tópico anterior que a gasolina aditivada rende mais que a gasolina comum a longo prazo. Mas é importante entender que tanto o combustível comum quanto o aditivado possuem a mesma autonomia.
Pode misturar gasolina comum com aditivada? A resposta para essa dúvida é o clássico “mal não faz”. Combinar a gasolina comum com a aditivada irá diluir os aditivos detergentes dispersantes, tornando-os menos eficientes em sua função de manter o motor limpo.
Como tal podem ser misturados dentro do mesmo tanque pois isto não causará qualquer dano ao seu motor. Há, inclusive, quem opte por abastecer sempre com uma mistura dos dois tipos de combustível, pois defende que deste modo terá um equilibro perfeito entre performance e poupança de motor.
Entretanto, embora seja menos poluente, o etanol é mais corrosivo para motores movidos somente a gasolina e, na opinião da fabricante de peças Delphi, isso pode trazer consequências à manutenção desses veículos: “Por conta da composição do etanol, o combustível renovável é mais corrosivo do que a gasolina.
Qual a quantidade de aditivo para cada litro de gasolina?
Geralmente, o recomendado é 200 ml de aditivo para até 50 litros de combustível. Além de seguir essa regra, o aditivo em frasco só pode ser usado quando o tanque estiver vazio e for abastecido totalmente em seguida, nunca apenas ao “completar”.
É verdade que a gasolina aditivada limpa os bicos do carro?
Sim, esse é o objetivo principal das gasolinas aditivadas comercializadas no Brasil. Portanto, sempre que você abastece seu veículo com uma gasolina aditivada de qualidade, você estará contribuindo para a limpeza dos bicos do seu veículo, assim como com a limpeza do motor e dos pistões também.
1 – Limpeza - A gasolina aditivada é composta de detergentes e dispersantes que ajudam a manter limpo o motor do carro. Isso terá reflexo, em médio prazo, no funcionamento do veículo. Motor limpo sempre vai funcionar melhor.
Criada por volta dos anos 2000, a gasolina Podium é considerada como a melhor gasolina, não só do Brasil, mas do mundo. Suas unidades de IAD (Índice Anti-Detonante) chegam a surpreendentes 97, ficando a frente de todas as outras gasolinas comercializadas no território brasileiro e em outros países.
Usar aditivos de qualidade na gasolina que você põe no tanque pode garantir motor mais limpo, maior durabilidade dos componentes e maior eficiência do veículo, com menos consumo. Os aditivos trazem detergentes que ajudam a remover impurezas e a evitar a formação de resíduos carbônicos naturais da queima da gasolina.
Portanto, gasolina aditivada não prejudica o motor, pelo contrário. Se abastecer com etanol, prefira o aditivado, encontrado (nem sempre) nos postos Shell e Petrobrás. Além das gasolina aditivadas Shell V-Power e Ipiranga DTClean há também a Petrobrás Grid. Qualquer das três pode ser usada, indistintamente.
O uso de uma lavadora ultrassônica é o mais indicado para realizar a limpeza total dos bicos injetores, devido a sua capacidade de alcançar reentrâncias e locais mais profundos que acabariam tornando esse processo mais difícil por um outro sistema.