Se você tiver um veículo com tração nas quatro rodas, precisará obter um alinhamento nas quatro rodas. Por outro lado, se o seu veículo usa um sistema de tração dianteira ou traseira, ele precisa de um alinhamento frontal ou alinhamento do ângulo de empuxo.
Se você trocou os pneus ou fez rodízio, é necessário balancear as quatro rodas. Queda em buracos também podem contribuir para deformações e variações na borracha. Outra indicação é se o automóvel apresenta trepidação fora do normal acima de 30 km/h.
Quando as rodas estão desequilibradas, podem surgir problemas como: Vibração: O volante pode tremer, especialmente em velocidades mais altas. Desgaste prematuro dos componentes: O desequilíbrio das rodas pode levar a um desgaste prematuro das peças da suspensão.
Os automóveis costumam ser alinhados apenas nas rodas dianteiras, mas há veículos com suspensão traseira independente, e estes precisam alinhar as rodas traseiras.
Ele garante que as rodas traseiras estejam corretamente alinhadas, proporcionando uma dirigibilidade mais suave e segura. Quando o eixo traseiro está desalinhado, você pode sentir uma série de problemas durante a condução.
O tipo de alinhamento que seu veículo precisa depende do seu sistema de suspensão e da forma como ele distribui a potência para as rodas. Se você tiver um veículo com tração nas quatro rodas, precisará obter um alinhamento nas quatro rodas.
Os sinais de que é hora de fazer o alinhamento incluem o desgaste desigual dos pneus, o veículo puxando para um lado em estradas retas, volante desalinhado, dificuldade em retornar o volante após curvas, choque da roda com objetos na estrada, passagem por buracos significativos e mudanças na posição da suspensão.
O valor do alinhamento e balanceamento pode variar bastante de acordo com a oficina mecânica, região e modelo do veículo. No entanto, o serviço de alinhamento e balanceamento pode custar, em média, entre R$80 e R$250.
Com o desgaste irregular dos pneus, por exemplo, há também a perda de segurança do carro ao rodar. Sem a manutenção e revisão periódicas, existe um risco muito maior ao dirigir. A falta de alinhamento causa instabilidade ao veículo, o que pode comprometer a segurança, proporcionando um risco maior de acidentes.
Assim, o serviço de alinhamento e balanceamento de pneus pode custar entre R$ 100 e R$ 300, dependendo do tipo de veículo e também de onde o serviço será feito.
Rodar com o carro desalinhado pode causar uma série de problemas, incluindo: 🔹Desgaste prematuro dos pneus: Os pneus são projetados para se desgastarem de forma uniforme, mas um carro desalinhado pode fazer com que eles se desgastem mais rapidamente de um lado do que do outro.
A geometria, também é conhecida como alinhamento, é um processo cuja finalidade é ajustar os ângulos das rodas do veículo, fazendo com que elas fiquem retas em relação ao solo e paralelas entre si.
Os sinais podem ser notados quando o carro tende a puxar para a direita ou esquerda com o volante parado, ou quando o veículo começa a apresentar vibrações estranhas que podem ser percebidas no volante, piso ou até nos bancos.
Além disso, o alinhamento e o balanceamento aumentam a vida útil dos pneus, garantem segurança ao motorista e proporcionam economia de gasolina. O balanceamento melhora a direção, evita danos nas peças sensíveis e desgastes dos pneus. Já a cambagem serve para melhorar a durabilidade dos pneus e evitar os desgastes.
Quando fazer o alinhamento das rodas no veículo? Recomenda-se que o alinhamento seja realizado entre 5 mil a 10 mil quilômetros rodados. No manual do proprietário do automóvel deve constar exatamente em qual prazo deve ser realizada essa revisão.
Se você já fez essa pergunta a alguém, saiba que o procedimento é rápido: o alinhamento, procedimento que normalmente dá um pouquinho mais de trabalho para o profissional que está fazendo a revisão do veículo, demora em média 45 minutos. Já o balanceamento dura, em média, 15 minutos.
Sendo direito, nós recomendamos fortemente o serviço de alinhamento 3D. Se trata da tecnologia mais moderna, confiável e precisa do mercado, é um serviço de custo baixo e extremamente necessário para manter a segurança do motorista e passageiros, assim como a vida útil do nosso precioso automóvel.
O desalinhamento pode ocorrer devido a vários fatores, como impactos em buracos ou guias, desgaste irregular dos pneus ou ajustes inadequados na suspensão. Essa condição não apenas compromete a estabilidade do veículo, mas também pode causar um desgaste prematuro dos pneus e afetar a eficiência do combustível.
“Rodas desalinhadas impedem o movimento natural do veículo, causando problemas de direção, cansaço no motorista e desgaste prematuro e irregular dos pneus”, diz Marchesin.